Dress code empresarial: o que é, importância e principais tipos
Dress code é uma expressão estrangeira muito conhecida no Brasil, mas nem sempre é completamente entendida. Mas entender qual diferença ele faz para sua marca e definir por qual você vai optar é fundamental. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é, a importância do dress code empresarial, principais tipos e qual o mais adequado para seu ambiente.
Existe, ainda, uma tendência e discussão sobre o no dress code. Ele aparece até mesmo como benefício em algumas vagas de emprego. A ausência das regras sobre roupas no trabalho tem impacto na imagem empresarial também, em como os colaboradores se apresentam e até em como se sentem.
Nos próximos tópicos, vamos te mostrar porque e, o mais importante, em como usar o dress code para atingir os objetivos na sua empresa.
O que é dress code?
A tradução de dress code é código de vestimenta. Então, é um conjunto de regras ou orientações com o objetivo de orientar as pessoas sobre como se vestir da maneira mais adequada para cada ocasião ou ambiente.
Não significa que são apenas trajes formais e rígidos. Essa ideia está muito relacionada aos dress codes de eventos sociais, como festas de formatura, coquetéis e casamentos.
Normalmente, são informados no convite qual é o dress code do evento. Por isso, as pessoas associam-no a algo mais engessado. Porém, ele pode passear por diversos estilos, inclusive pelo descolado. A própria ausência de regras, deixar sob responsabilidade do funcionário, é um dress code.
Dress code empresarial
O dress code empresarial nada mais é que o conjunto de regras para as pessoas se vestirem da forma mais adequada no ambiente de trabalho. Pode ser associada a peças fornecidas total ou parcialmente para o funcionário ou não. Algumas empresas orientam o time com manuais de estilo, palestras e outros materiais.
Em outras, a adequação ao dress code fica a cargo de cada pessoa, o que pode ocasionar erros do ponto de vista de imagem empresarial, já que todo colaborador contribui com a construção da marca.
Qual a importância do dress code?
O dress code empresarial é um facilitador para as pessoas. Ele orienta como ela deve se vestir no ambiente de trabalho. Dessa forma, ela se sente mais confortável quando há um código de vestimenta. Para ser uma estratégia interessante para o time, você deve ter o cuidado de orientar a equipe e pensar em peças alinhadas ao seu público interno, como vamos mostrar adiante.
Ter um código de vestimenta para sua empresa também contribui com a construção da imagem que você deseja transmitir para seus clientes, fornecedores e todos os outros públicos da sua organização.
Como o dress code impacta na sua empresa?
O dress code empresarial bem definido contribui com a consolidação da sua marca, solidificação da cultura corporativa e bem-estar da equipe. Afinal, eles terão um norte na hora de vestir-se para o trabalho.
As peças também são ferramentas de engajamento e ajudam a fortalecer o pertencimento. Sabe o “orgulho de vestir a camisa”? É literalmente isso que os uniformes fazem por sua empresa!
Você também terá menos problemas quanto a inadequações de dress code, principalmente se fornecer uniforme completo, com peças suficientes para todos os dias da semana. Importante ressaltar que por lei o empregador pode determinar o dress code. O uniforme também pode ser exigido, desde que o empregador forneça as peças.
Lembre-se que tudo comunica. As roupas e todos os outros acessórios fazem parte da comunicação não-verbal. Quando um funcionário se veste de forma alinhada a sua empresa, os seus valores, causas e muito mais aparecem nas roupas dele. As primeiras impressões sobre seu negócio são transmitidas antes que seu colaborador diga uma palavra.
Principais tipos de dress code
Assim como nos convites de eventos, as empresas também têm classificações de dress code. Aqui, vamos falar dos principais, mas existem outras.
Formal
Caracterizado pela predominância das peças formais como camisas, calças de alfaiataria, vestidos e conjuntos de blusa e saia sociais, sapatos sociais, blazers.
Cores discretas também compõem o dress code formal. É muito usado por empresas de advocacia, economia e outras com atuações burocráticas, com muita relação com legislações e regras.
Semiformal
O dress code semiformal é o formal com um leve afrouxamento. Além de camisas sociais, esse estilo admite blusas polo, calças jeans de lavagem mais escura, mais cores e acessórios menos formais. Além dos sapatos, sapatênis é permitido.
É um dress code muito usado por contabilidades.
Casual
É um estilo mais descontraído, minimalista. Permite uso de tênis, sapatilhas e outros tipos de calçados. O jeans é bem-vindo, assim como mais cores e camisetas de malha. É um dress code mais versátil. A maior parte dos colaboradores da W3 aderem a esse estilo, já que na fábrica há liberdade com o fornecimento de diferentes tipos de uniformes: sociais, malha e polo.
Criativo
Estampas criativas, modelagens diferentes das tradicionais, cores. Essas são três características fortes do dress code criativo. É predominante em empresas de tecnologia, moda, publicidade e voltadas para as artes.
Como definir o Dress code de sua empresa
O dress code da sua empresa deve ser definido de acordo com alguns fatores.
- Identidade e ideologia empresarial: fazer um uniforme só com uma logo ou uma frase inspiradora? Depende da identidade da sua empresa e da ideologia da organização.
- Funções do colaborador: algumas empresas optam por mais de um dress code. O setor comercial, que tem reuniões com clientes, tem um uniforme formal, enquanto os funcionários do marketing dress são semiformal ou até casual. A necessidade, muitas vezes, se adequa ao perfil dos profissionais e tarefas executadas no dia a dia.
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Os uniformes facilitam a projeção da imagem que você deseja para o mercado e para seu público interno. Afinal, o funcionário terá à disposição as peças adequadas ao dress code, o que diminui as chances de erro drasticamente.
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