Tipos de uniformes: conheça os principais e como fazer
Uniforme não é apenas algo que sua empresa precisa ter. Ele é peça-chave para você atingir seus objetivos corporativos. Porém, para isso, é preciso entender qual o melhor tipo de uniforme para seus colaboradores, marca e mercado.
Ao contrário do que muitos pensam, há diversos tipos. Escolher o mais adequado é o primeiro passo para o sucesso. Neste artigo, você vai conhecer todos eles mais a fundo e entenderá como escolher.
Tipos de uniformes: não são todos iguais?
Uniformes não são todos iguais, às vezes, nem em uma mesma empresa, ele não precisa ser sinônimo de padronização. As peças corporativas podem variar quanto ao estilo: formal, casual ou criativo. Também há uma ampla variedade para diferentes objetivos: segurança, engajamento ou identificação.
Como definir os tipos de uniformes da minha empresa?
O primeiro passo é pensar no seu objetivo com o uniforme:
Você precisa deixar sua equipe mais segura ou cumprir uma norma do setor?
Há modelos bem específicos para cumprir pré-requisitos legais e ou de segurança, muito comum entre os uniformes operacionais, para trabalhadores que cumprem funções em que há riscos. É o caso dos bombeiros, mineradores, profissionais da construção civil, policiais e outros. Alguns estados e cidades também têm legislações sobre os uniformes para restaurantes, setores de saúde e outros. Cabe checar como é em sua área para não ficar irregular.
A necessidade é engajar o time?
Sim, os uniformes vão te deixar mais próximo desse objetivo se você oferecer peças alinhadas às funções de cada pessoa e perfil aliadas à cultura da empresa. Os uniformes podem trazer seus valores, causa e missão estampadas, não, necessariamente, com palavras. Matéria-prima adequada, bom corte e excelência também cooperam para engajar o time.
A demanda é identificar os profissionais?
Outros uniformes vão identificar os profissionais, quem está na empresa para atender aos clientes. Pode haver variações de cor e até modelo para diferenciar departamentos, assim, sinaliza as equipes de cada departamento, o que contribui para uma melhor organização.
Você quer que sua marca se destaque em um evento?
Camisetas e outras peças para eventos são o novo cartão de visita. Em meio a tanta gente, você pode se destacar com uma peça pensada estrategicamente para marcar presença e instigar a curiosidade do público.
A ideia é mostrar que há ofertas e campanhas especiais?
Os uniformes promocionais têm esse objetivo. Há empresas que trocam as peças de três em três meses. Existem as que destacam períodos sazonais, como Black Friday, Dia dos Namorados, Mães, Pais e Natal ou, ainda, campanhas criadas pela própria empresa.
Há uniformes para todos esses objetivos e muito mais, como aquecer a equipe no Inverno ou oferecer peças mais frescas para o Verão.
Quais são os tipos de uniforme?
Se formos listar todos os tipos de uniforme, gastaríamos várias laudas. Mas, neste artigo, vamos destacar os principais.
Uniformes operacionais
Usados em obras, indústrias e outros lugares. Geralmente, tem como função proteger o trabalhador. Alguns setores devem seguir normas específicas do setor. Mesmo sem regulamentação, se a atividade envolve riscos, recomendamos que você pense em como tornar o uniforme uma segunda pele dos colaboradores.
É preciso observar a qualidade da matéria-prima para que o uniforme seja resistente e ofereça conforto a esses profissionais que executam tarefas mais pesadas.
As peças mais usadas desse tipo de uniforme são:
Macacões de brim
Conjuntos de calças com jaleco de brim
Uniformes com faixa refletiva
Uniformes de escritório
Da indústria e ambientes com riscos do tópico anterior para os escritórios. Os uniformes nessa área transitam pelo casual e formal, na maioria das vezes. As blusas polo e uniformes sociais são bastante usados. As camisetas de malha também estão entrando nos escritórios, principalmente os lugares nos quais há flexibilização para o dress code, com a filosofia de deixar o colaborador mais confortável para melhorar o bem-estar e até produtividade.
Uniformes para vendedores
O setor de comércio varejista é bastante vasto. Assim, os uniformes para vendedores vão variar de acordo com a identidade do estabelecimento. Dessa forma, as opções são bem amplas como já mostramos em um outro artigo.
Os objetivos com esse tipo de uniforme é apresentar a identidade da loja, sinalizar quem está ali para atender o cliente e, ainda, pode ser uma ferramenta de engajamento.
Uniformes executivos
A maioria dos executivos opta pelos uniformes sociais. São profissionais que frequentam espaços mais formais. Mas há exceções. Na W3, por exemplo, nossa CEO, Vanessa Carolina, veste-se com o mesmo uniforme que o time, o que ajuda a aproximá-la da equipe. Em ocasiões em que é necessário mais formalidade, ela opta por outras peças.
Assim, talvez seja relevante ter opções diferenciadas e outras próximas do restante dos colaboradores da empresa.
Uniformes criativos
Os uniformes criativos são usados por empresas em que a criação e inovação estão no DNA. As camisetas de malha com estampas legais são as mais usadas. Elas refletem a identidade, causas, missão, reforçam a marca para o mercado e para o colaborador.
Preciso ter todos os tipos de uniformes em minha empresa?
Não necessariamente, mas pode ser uma estratégia. Afinal, em uma mesma empresa, há diferentes ocasiões. Temos reuniões, funções diversas, eventos dentro e fora da sede. O interessante não é ter todos os tipos de uniformes e sim os mais adequados.
Na W3, por exemplo, temos diferentes modelos para adequar às ocasiões do nosso dia a dia e até ao humor de quem veste as peças com seis camisetas diferentes que mostram nossos valores. Além delas, há blusas sociais, jaquetas, camisas gola polo e acessórios para reforçar nossa marca.
Faça a cotação de uniformes na W3 Uniformes!
Independente do tipo de uniforme, podemos ajudá-lo a ter mais do que peças corporativas, mas uma ferramenta para transformar a realidade em sua empresa. Seja para sinalização, engajamento,
Peça um orçamento ainda hoje e tenha assessoria de um consultor W3 para todos os detalhes do seu projeto.