Uniformes por setor X uniformes únicos: uma reflexão necessária
É muito comum ver empresas com uniformes por setor. Em alguns casos, deve-se à funcionalidade das peças de acordo com as tarefas que cada uma desempenha na empresa.
Mas existem alguns lugares que não têm o uniforme por setor apenas devido a questões práticas, mas para diferenciar uma área da outra. Essa prática pode ter impactos negativos se não for conduzida com cuidado.
Essa escolha tem impacto na autoestima do colaborador e na cultura da empresa, como vamos mostrar. É uma reflexão essencial para quem está pensando nos uniformes para a marca.
E já adiantamos: não quer dizer que você não possa ter uniformes do setor, só é necessário atenção em alguns pontos.
Uniforme promove conceito de igualdade
As roupas podem ser usadas para unir. No entanto, elas também são capazes de provocar um sentimento de deslocamento. Ou seja, a sensação de que a pessoa não faz parte do local. É o que pode acontecer quando o uniforme é diferente por setores. Principalmente se o CEO, diretores, gerentes tiverem uniformes mais formais, com tecidos considerados mais nobres enquanto os demais usam roupas mais simples.
Acontece, também, de as pessoas em cargos de gerência nem usarem as peças corporativas. Dessa maneira, o uniforme é interpretado como uma peça para quem está no local para servir, para quem é subordinado.
Já o uniforme para todos, mostra o conceito de igualdade, de que aqueles que estão ali trabalham pelo mesmo objetivo. Na W3, desde que a coleção Mostre Seu Valor para o Mundo foi lançada, os colaboradores comentam que acham muito legal todos vestirem as mesmas peças.
Segundo Márcia Sandra, encarregada de serviços gerais da W3, o uniforme igual mostra que não há ninguém melhor que o outro.
“Não há diferença, o pensamento ‘eu sou melhor’. Hoje li uma frase sobre igualdade na empresa e lembrei dos uniformes que mostram isso, somos todos iguais”, disse.
Dessa forma, o uniforme é uma peça que promove respeito entre todos na organização. De acordo com Marcos Vinícius, analista de inteligência, a camiseta que traz a palavra respeito estampada é a que ele mais gosta.
“Gostei da estampa, além disso, eu acredito que todos merecem respeito e quando eu uso essa camisa eu sinto que estou lembrando às pessoas que elas devem se respeitar. Já dizia minha mãe, ‘Respeito é bom e eu gosto’”, conta.
Uniforme aproximou time
A gerente de Recursos Humanos (RH) da W3, Aline Lima, conta que as peças são uma forma de promover conexão entre as pessoas.
“Às vezes escuto as pessoas falarem: ‘que bonita a sua camiseta’. Daí, quando olho é porque a pessoa escolheu a mesma blusa para trabalhar naquele dia. Eles comentam sobre os porquês das escolhas, é um ponto de partida para uma conversa. Também promovemos a proximidade com a coleção de uniformes iguais”, disse.
“Não separamos o uniforme por hierarquia ou setor. Isso coloca todo mundo no mesmo barco, lutando pelos mesmos valores. Ninguém se preocupa mais em como se vestir porque, em uma reunião com um gerente, todos estarão com o mesmo uniforme. Não há ninguém melhor devido a cargo, todos lutam pela mesma causa, guiados pelos mesmos valores”, completou a gerente.
Marcos também percebeu isso.
“Senti que a aceitação dos uniformes foi bem melhor em relação ao que tínhamos antes, principalmente por parte da produção. Pessoalmente, eu gostei muito das malhas serem um artigo em comum, gera uma aproximação muito maior entre os funcionários”, contou.
A fundadora e CEO da empresa também começou a usar mais uniformes. A adesão às peças fez com que outras pessoas também vestissem a camisa com mais orgulho. Por isso, segundo a gerente, ficou mais fácil cobrar o uso, o que nem tem sido preciso. “O pessoal usa os uniformes até fora da empresa. Nosso problema agora é outro, os colaboradores querem as camisetas para darem de presente”, conta.
“Eu acho ótimo ela usar uniformes, a dona da empresa usar as ‘mesmas roupas’ que os funcionários passa uma sensação de acessibilidade e humildade. Fora que a dona de uma fábrica de uniformes usar os uniformes da empresa mostra que ela acredita no produto”, avalia Marcos.
Como fazer quando o setor demandar uniforme diferente?
Por motivos funcionais, alguns setores precisam de uniformes específicos. É o caso dos médicos que trabalham em bloco cirúrgico, trabalhadores de manutenção e outros. A dica da W3 é que você faça, além dessas peças de acordo com o setor, uma coleção para todos da empresa.
É o caminho que a dti segue. Há peças corporativas diferentes para cada tribo (como eles chamam as equipes), mas existem camisetas iguais para todos da empresa. As blusas das tribos são confeccionadas exatamente para mostrar a identidade delas, já as peças para todos reforçam o sentimento de time e cultura organizacional. A mensagem por trás disso é: fazemos parte de grupos diferentes, mas, sobretudo, de uma mesma empresa, compartilhamos os mesmos valores e causas.
É comum que diretores, consultores de vendas e outros cargos similares prefiram um visual mais formal para reuniões. Nada impede que vocês tenham uniformes sociais. No entanto, pode haver uma camisa única para outros momentos.
Ter uniformes com diferentes propostas – social, casual e informal – é interessante para que o trabalhador possa se adequar a cada compromisso profissional.
Na W3, também temos uniformes distintos para o time de vendas e administrativo (social e polo), mas há camisetas iguais para todos baseadas nos valores e causa da empresa. Elas foram criadas justamente para integrar o time e comunicar a cultura corporativa.
Um local com uniformes únicos para todos deixa o ambiente mais harmônico, pois não vai estimular a competição no sentido negativo da palavra. Ao contrário, irá integrar a equipe, mostrando que todos têm um papel importante na organização.
A W3 é especialista em desenvolver uniformes diferenciados, mas que, ao mesmo tempo, promovem dignidade e respeito para a equipe. Converse conosco para ir além com as peças corporativas!