Tipos de malha: PV, Dryfit, 100% algodão, PET e piquet
Muitas pessoas sequer sabem que existem tipos de malha. Porém, há diferenças que interferem na estética e que podem ser decisivas no momento de escolher o material certo para as peças, o que depende da atividade a ser desempenhada e da finalidade. Há malhas adequadas para o dia a dia e para a prática de esportes, por exemplo.
Também é importante dizer que conceitualmente há uma diferenciação entre malhas e tecidos. Toda malha é um tipo de tecido, mas nem todo tecido é malha. A malha estica enquanto o tecido plano é mais estruturado e firme.
Essa diferença deve-se à forma como esses materiais são constituídos. Embora exista essa definição genérica, há muitas nuances nos tipos de malha. Vamos a elas!
Malha de algodão
É um fio natural, por isso, a malha de algodão é um material nobre. É muito confortável e superfresca, tornou-se uma das mais usadas quando o assunto é moda. As empresas que procuram por camisas para a marca mais confortáveis e frescas apostam muito no algodão.
Ela tem a grande vantagem de não reter suor e do toque ser bastante agradável.
O algodão encolhe 5% na primeira lavagem e exige mais cuidados ao lavar, passar e guardar, pois as fibras são delicadas em relação ao poliéster, poliamida e elastano.
Há dois tipos de malha de algodão também.
Malha de algodão com fio penteado
As malhas de algodão com fio penteado são mais macias, pois passam por um processo de acabamento em que os fios são “penteados”, como o nome indica.
Não é recomendada para peças usadas diariamente e tem a desvantagem de amarrotar mais. Outro ponto negativo é que toda roupa feita com algodão tende a encolher 5% na primeira lavagem.
Malha de algodão cardado
É um pouco mais áspera que a malha 100% algodão de fio penteado, pois não passa pelo processo de penteamento dos fios. Por isso, é mais barata. Fora esse ponto, todas as outras características da malha de fio cardado são as mesmas da malha 100% algodão de fios penteados.
Malha dry fit
Para a prática de esportes, a preferência é pela malha dry fit por ser mais leve e proporcionar maior liberdade de movimentos. A título de curiosidade, o dry fit não chega pronto. À poliamida ou poliéster, ele é adicionado, o que resulta nesse tipo de malha, a qual tem como característica absorver o suor do corpo e ser mais fresca. Com esse tecido é possível confeccionar vários modelos de camisa, inclusive blusas gola polo.
Veja as possibilidades.
Malha dry fit com poliamida ou poliéster?
Poliamida e poliéster são sintéticos, por isso tendem a esquentar, mas a aplicação do dry fit, em ambas, deixam a malha leve e agradável de vestir. A poliamida é mais fresca e confortável por ser produzida com fios mais nobres, porém mais cara. Já a malha de poliéster atende bem e beneficia quem está com o orçamento limitado.
Ela é uma exceção entre materiais têxteis com fibras sintéticas quanto ao conforto térmico. Apesar de a composição ser poliéster e poliamida, a tecnologia aplicada a ela torna essa malha fresca.
A malha dry fit tem se tornado muito comum para a fabricação de uniformes, para blusas polo e camisetas. Como é usado diariamente, e por longos períodos, é uma boa opção para ambientes mais quentes, onde o colaborador tende a transpirar mais.
Malha PV
O PV é composto por viscose e poliéster. Também é conhecido como malha fria, pois tem toque leve. São opções para os uniformes escolares e camisetas promocionais. Em eventos, a malha mais comum é a PV.
Tem a vantagem de ser mais em conta do que a Piquet PA.
A PV também tem como característica ser prática, não é necessário passar dependendo da forma que for lavada. No entanto, possui a desvantagem de esquentar por possuir poliéster na composição.
Essa malha é mais em conta que a 100% algodão e que a Piquet. Esses dois tipos de malha são utilizadas para confecção de camisetas e a Piquet é muito utilizada para camisas polos.
Malha Piquet
É vista principalmente nas blusas polo. Pode ter duas composições:
Malha Piquet PA – 50% de poliéster e 50% de algodão
É interessante usar os dois materiais na malha porque um compensa o lado negativo do outro, ter apenas poliéster na composição esquenta mais. Já uma malha piquet apenas com algodão tende a encolher e entortar. O processo de desbotamento acontece mais lentamente por causa do poliéster na composição.
Outro fator que ajuda a retardar o desbotamento é o uso de corantes de excelente qualidade, dos quais a W3 não abre mão. Dessa forma, o poliéster dá à roupa mais resistência, retarda o processo de encolhimento. Já o algodão deixa a peça mais confortável e fresca.
Outra vantagem da piquet com esta composição é o preço, mais baixo em relação à malha com 100% algodão. Essa característica junto com as outras tornam a malha piquet 50% poliéster e 50% algodão mais adequada para uniformes e camisas promocionais, de eventos.
Isso porque normalmente são peças utilizadas com mais frequência e feitas em maior quantidade, o que demanda malhas mais em conta e duráveis.
Malha Piquet 100% algodão
Muito utilizada para produção destinada à moda, por não serem peças usadas diariamente. Por terem 100% algodão, são mais frescas, porém requerem investimento maior por possuírem 100% de fio natural, considerado mais nobre. Também encolhem mais por causa da composição natural, o que não depende da qualidade da malha, pois é uma característica do fio.
Malha PET
A malha PET ou ecológica é feita com material reciclável de embalagens plásticas de PET e algodão, 50% de cada componente.
Uma camisa tem duas garrafas PET e uma calça quatro. No corpo também é agradável. A malha ecológica é de alta qualidade, durável. As empresas mais conscientes exigem o uso desse tecido e outras matérias-primas sustentáveis para confeccionar uniformes, brindes e camisetas promocionais. Grandes marcas, como Hering, Osklen e Brooksfield têm peças produzidas com malha PET.
Solicite seu orçamento na W3 e surpreenda-se
A W3 confecciona diversas peças em malha, brindes, uniformes e itens para eventos. Faça como grandes marcas e deixe seu projeto com a gente também!