Tipos de malha: PV, Dryfit, 100% algodão, PET e piquet

tipos de malha

Muitas pessoas sequer sabem que existem mais de um tipo de malha. Porém, há diferenças que interferem na estética e que podem ser decisivas no momento de escolher o material certo, o que depende da atividade a ser desempenhada e da finalidade. Existem malhas adequadas para o dia a dia e para a prática de esportes, por exemplo.

Também é importante dizer que conceitualmente há uma diferenciação entre malhas e tecidos. Algumas pessoas acham que malha é um tipo de tecido. Porém, é um artigo têxtil com muitas variações, as quais mostramos neste artigo:

Malha de algodão

É um fio natural, por isso, a malha de algodão é um material nobre. É muito confortável e superfresca, por este motivo se tornou uma das mais usadas quando o assunto é moda. Há duas divisões entre as malhas de algodão

Malha de algodão com fio penteado
As que têm os fios penteados são mais macias, pois passam por um processo de acabamento em que os fios são “penteados”, como o nome indica.

Não é recomendada para peças usadas diariamente e tem a desvantagem de amarrotar. Outro ponto negativo é que toda roupa feita com algodão tende a encolher 5% na primeira lavagem.

Malha de algodão cardado
É um pouco mais áspera que a malha 100% algodão de fios penteados, pois não passa pelo processo de penteamento dos fios. Por isso é mais barata. Fora esse ponto, todas as outras características da malha de fio cardado são as mesmas da malha 100% algodão de fios penteados.

Malha Dryfit

Para a prática de esportes, a preferência é pela malha Dryfit que é mais leve e dá liberdade de movimentos. A título de curiosidade, o Dryfit não é uma malha que chega pronta. À poliamida ou poliéster o Dryfit é adicionado, o que resulta nesse tipo de malha, a qual tem como característica absorver o suor do corpo. Com essa malha é possível confeccionar vários modelos de camisa, inclusive blusas gola polo que são mais apresentáveis que as camisetas. Veja aqui as possibilidades.

Malha Dryfit com poliamida ou poliéster?
Poliamida e poliéster são malhas sintéticas, por isso tendem a esquentar, mas a aplicação do Dry Fit, em ambas, deixam a malha leve e agradável de vestir. A poliamida é mais fresca e confortável por ser produzida com fios mais nobres, porém mais cara. Já a malha de poliéster atende bem e beneficia quem está com o orçamento mais apertado.

A malha Dry fit tem se tornado muito comum para a fabricação de uniformes. Como é usado diariamente e por longos períodos, é uma boa opção principalmente em ambientes mais quentes que tendem a fazer que o colaborador transpire mais.  

Malha PV

A malha PV é composta por viscose e poliéster. Também é conhecida como malha fria, pois tem é uma malha com toque leve. Para os uniformes escolares e camisetas promocionais, usadas em eventos, a malha mais comum é a PV.

Tem a vantagem de ser mais em conta do que a Piquet PA.

A PV também tem como característica ser prática,  não é necessário passar dependendo da forma que for lavada. No entanto, possui a desvantagem de esquentar por possuir poliéster na composição.

A malha PV é mais em conta que a malha 100% algodão e não mais em conta que a malha Piquet. Esses dois tipos de malhas são utilizadas para confecção de camisetas de malha e a malha Piquet é muito utilizada para camisas pólos

Malha Piquet

É vista principalmente nas blusas polo. Pode ter duas composições:

Malha Piquet PA – 50% de poliéster e 50% de algodão
É interessante usar os dois materiais na malha porque um compensa o lado negativo do outro, a malha apenas com o poliéster esquenta mais. Já uma malha piquet apenas com algodão tende encolher e entortar. O processo de desbotamento também acontece mais lentamente por causa do poliéster na composição. Outro fator que ajuda a retardar o desbotamento é o uso de corantes de excelente qualidade, dos quais a W3 não abre mão. Dessa forma, o poliéster dá à roupa mais resistência, retarda o processo de encolhimento. Já o algodão deixa a peça mais confortável e fresca.

Outra vantagem da malha piquet com esta composição é o preço, mais baixo em relação à malha piquet 100% algodão. Essa característica junto com as outras tornam a malha piquet 50% poliéster e 50% algodão mais adequada para uniformes e camisas promocionais, de eventos.

Isso porque normalmente são peças utilizadas com mais frequência e feitas em maior quantidade, o que exige, normalmente, que procure-se por malhas mais em conta e duráveis.

Malha Piquet 100% algodão

Muito utilizada para produção destinada à moda, pois são peças que não são usadas diariamente. Por serem 100% algodão, são mais frescas, porém mais caras, por possuírem 100% de fio natural, que é mais nobre. Também encolhem mais por causa da composição de fio natural, o que não depende da qualidade da malha, pois é uma característica do fio.

Malha PET

Visualmente igual a muitas outras malhas, a malha PET ou malha ecológica é feita com material reciclável de embalagens plásticas de PET e algodão. Uma camisa tem duas garrafas PET e uma calça quatro. No corpo também é agradável. A malha PET é de alta qualidade, durável. As empresas mais conscientes exigem o uso desta e outras matérias-primas sustentáveis para confeccionar uniformes, brindes e camisetas promocionais. Grandes marcas, como Hering, Osklen e Brooksfield têm peças produzidas com malha PET.   

Para conhecer os tipos de malha e tecidos, peça uma reunião com a W3 neste link. Levamos amostras para você ver e sentir como são as malhas, além de mostrarmos as opções para produzir o uniforme da sua empresa ou camisa promocional!