Moda comfy: conforto fashion no dia a dia e para uniformes
Conforto é tendência no Outono Inverno 2022 e deve se consolidar como “regra” após as estações mais frias do ano. A conclusão é do Observatório de Tendências do Sebrae/SC. O relatório da entidade cita que 33% dos consumidores querem se vestir de forma mais confortável no dia a dia. 60% afirmaram comprar roupas com esse objetivo para usar dentro e fora de casa, como mostram dados do Google.
A mudança de hábitos durante o isolamento social foi chave no impulsionamento da moda comfy. O mundo do trabalho e eventos também será influenciado por essa tendência, já que a moda influencia os uniformes e vice-versa, como vemos aqui na W3.
Neste artigo, vamos mostrar como o conforto será incorporado às roupas de sair e para o trabalho com dicas valiosas para você aumentar o bem-estar do seu time.
Moda comfy: o que é?
Moda comfy é uma tendência que privilegia o conforto ao vestir aliada ao lado fashion e moderno que as roupas podem ter. De acordo com Sebrae SC, rompe com a ideia de que para estar bem-vestido é necessário usar peças incômodas. Não se restringem às roupas que vemos, vai de blusas, calças, vestidos até peças íntimas e moda praia.
Também está relacionada a um aspecto mais minimalista ao se vestir. O “menos é mais” e a leveza são características dessa tendência.
Como surgiu
Há quem diga que a moda comfy surgiu na pandemia. Mas ela começou a dar sinais na década de 90 com coleções de homewear, peças confortáveis para ficar em casa e bonitas ao mesmo tempo. Neste blog mesmo, já falamos algumas vezes, ao longo dos anos, sobre o sleepwear, roupas inspiradas em pijamas.
A pandemia potencializou a necessidade de usar roupas confortáveis. Com o home-office, o homewear deixou de se restringir aos momentos de descanso, é preciso estar confortável e bem para as reuniões de vídeo. O retorno para o escritório, regime híbrido e até teletrabalho não significou a volta das roupas de trabalho como conhecíamos. Produções de eventos sociais também foram influenciadas pelo conforto. Assim, do look de trabalho às festas, a moda comfy se destaca. É uma mudança e não uma moda passageira.
Como se vestir comfy?
Se é conforto sem esquecer do estilo que você busca, a moda comfy tem algumas tendências que podem lhe agradar muito.
Oversized
A padronagem mais ampla é uma das possibilidades de um guarda-roupa comfy. Ela é marcada pela liberdade de movimentos.
Tecidos confortáveis
Sabe aquele tecido que parece abraçar o corpo? É ele que as pessoas em busca de conforto buscam. O 100% algodão é o mais famoso por essa característica. No entanto, temos outras opções. Mesmo na camisaria, é possível termos tecidos confortáveis, com mais algodão na composição e com um pouco de elastano para se ajustar melhor ao corpo e dar liberdade de movimento a quem usa as peças.
Linho e viscose também são muito usados. Eles ajudam no conforto térmico, são muito usados para dias quentes. Nas estações mais frias, o moletom e moletim são sinônimo de comfy. Há outras opções de tecidos de inverno, como já mostramos aqui.
Tons neutros
Conforto tem um sinônimo mais amplo na moda comfy. Também quer dizer conseguir vestir-se com praticidade. Por isso, os tons neutros são mais presentes que os vibrantes. Mas nada impede que você use um laranja, por exemplo, e una o tom a outras características dessa tendência.
Matelassados
O matelassê nos deixa mais confortáveis só de olhar para peças com o material, não é mesmo? Aquele aspecto acolchoado também vai estar em bolsas e calçados para transmitir a ideia de aconchego.
Monocromia
O tom sobre tom ou mesmo produções de uma cor apenas estarão muito presentes na moda comfy, principalmente em macacões e conjuntos. Eles vão de encontro à facilidade de vestir e ao minimalismo, transmitem elegância também. No caso de conjuntos, as peças podem ser combinadas com outras, o que ajuda a otimizar o guarda-roupa.
Uniformes comfy também são tendência
Trabalhar confortável é pré-requisito para a produtividade. Ninguém produz bem quando está incomodado. E o pior, as roupas desconfortáveis podem elevar a irritação do colaborador e influenciar o clima organizacional. Quem é feliz com peças apertadas, calorentas e que deixam suado?
Para nossa felicidade, vemos que os uniformes comfy também são tendência. Mesmo em tecidos mais estruturados, há como optar por cortes que o colaborador fique mais à vontade, por exemplo. Já existe um entendimento de que formalidade não é o único caminho para que o time se apresente de maneira elegante ou até social.
Para complementar os uniformes, vemos que o salto alto tem dividido cada vez mais espaço para calçados confortáveis.
E o mais importante, as mulheres estão sendo mais respeitadas com peças que não exponham o corpo delas. Quer algo que deixe a colaboradora mais desconfortável que uma roupa que destaque o corpo? Não há!
O setor de aviação deu ótimos exemplos dessa mudança positiva nos uniformes das comissárias de voo. As peças icônicas continuaram em destaque, mas, de uns tempos para cá, com mais conforto.
O tênis e calças ganharam espaço nos aviões e no nosso coração. Conforto tem um significado amplo. Uma trabalhadora ter que se preocupar com seus movimentos porque usa uma saia ou vestido justo é desconfortável, assim como usar peças decotadas com o objetivo de chamar a atenção para o corpo feminino como forma de enaltecer a empresa.
Por isso, para lidar com sua equipe, entenda conforto em todas as suas esferas.
Faça peças comfy na W3
Mais que tendência, uniformes confortáveis são essenciais para o bem-estar, produtividade e felicidade do seu time. A W3 já confeccionou peças comfy para as mais diversas marcas e tem todos os recursos para você oferecer roupas confortáveis e alinhadas aos objetivos da sua empresa.
Você ainda não conseguiu visualizar como adicionar conforto aos uniformes da sua equipe? Nossos especialistas vão te ajudar com atendimento consultivo. Assim, pode tirar todas as suas dúvidas e contar com alguém que vai pensar em todos os detalhes especialmente para sua marca.
Peça uma proposta ainda hoje!