Menos tendência, mais essência: na moda e nos uniformes
Algo contraintuitivo está acontecendo no mundo da moda. Vários especialistas afirmam que o mundo fashion terá menos tendência. O setor vive de lançar novidades ou com releituras do que esteve em alta anos antes. No entanto, mudanças culturais no comportamento do consumidor vão ditar o que irá para o guarda-roupa.
Nas empresas, com os uniformes, isso também acontece, como vamos mostrar neste artigo.
Roupas mais sustentáveis
A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, perde apenas para a de petróleo. O consumidor tem questionado de onde vem cada matéria-prima das peças, processo produtivo, embalagens e muito mais. A tendência do upcycling, transformação de peças antigas em novas, está em alta. A indicação é aproveitar mais o que já está disponível.
Por isso, os brechós se fortaleceram.
E não é papo de gente alternativa. O upcycling foi usado pelo estilista Alexandre Herchcovitch, na São Paulo Fashion Week. O profissional garimpou roupas usadas ao redor do mundo e misturou-as a peças novas. As compradas de segunda mão passaram pelo upcycling.
“Novas junções e negócios nascem junto com esse pensamento. O contrafluxo vira fluxo quando bem-executado e verdadeiro”, disse Alexandre, em entrevista à revista Harper’s Bazaar Brasil.
Peças carregadas de experiência e significados
Outra tendência do novo consumidor é procurar por peças que reflitam a identidade dele. Por isso, a flexibilização dos uniformes está tão em alta. Em vez de uniformes comuns, o dress code das empresas têm sido revisto. Apesar de haver regras, nesse caso, há mais possibilidades. Existem até manuais de estilo, porém com opções mais diversas.
Outra tendência é o “no dress code”, anunciado até como um dos benefícios nas oportunidades de emprego nas organizações. Mesmo sem um uniforme obrigatório, essas empresas oferecem camisetas que traduzem os valores, causa, missão… Também acontece de serem produzidas peças para campanhas específicas.
Os uniformes estão mais democráticos. Camisetas com o logo no peito ainda são muito usadas. Porém, é comum ver empresas que fazem peças criativas. A própria W3 trocou os modelos tradicionais por uma coleção que parece ter sido criada para uma loja descolada. A “Mostre seu Valor para o Mundo” tem seis peças que refletem aspectos importantes da nossa causa e valores.
No alto escalão da moda, a procura pela própria identidade ao se vestir também é notada.
“O que leva o estilista a produzir coleções com muitas amarras tem a ver com planilhas de custos e dados de vendas do passado. Ao mesmo tempo, vemos um novo tipo de consumidor em busca de comunicar uma identidade única, por meio de roupas exclusivas e carregadas de experiência”, diz Ivan Pereira, da Udesign.
Quem faz minhas roupas?
A pergunta é um protesto Fashion Revolution Day. O movimento surgiu depois de uma tragédia em Bangladesh em que 1.134 trabalhadores da indústria têxtil morreram e mais de 2 mil ficaram feridas com o desabamento de um prédio. Lá eram confeccionadas roupas para grifes até então admiradas no mundo todo em condições de trabalho deploráveis.
O consumidor está cada vez mais atento à condição da mão de obra de quem produz o que ele veste. Entende, hoje, que o consumo é uma escolha até mesmo política.
Na W3, uma das preocupações é com a dignidade do trabalhador. Não entendemos isso como algo vantajoso, mas obrigatoriedade na empresa. Ficamos felizes em saber que o mundo tem questionado como costureiras e costureiros, bordadeiras e outras funções da cadeia têxtil são tratadas.
Dessa forma, não é mais o preço e sim os valores que ditam as escolhas do consumidor.
No universo dos uniformes, também vemos essa preocupação. Alguns clientes recorrentes nossos fazem auditoria na fábrica anualmente para atestar, entre outras coisas, as condições de trabalho.
Tendências alinhadas à causa e missão da W3
“Construir um mundo com mais dignidade, equilíbrio e felicidade” é a causa da W3.
“Contribuir para que pessoas e organizações mostrem o seu valor ao mundo”, nossa missão.
Essa busca por mais essência e menos tendência têm tudo a ver com o que buscamos todos os dias na W3. Ficamos felizes em saber que temos muitos aliados no mundo todo.
Você acredita em tudo isso? Faça seu uniforme conosco.