Máscara de neoprene funciona?
Após mais de um ano de pandemia, as máscaras de proteção recomendadas pelas autoridades nacionais e mundiais de saúde continuam em pauta. Dúvidas sobre quais são as mais eficazes, qual é a mais indicada e quais realmente funcionam surgem frequentemente.
Mas isso é normal, principalmente porque muita coisa mudou desde o início da pandemia, em março de 2020. Existem máscaras que há um ano eram indicadas pelos órgãos de saúde e que, agora, não são mais.
Diante das opções de máscaras disponíveis no mercado, um modelo específico tem sido bastante procurado: o de neoprene. Na W3, já recebemos algumas ligações solicitando o orçamento desse modelo. Algo que chamou muito a nossa atenção é que uma das razões das máscaras de neoprene serem tão procuradas é pelo valor baixo. No entanto, neste momento, preço não basta. É preciso ficar atento à proteção da máscara.
É sobre isso que falaremos neste artigo. Mostraremos se as máscaras de tecido neoprene funcionam e ainda falaremos sobre outro modelo de máscara que é recomendado pelas autoridades de saúde desde o início da pandemia.
O que é neoprene?
Existem vários sites, farmácias e supermercados vendendo máscaras feitas de neoprene. Mas, afinal, o que é neoprene?
Nada mais é que um tecido composto por borracha sintética de policloropreno com um revestimento de helanca. É muito usado em trajes para práticas esportivas e em algumas peças de roupa casuais. Além disso, ele tem uma boa elasticidade, é confortável e também é isolante térmico, muito usado para fabricação de roupas de mergulho.
E para máscaras, o neoprene é indicado?
Com relação ao neoprene em máscaras de proteção contra a covid-19, digamos que o modelo não é o mais indicado e nem o ideal para se proteger do vírus.
Apesar de a elasticidade ser uma vantagem para roupas, para máscaras essa característica não é vantajosa. Isso porque, ao esticá-la, os poros dos tecidos são abertos e, assim, a capacidade de filtração é perdida.
Além disso, normalmente as máscaras de neoprene costumam ter uma costura no meio que une as duas partes. De acordo com Vanderley John, coordenador do projeto Respire, da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao Fantástico, os buracos feitos pela agulha durante o processo de costura são um grande problema. Segundo ele, quanto maior o orifício, mais fácil é o caminho para o vírus entrar, mais ar vai entrar.
Como podemos ver, o nível de proteção dessa máscara não é tão alto quanto as pessoas imaginam. Embora sejam confortáveis e esteticamente bonitas, elas não são eficazes na proteção contra a covid-19.
Alta procura e valor baixo
Como falamos antes, alguns clientes solicitaram o orçamento das máscaras de neoprene. Ao longo das ligações e mensagens recebidas, percebemos que o principal argumento dos clientes para esse produto é o valor. Ela é mais barata do que outros tipos de máscara, como a feita de tecido de três camadas, por exemplo.
Porém, mesmo com a alta procura pela de neoprene, a W3 optou por não fabricá-la. Primeiro porque elas não são eficazes na proteção do vírus e, segundo
porque quando sabemos que não é bom para o cliente, mesmo quando a demanda existe, nós não fazemos. Este, inclusive, é um dos nossos valores:
Só é bom para a W3 quando é bom para o cliente.
Máscara de tecido de três camadas
Diferente da máscara de neoprene, a de tecido de três camadas é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde junho de 2020. No entanto, para garantir uma proteção mais satisfatória contra o vírus, a máscara precisa ter duas camadas de algodão (externa e interna) e uma central de tecido não tecido (TNT) SMS.
De acordo com a epidemiologista da OMS, Maria van Kerkhove, em entrevista coletiva, o modelo de três camadas é comprovadamente superior às máscaras mais simples ou de dupla face.
Apesar da eficácia comprovada da máscara tripla, uma preocupação tem sido recorrente. Com o surgimento das novas variantes do coronavírus, questiona-se se o uso dela ainda é recomendado. Quanto às novas cepas, o que se sabe, até o momento, é que são mais transmissíveis e infecciosas.
Porém, segundo a infectologista e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e também consultora da Sociedade Brasileira de Infectogia (SBI), Raquel Stuchi, as máscaras de tecido de trama fechada e duplo tecido são eficazes no bloqueio das novas variantes. Isso porque, “mesmo que elas sejam mais transmissíveis, o vírus continua do mesmo tamanho e, possivelmente, a transmissão ainda se faz por meio de gotículas”, afirma.
Estudos sobre a eficácia da máscara de tecido no bloqueio das variantes ainda estão sendo realizados. Por isso, até que seja divulgada uma comprovação, é preciso continuar mantendo os cuidados de prevenção.
Uso de TNT SMS-SMMS em máscaras
Uma solução têxtil com eficácia comprovada na proteção contra a Covid-19 foi o TNT SMS-SMMS, também conhecido tecnicamente como Não Tecido Spunmelt.
Na reportagem do Fantástico citada anteriormente, Vanderley John ressaltou que as máscaras de tecido tripla devem ter uma camada central de TNT SMS, material de múltiplas camadas que possui poucos pontos de abertura para passagem do ar.
Já o TNT SMS-SMMS tem mais camadas de proteção, impermeabilidade de 99% e propriedade de filtrar micropartículas e vírus. Assim, ele possui uma qualidade superior ao TNT SMS, além ter entre as suas camadas, o melt blown (uma nanofibra), que oferece ação bactericida superior a 95%.
Na W3 Uniformes Corporativos também são fabricadas máscaras de TNT SMS-SMMS, que podem ser adquiridas a partir de 200 unidades. No vídeo abaixo, mostramos o teste de impermeabilidade feito com o material que explica o motivo de ele ser indicado para máscaras.
Você também pode conferir outros vídeos sobre o assunto no nosso canal do YouTube.
Quando usar máscara de tecido de três camadas?
Apesar de ter eficácia comprovada, é preciso se atentar ao uso da máscara de tecido de três camadas. Médicos e especialistas recomendam usá-la em locais abertos e com poucas pessoas, em saídas rápidas e somente para aqueles que não apresentaram nenhum sintoma de covid-19. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a máscara de tecido tripla também pode ser usada em aeroportos e aeronaves.
Para lugares fechados e mais cheios, idas ao supermercado, hospitais e farmácias, é recomendado o uso da PFF2, respirador brasileiro equivalente à N95 americana e que possui filtragem de 94% das partículas transportadas pelo ar (0.3 mícrons). A máscara também é indicada para pessoas que convivem com alguém que está infectado pelo coronavírus. Em março de 2021, a Anvisa também autorizou o uso da PFF2/N95 em aeroportos e aeronaves, desde que não tenham válvula expiratória. A medida passou a valer no dia 25 do mesmo mês.
W3 no combate à covid-19
A W3 Uniformes Corporativos colocou a saúde como prioridade e, desde o início da pandemia, possou a fornecer máscaras, capotes e aventais descartáveis. Também alteramos nossa escala produtiva para atender a profissionais da saúde, hospitais, lojistas, trabalhadores e empresários.
Mas, agora que você sabe que as máscaras de neoprene não funcionam e que as de tecido de três camadas são as mais indicadas, você já pode encomendar a sua aqui na W3. Lembrando que trabalhamos com malha de algodão e TNT SMS-SMMS, materiais com eficácia na proteção contra a covid-19.
Entre em contato conosco e encomende já!