Jaleco: regras da OMS e Anvisa para uso da peça

jaleco da unimed

O jaleco é uma das peças que fazem parte do uniforme dos profissionais da área de saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica-o como Equipamento de Proteção Individual (EPI). Além disso, a OMS diz que o jaleco é mais uma barreira de proteção contra os micro-organismos a que o profissional de saúde é exposto na rotina de trabalho. Apesar da importância do jaleco, reclama-se muito sobre o uso indevido, que é contra as regras da Anvisa, a qual recomenda utilizar a peça apenas dentro do ambiente de trabalho.

O uso correto da peça é descrita na Resolução 32 da Anvisa. Em algumas cidades  e estados, inclusive, profissionais que usam o jaleco fora das dependências permitidas podem ser multados. Em Belo Horizonte, desde 2011 existe uma lei que proíbe que os profissionais de saúde saiam com a peça do ambiente de trabalho. Em 2014 a proibição foi ampliada para toda Minas Gerais e prevê multa para quem descumprir a legislação.

São Paulo e Mato Grosso do Sul também têm legislação própria para coibir o uso do jaleco fora das dependências das instituições de saúde.

Pesquisa comprova alto índice de contaminação dos jalecos

Uma pesquisa de 2012 da escola de enfermagem da UFMG mostrou o quanto é importante ser cuidadoso com os jalecos. O estudo constatou que no jaleco há bactérias nocivas, as quais podem causar doenças. Os locais com mais bactérias são o bolso, onde o risco de contaminação é de 51% e na região do abdômen, 43%.

Por esse motivo recomenda-se ainda não deixar o jaleco junto aos objetos pessoais mesmo no ambiente de trabalho.  

Como lavar o jaleco  

O mais indicado é que cada local de trabalho recolha os jalecos e lave-os lá para garantir a higienização correta. No entanto, como nem todo lugar tem uma lavanderia, é necessário separar o jaleco do restante das peças. Além disso, recomenda-se passar com ferro em temperatura branca.

Para garantir a segurança, é recomendado ter dois jalecos. Assim, enquanto um é higienizado o outro pode ser usado.  

Para se inspirar em jalecos para a área da saúde e outros usos, acesse nosso portfólio!