3 uniformes que tornaram-se tendência: polo, navy e peças militares

uniformes que tornaram-se tendência

Já mostramos neste outro artigo da W3 como a moda influencia os uniformes que confeccionamos. Neste texto o assunto é inverso, como a moda foi influenciada por três uniformes que tornaram-se peças do dia a dia ou tendências de sucesso.

É tão comum que na maioria das vezes nem percebemos que elas já foram (ou ainda são) uniformes, apenas vestimos.

Estilo militar

As roupas no estilo militar talvez sejam as que mostram mais facilmente como o uniforme influenciou a moda. De tempos em tempos os coturnos, calças camufladas, jaquetas com abotoaduras, típico dos uniformes de soldados, tornam-se tendência. O verde militar é uma cor que ganhou os guarda-roupas dos civis também.

Em 1940, quando o mundo estava em guerra, era sinal de patriotismo usar roupas no estilo militar. No anos 60 as peças militares foram usadas em protestos pela paz, já de 1990 para cá, o estilo ganhou de vez as passarelas, closets e ruas.

Navy e listras horizontais

Os marinheiros também inspiram o nosso guarda-roupa. As listras horizontais, especialmente a combinação vermelho com azul e branco, desembarcou dos navios para as ruas e conquistou muita gente. Quem lançou esta moda, conhecida como navy, foi Coco Chanel, em 1920.

coco chanel percussora do estilo nay

Na época, ela foi vista em Saint Tropez e Ibiza com modelitos inspirados nos uniformes dos marinheiros. Outras famosas também apareceram no cinema com looks que lembravam quem trabalha em alto mar.

Camisa polo – herança do tênis

Os tenistas  foram ainda mais longe. Ou melhor, um tenista – René Lacoste. Ele foi o responsável por popularizar a camisa polo, modelo escolhido por ele como uniforme para entrar em quadra.

Como era muito habilidoso e tinha uma história vitoriosa no esporte, ficou conhecido como Lacoste, crocodilo em francês. Por causa do acúmulo de títulos começaram a associar a gola polo com a ideia de sucesso. E sim, o codinome do tenista nomeou a marca que é sinônimo de camisa polo.

rene-lacoste-com-blusa-polo

Nas quadras a camisa polo predomina como uniforme no mundo todo, conquistou as mulheres também e várias empresas optam por esse modelo como uniforme.

Com característica casual, vai bem em várias ocasiões e por essa razão tornou-se coringa no guarda-roupa masculino e feminino.

Esses são apenas três exemplos de influência dos uniformes sobre a moda. Ressaltamos que com as possibilidades de personalização dos uniformes profissionais, qualquer modelo que é tendência fashion pode ser adaptada para roupas empresariais desde que esteja alinhada ao objetivo da marca e uso.

Para saber mais, fale conosco!  

Banner
  • Camisa polo é o que ha de melhor para uniformes.