Tecido plano ou malha: como diferenciar e escolher

Diferenças entre tecido plano e malha

Uma das classificações de materiais têxteis é quanto ao entrelaçamento dos fios e fibras. A forma como é feito determina o caimento e alguns aspectos do tecido. Em linhas gerais, roupas que esticam são de malha, já as que não esticam, são de tecido plano. Ambos podem levar fios naturais ou sintéticos na composição.

De forma generalizada, tecidos planos são recomendados para roupas mais sociais. São aqueles tecidos usados em ternos, vestidos de gala, roupas de alfaiataria. O tecido plano permite maior estruturação da peça. Por não esticarem, costumam esconder as imperfeições.

Roupas esportivas e do dia a dia, mais confortáveis, são produzidas com malhas. Normalmente, não são usados quando a situação exige mais formalidade. No entanto, é possível ter resultados mais elegantes com a malha e menos formais com tecidos planos, desde que o corte escolhido vá na contramão do que a matéria-prima sugere.

Via de regra, os tecidos planos demandam investimentos maiores e a malha menores. Especialmente se a produção for em grandes quantidades, o investimento em peças de malha cai. Por isso, ela é a principal opção para grandes eventos com tom de informalidade.

Visual camaleão: peças de tecido plano com malha

 É possível compor o visual de forma que tecidos planos e malha coexistam em harmonia. Mulheres podem usar uma calça de alfaiataria, blazer e uma camiseta de malha. Homens podem lançar mão do blazer e optar por uma polo por baixo. No armário masculino é muito comum que eles optem até por calça jeans com blazer e uma peça mais informal por baixo do paletó.

Essa mistura é excelente para aquelas pessoas que trabalham em ambientes mais informais, mas que podem exigir mais cuidado em uma reunião com um cliente de outro segmento. Ter um blazer, de tecido plano, sempre por perto, salva a produção.  

Uma boa opção para quem trafega entre ambientes casuais é a gola polo. Ela é feita de malha, mais comumente na Piquet. O dryfit também tem sido um material muito utilizado, uma alternativa bem interessante para as empresas situadas em regiões quentes, mostramos detalhes neste outro artigo.     

Para saber mais sobre as opções para estar vestido adequadamente em eventos ou em locais de trabalho, marque uma reunião com nossa equipe!