Reunião de Cases do Coração Laranja: ritual fecha semana com conteúdo e leveza na W3
Como sua equipe está no final da sexta-feira? Na W3, temos um ritual para fechar a semana e dar mais leveza para o dia, é a Reunião de Cases do Coração Laranja. A proposta é compartilhar experiências em um tom suave e já entrar no clima do final de semana com descontração. Quem criou o ritual foi a gerente do comercial e marketing, Mariana Marcial.
A proposta nasceu na época em que ela estava à frente apenas do marketing. Por isso, era destinada exclusivamente para os profissionais do setor. Naquele momento, chamava-se Reunião sem Pauta. Como o nome indica, os participantes poderiam falar sobre qualquer assunto, por mais aleatório que parecesse. Já nas edições iniciais, a ação chamou atenção e colaboradores de outros departamentos pediram para participar do rito.
A iniciativa cresceu, transformou-se e entrou de vez para o calendário. Neste artigo, vamos mostrar como é hoje, além da relevância para os funcionários e empresa.
Aconchego Laranja para fechar a semana
O ritual de fechamento da semana começa pelo local em que é realizado, na sala de descompressão da empresa, chamada de Aconchego Laranja. Os puffs e sofá são um convite a relaxar, como pede o final de uma sexta-feira, após o cumprimento de várias tarefas e superação de desafios.
Sair do local habitual das reuniões já estimula o time a entrar no clima e ficar confortável para participar da atividade. A participação nos debates é voluntária, mas há uma grande adesão.
O espaço para a reunião sempre foi a sala de descanso, mesmo quando a Reunião sem Pauta ganhou assuntos mais definidos.
Ilustrar
De Reunião sem Pauta a Reunião de Cases do Coração Laranja
Depois que passou a integrar a gerência comercial, Mariana Marcial incluiu a equipe de vendas na reunião. Mas como o número de participantes cresceu, ela sentiu a necessidade de definir melhor os assuntos.
“Quando assumi a gestão comercial, juntamos todas as equipes para termos um debate ainda mais rico. Agora direcionamos mais os assuntos, já que são muitos participantes. Mas sempre num tom leve e descontraído para encerrar a semana nesse clima”, afirma a gerente.
A leveza não prejudica em nada a produtividade dos debates. É um momento de aprendizado com alegria.
Cases engraçados, ricos e emocionantes
Com o ambiente e clima de leveza, mas com uma proposta de conteúdo, o resultado não poderia ser outro: as pessoas sentem-se à vontade para compartilhar boas práticas de trabalho. Também dividem desafios e até fazem piada com algo que aconteceu.
A abertura para o diálogo resulta em revelações.
“Há quem compartilhe algo que nem o próprio responsável pelo setor sabe ainda. Uma pessoa do SDR falou que iria contar um case que nem a supervisora, Karol Silva, tinha conhecimento. A expressão da Karol foi impagável”, contou Mariana.
Os temas vão de “encantamento de clientes” a “erros e o que aprendemos com eles”.
Participação e aprovação do setor de recursos humanos
A gerente de gente e gestão da W3, Aline Lima, participou da Reunião de Cases do Coração Laranja sobre erros. O objetivo inicial era conhecer melhor a equipe, que, naquele momento, tinha o maior número de novatos.
Aline também enxergou uma oportunidade de verificar o grau de integração, posicionamento e aproveitar o clima de descontração para colher diagnósticos e insumos para o setor de Recursos Humanos (RH).
Ela não ficou apenas como observadora, mas participou ativamente da reunião.
“Como a pauta era erros e o que aprendemos com eles, quis demonstrar que todos cometemos erros, independente do cargo. Me senti à vontade para contar experiências minhas, tanto profissionais quanto pessoais e demonstrar minha fragilidade. Creio que a vulnerabilidade conecta. Já percebi uma aproximação muito positiva da equipe comigo depois da reunião”, contou Aline.
Expansão para produção
A gerente de gente e gestão viu tantos benefícios na iniciativa que levou a Reunião de Cases do Coração Laranja para os líderes da produção. Ela replicou o tema, “Erros e o que aprendemos com eles”. Os participantes sentiram-se estimulados a compartilhar experiências, as quais forneceram insumos para outras ações da gerente em conjunto com outros departamentos.
Aline adaptou a ação para a rotina de desenvolvimento do setor, incluiu a dinâmica em um momento semanal, de 1h30, que tem com eles. A ideia é repetir a Reunião de Cases do Coração Laranja sempre que for oportuno dentro da programação de desenvolvimento dos colaboradores da produção.
Frutos da Reunião de Cases do Coração Laranja
Após algum tempo com a Reunião sem Pauta que evoluiu para Reunião de Cases do Coração Laranja, constatamos que há pelo menos cinco benefícios da ação.
Cultura colaborativa
Os colegas de trabalho vêem-se como colaboradores e não como competidores. Afinal, tão importante quanto atingir metas individuais é contribuir para os objetivos gerais da empresa. Um dos valores da empresa é “Todos são responsáveis pelos resultados”. A ação ajuda a colocá-lo em prática.
A Reunião de Cases do Coração Laranja mostra na prática como contribuir para o resultado geral.
Aproximação da liderança com o time
Os gerentes participam de forma ativa do rito de fechamento da semana. Como Aline afirmou, expor-se, inclusive com as partes vulneráveis, deixa o gestor mais próximo da equipe.
A iniciativa também tem muitos elementos que mostram o quanto os líderes estão abertos ao diálogo. O local, o tom e toda a proposta deixa as pessoas à vontade para compartilharem seus anseios, erros e acertos.
Diagnósticos
A participação dos colaboradores revela fatos que não aparecem tão facilmente na correria da rotina. Dessa forma, o líder consegue diagnosticar algumas ações a serem reforçadas e outras que precisam de ajustes.
Aprendizado com a prática
Entender o que o colega faz e funciona é uma maneira bastante interessante de aprender. Afinal, todos enfrentam os mesmo desafios e o que funciona para um pode revelar-se como uma nova estratégia.
Mais leveza para o trabalho
Trabalhar e ser feliz podem estar na mesma frase. A W3 tem a positividade como um dos atributos e concretiza essa premissa no dia a dia. A Reunião de Cases do Coração Laranja é uma das formas de reforçar esse atributo da empresa que contribui bastante para o bem-estar de cada pessoa que faz da W3 um bom lugar para trabalhar.
Rituais como manifestação da cultura corporativa
Quais são os rituais da sua empresa? Eles são a manifestação da cultura e uma maneira de reforçar os valores e os porquês da sua marca com o público interno. Na W3, temos vários e, aos poucos, vamos compartilhar neste blog na editoria de cultura. Fique com a gente para se inspirar!