Ministério do Trabalho orienta proteger colaboradores dos raios UV, uniforme pode ajudar

uniforme com proteção uv no trabalho

Se engana quem pensa que a exposição aos raios ultravioletas acontece apenas em clubes e praias. Devemos nos atentar a todo tipo de proteção possível também no ambiente de trabalho. Afinal de contas, passamos boa parte dos nossos dias no batente, normalmente oito horas.

Existem até diretrizes do Ministério do Trabalho para proteger o funcionário. E a  segurança dos colaboradores, para nós da W3 Uniformes, vem em primeiro lugar. Por isso, fornecemos produtos com a melhor qualidade do mercado e dentro de todas as normas de segurança do trabalho.

Além disso, existe a possibilidade de fazermos a própria roupa dar mais proteção ao funcionário. Com essas roupas, você possibilita uma proteção eficaz, pois nos tecidos com proteção UV, você fica 98% seguro dos raios UVA e UVB sem precisar reaplicar.

Justamente por não liberar nenhum componente químico, diferentemente do protetor solar, as roupas com proteção UV são indicadas para todas as idades e todos os tipos de pele. E o melhor, a proteção das nossas roupas contra os raios UVA e UVB  tem validade permanente, então você não vai ter que ficar trocando-as toda vez que for ao sol.

Nossos clientes e parceiros também têm esse mesmo pensamento e buscamos, juntos, o melhor para a vida das pessoas. Como a Toyota, que está sempre preocupada com o bem-estar de seus parceiros e utiliza a roupa de proteção contra raios UV da W3 Uniformes.

Uniforme da Toyota com proteção UV

Proteção no ambiente de trabalho

O Ministério do Trabalho, além do protetor solar, orienta que as empresas devem fornecer aos empregados equipamentos de segurança como chapéus, bonés, óculos, luvas e roupas adequadas. Ou seja, o uniforme e os acessórios são fundamentais na proteção contra os raios UV durante o expediente.

Algo que pode ser bem interessante é conscientizar seus funcionários sobre a importância dos cuidados contra o sol. Quem sabe você não faz cartazes com informações relevantes? Aí vão algumas:

  • Usar protetor solar com um FPS de no mínimo 15.
  • Esteja atento à validade do protetor solar, porque eles perdem a sua potência após 1 a 2 anos.
  • Os filtros solares devem ser liberalmente aplicado pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol (com atenção especial às orelhas, couro cabeludo, lábios, pescoço, topos de pés e dorso das mãos).
  • Os filtros solares devem ser reaplicados pelo menos a cada duas horas e cada vez que uma pessoa fica fora da água ou transpirar muito.
  • Seguir as instruções de aplicação no frasco do protetor solar.
  • Outra forma eficaz de prevenir a queimadura solar é através do uso de roupas adequadas. Um vestuário de alta FPS foi desenvolvido para fornecer mais proteção àqueles com pele fotossensível ou uma história de câncer de pele.
  • Os trabalhadores devem também usar chapéus e óculos de sol, com quase 100% de proteção UV e com abas laterais para evitar a exposição excessiva dos olhos sol.

Exposição ao sol pode causar até cegueira

Anos de exposição excessiva ao sol podem levar a rugas prematuras, envelhecimento da pele, manchas de idade, e um aumento no risco de câncer de pele. Além da pele, os olhos também podem ser queimados pela exposição solar. A exposição crônica dos olhos à luz solar podem causar pterígio (crescimento de tecido que leva à cegueira), a catarata e, talvez, a degeneração macular, a principal causa de cegueira.

Ao contrário da queimadura térmica, os primeiros sintomas da queimadura solar podem demorar um pouco mais a aparecer, cerca de 4 horas após a exposição, entre 24 e 36 horas pioram e somem de 3 a 5 dias.

Conheça os sintomas:

  • Vermelhidão
  • Pele inchada
  • Bolhas
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Náusea
  • Fadiga

A dor da queimadura solar é pior entre 6 e 48 horas após a exposição ao sol. A descamação da pele começa geralmente entre 3 e 8 dias após a exposição.

Ou seja, é muito importante se atentar à proteção solar dos colaboradores. Marque um horário conosco para deixar seus colaboradores cada vez mais protegidos dos riscos que os raios ultravioletas trazem.