Minha primeira grande venda: como conquistei a Coca-Cola
Ninguém começa com grandes clientes e com nome consolidado no mercado. É comum começar até sem um portfólio. Mas com poucos meses de W3 eu já sabia que era necessário ter pedidos maiores para alcançar meus objetivos. A Coca-Cola, que em Belo Horizonte ficava em um local que fazia parte dos meus trajetos, sempre reforçava esse pensamento que eu tinha. Cada vez que eu via a fachada de dentro do carro, lembrava o quanto conquistar uma marca conhecida por todos abriria portas para mim.
Um dia, antes da W3 completar um ano, decidi prospectar a Coca. Pesquisei o telefone e enquanto não consegui falar com a responsável pelas compras não sosseguei. Quando finalmente consegui falar com a responsável, Daniela Vidigal, marquei uma visita para apresentar minha proposta. Contei para o meu pai, um dos fundadores da W3, com aquela empolgação de quem sente que pode conquistar muito. Lembro como se fosse hoje das palavras dele:
Filha, mas como vamos captar um cliente desses? Só produzimos até hoje para pequenas empresas.
Era verdade. Eu só tinha uma máquina de corte, o restante era terceirizado. As peças que já havíamos confeccionado não eram de nenhuma empresa conhecida. Nem nome tínhamos.
Parceria de 15 anos
Aquele clichê, “o não eu já tenho”, ressoava em minha mente o tempo todo como o porquê de ir até a Coca. Fui lá com minha imensa vontade de fazer a empresa dar certo e boas intenções. Eu nem imaginava, mas ali comecei uma parceria que completa 15 anos com a Daniela Vidigal em 2019. Ela me recebeu muito bem e conseguiu perceber que poderíamos formar uma boa parceria.
“Eu já passei por várias empresas e em todas elas levo a W3 comigo. Gosto muito de trabalhar com a empresa e acompanhei a história de perto”, afirmou em conversa sobre a relação com a empresa.
A Dani deu uma entrevista ao nosso marketing que me deixou muito feliz. De acordo com ela, a minha recente chegada ao mercado e falta de experiência foram irrelevantes para nos tornarmos parceiras comerciais.
“Tem gente que chega com muita vontade ao mercado, mas com pouca humildade. A Vanessa tinha objetivos bem definidos e sabia ouvir. Aceitou o desafio de atender a Coca, a fazer o que nunca tinha sido realizado na empresa, tanto em relação aos modelos quanto na quantidade. Essas características nos ajudaram a criar peças altamente personalizadas. Eu chegava a levar roupas de casa para mostrar o que eu queria. Na grande maioria das vezes deu tudo muito certo”, relembrou Daniela.
Testemunha de nossas lutas
Quando comecei a W3, como tenho contado, eu sempre pensava em formas de conciliar a faculdade com a jornada empreendedora. Uma delas era a W3 ser objeto de estudo nos trabalhos da faculdade de Comunicação Integrada. Num deles, fiz parceria com uma agência de pesquisa de opinião. O feedback da Dani até hoje me emociona. Ela respondeu para a entrevistadora que adorava trabalhar com a W3, mas que eu e a Valesca, minha irmã que trabalhava conosco na época, precisávamos de mais estrutura. “Elas precisam de pelo menos um motorista”, foi a dica de melhoria dela.
E realmente, fazíamos de tudo. Nem mala de rodinha para levar as peças de amostra tínhamos. Não era minha prioridade, eu nem pensava nisso. A Dani colocava os colaboradores para nos ajudar quando chegávamos com os uniformes prontos, pois as caixas eram pesadas.
Relacionamento com a W3 atualmente
A Daniela atualmente trabalha no marketing da MartMinas e ela é nossa cliente ainda, há 15 anos. Fico feliz que ela tenha dito que o crescimento trouxe outra qualidade para os produtos da W3, mas o que havia de bastante positivo no início, que a conquistou, prevalece.
“A disposição da Vanessa em ouvir e aprender com o cliente continuam. A humildade do início é a mesma e muito importante para que o resultado seja o desejado e o processo mais tranquilo. Outro ponto positivo é a atuação dela como líder. Quando acontece algo, sempre toma a frente da situação para causar o mínimo de impacto possível para o cliente”, afirmou Daniela.
Uma das minhas realizações como empreendedora é o relacionamento longo com meus clientes. Como a Daniela, tenho vários outros exemplos de profissionais que são atendidos por nós há mais de uma década. Eles acompanham nossa história, lutas e evolução. A confiança de anos é um dos combustíveis para estar sempre em busca do melhor para eles.