Polos de uniforme: quais os melhores tecidos?
A blusa polo é uma das campeãs dos modelos de uniforme, está entre as mais pedidas pelas empresas. Na W3, elas são as segundas mais solicitadas, perdem apenas para as camisetas de malha.
Esse tipo de camisa não tem a formalidade dos uniformes sociais nem a informalidade da malha. Dessa forma, é um meio termo entre os dois. É naturalmente casual, mas pode compor o dress code social, depende do restante da produção. Para quem tem maior liberdade criativa para se vestir no trabalho, essa peça também cabe, já que não há regras para quem é despojado.
Assim como os demais modelos de peças corporativas, o tecido para a blusa vai definir muitos aspectos da polo. Caimento, aparência, conforto e possibilidades de estampas são alguns deles.
Por isso, é essencial que você conheça os tecidos mais usados nas polos para escolher o mais adequado para sua proposta.
Piquet PA para camisa polo empresarial
Essa é a malha mais tradicional para camisas polo. Tem 50% de poliéster e 50% de algodão na composição. A aparência é de um tecido encorpado, motivo que faz das polos piquet muito utilizadas pelo alinhamento que confere ao visual do colaborador. Ao mesmo tempo, as blusas com piquet PA são agradáveis de se vestir devido à quantidade de fibra natural. A durabilidade é média e ela fica mais leve devido ao poliéster na composição.
É preciso haver maior cuidado com polos piquet PA, pois a alta porcentagem de algodão faz com que possam aparecer bolinhas e que a peça possa desbotar. Isso acontece porque o algodão é nobre e delicado, as fibras são mais sensíveis. Dessa forma, se escolher esse tecido para seu uniforme polo, oriente seu funcionário sobre os cuidados necessários.
Instruções de como lavar, passar, dobrar e secar podem ajudar a camisa polo de uniforme a durar mais. Inclusive, já demos dicas de como cuidar das polos de piquet, veja e use com seus funcionários. Uma grande vantagem é que essa malha amassa bem pouco.
Os uniformes de polo piquet PA são recomendadas para uso diário, já que há equilíbrio entre conforto e durabilidade.
Malha antipiling para polo: sem bolinhas
Citamos as malhas antipiling diversas vezes até aqui e vale a pena falar um pouco mais sobre elas. É comum o surgimento de bolinhas (pilling) com o tempo, quando as fibras mais curtas se soltam e embolam.
O simples atrito com cinto, bolsa, durante a lavagem e outros desgastes podem contribuir para o aparecimento do pilling. É um processo até mesmo natural com o tempo. Mas ao escolher essa malha você retarda o surgimento das bolinhas.
Não há antipiling para todos os tecidos. Na W3, trabalhamos com as seguintes:
– PV ou malha fria
– Piquet
– Malha penteada de algodão
A maioria dos nossos clientes prefere o antipiling para essas malhas. O investimento compensa porque vai contribuir para que as peças pareçam novas por mais tempo. Esse é um fator que contribui até mesmo para economia a longo prazo, pois a necessidade de reposição dos uniformes por desgaste será menor.
Uniformes polo de PV
O PV é outro tecido muito usado para confecção dos uniformes de gola polo. Tem 67% de poliéster e 33% de viscose. Esquenta, pois a porcentagem do fio sintético, derivado do petróleo, é alta. A viscose é uma fibra proveniente do visco das árvores, mais fresca que o algodão. Então, ajuda a equilibrar um pouco a sensação térmica.
Não desbota, pois o poliéster e a viscose seguram bem a tinta. Em contrapartida, dá bolinha com o tempo. Para amenizar isso, opte pela malha PV com acabamento antipilling.
A durabilidade é alta e a malha é uma das mais em conta. Assim, é recomendada quando é necessário que a peça dure muito. Por isso, a principal aplicação da malha PV é nas camisas de uniforme.
Polo com piquet de algodão
Quem escolhe um tecido com alta porcentagem de algodão, como o piquet com essa fibra, se preocupa com o conforto de quem usa e com o visual da peça. Assim, essa é uma indicação que fazemos para peças que não são usadas todos os dias. Cai bem em uma polo comemorativa ou em lugares que agregam informação de moda aos uniformes. A Mangalarga Marchador, por exemplo, geralmente escolhe confeccionar as polos com piquet de algodão.
As camisas são comercializadas na Boutique do Mangalarga. Assim, têm como objetivo reforçar a marca, são peças corporativas, mas não um uniforme de uso diário. Dessa forma, o uso é esporádico. Por isso, nada mais apropriado do que aproximar a polo das blusas que encontramos nas lojas.
Nas polos de piquet de algodão, a durabilidade é menor, mas o toque na pele é uma delícia. As trocas de calor com o ambiente são melhores. A peça desbota porque essa fibra natural sofre mudanças na estrutura com o uso. Tende a dar bolinha. Devido a essa característica, o piquet de algodão da W3 tem acabamento antipilling. Assim, é necessário ter mais cuidado ao lavar, passar e secar essa polo.
A blusa polo é uma das campeãs dos modelos de uniforme, está entre as mais pedidas pelas empresas. Esse tipo de camisa não tem a formalidade dos uniformes sociais nem a informalidade da malha. Dessa forma, é um meio termo entre os dois. Compõe bem uma produção casual.
Assim como os demais modelos de peças corporativas, o tecido para a blusa de malha vai definir muitos aspectos da polo. Caimento, aparência, conforto e possibilidades de estampas são alguns deles.
Por isso, é essencial que você conheça os tecidos e malhas mais usados nas polos para escolher o mais adequado para sua proposta.
Piquet PA para camisa polo empresarial
Essa é a malha mais tradicional para se fazer camisas polo. Tem 50% de poliéster e 50% de algodão na composição. A aparência é de um tecido encorpado, motivo que faz das polos piquet muito utilizadas pelo alinhamento que confere ao visual do colaborador. Ao mesmo tempo, as blusas feitas de piquet PA são agradáveis de se vestir devido à quantidade de fibra natural. A durabilidade é média e ela fica mais leve devido ao poliéster na composição.
É preciso haver maior cuidado com polos piquet PA, pois a alta porcentagem de algodão faz com que possam aparecer bolinhas e que a peça possa desbotar. Isso acontece porque o algodão é nobre e delicado, as fibras são mais sensíveis. Dessa forma, se escolher esse tecido para seu uniforme polo, oriente seu funcionário sobre os cuidados necessários.
Instruções de como lavar, passar e secar podem ajudar a camisa polo de uniforme a durar mais. Inclusive, já demos dicas de como cuidar das polos de piquet, veja e use com seus funcionários. Uma grande vantagem é que essa malha amassa bem pouco.
Os uniformes de polo piquet PA são recomendadas para uso diário, já que há equilíbrio entre conforto e durabilidade.
Uniformes polo de PV
O PV é outro tecido muito usado para confecção dos uniformes de gola polo. Tem 67% de poliéster e 33% de viscose. Esquenta, pois a porcentagem do fio sintético, derivado do petróleo, é alta. A viscose é uma fibra natural mais fresca que o algodão. Então, ajuda a equilibrar um pouco a sensação térmica. Não desbota, pois o poliéster e a viscose seguram bem a tinta. Em contrapartida, com o tempo dá bolinha. Para amenizar isso, a W3 trabalha com uma malha PV que tem acabamento anti-pilling.
A durabilidade é uma das mais altas e a malha é uma das mais em conta. Assim, é recomendada quando é necessário que a peça dure muito. Por isso, a principal aplicação da malha PV é nas camisas de uniforme.
Polo com piquet de algodão
Quem escolhe um tecido com alta porcentagem de algodão, como o piquet de algodão, se preocupa principalmente com o conforto de quem usa e com o visual que o tecido proporciona. Assim, essa é uma indicação que fazemos para peças que não são usadas diariamente. Cai bem em uma polo comemorativa ou em lugares que unem muito a moda às peças corporativas. A Mangalarga Marchador, por exemplo, geralmente escolhe confeccionar as polos com piquet de algodão.
As camisas são comercializadas na Boutique do Mangalarga e distribuídas para grupos como o Mangalarga Rosa. Assim, têm como objetivo reforçar a marca, são peças corporativas, mas não um uniforme de uso diário. Dessa forma, são usadas esporadicamente. Por isso, nada mais apropriado do que aproximar a polo das blusas que encontramos nas lojas.
Nas polos de piquet de algodão, a durabilidade é menor, mas o toque na pele é uma delícia. As trocas de calor com o ambiente são melhores. A peça desbota porque a fibra do algodão sofre mudanças na estrutura de acordo com o uso. Tende a dar bolinha. Devido a essa característica, o piquet de algodão da W3 tem acabamento anti-pilling. Assim, é necessário ter mais cuidado ao lavar, passar e secar essa polo.
Polos de dry fit
As malhas piquet, apesar de bastante usadas, têm como desvantagem esquentar ou durar pouco. Por isso, usar As malhas piquet, apesar de bastante usadas, têm como desvantagem esquentar ou durar pouco. Por isso, usar malhas com dry fit para polos é sido cada vez mais comum. A aplicação do verniz tecnológico ameniza bastante o calor. Por ser aplicado em materiais têxteis sintéticos, poliamida ou poliéster, a durabilidade também aumenta. Nós dedicamos um artigo exclusivamente às diferenças do dry fit de poliéster e de poliamida, mas vamos recapitular de forma resumida.
Tanto a poliamida quanto o poliéster são encontrados em várias gramaturas. Dessa forma, há desde dry fits bem finos, como o dry fit crepe, até os mais encorpados, espessos.
Não deixe de fazer seu orçamento na W3 Uniformes!
Para encontrar o melhor tecido para sua polo de uniforme, conte com um consultor da W3. Já nos deparamos com particularidades nas produções e estamos dispostos a encontrar soluções para ideias inéditas na fábrica. Aguardamos o seu contato!