Cores de fevereiro na saúde: entenda as causas e histórias das campanhas
Fevereiro é um mês colorido não apenas por causa do Carnaval, mas devido às campanhas de prevenção de saúde. Como parte do calendário, o laranja e o roxo são as cores que simbolizam importantes causas neste mês. Neste artigo, vamos explicar a relevância das cores de fevereiro na saúde.
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Conhecer as campanhas de saúde do ano é importante por diversos motivos. Primeiramente porque você será alertado sobre como se cuidar. Depois, porque como representante de empresas, é essencial saber o que há por trás de cada campanha para fazer alertas aos colaboradores, de quem está conosco no dia a dia.
Caso você julgue a campanha relevante para seu público interno, o mês temático sobre ela é um ótimo momento para falar sobre o assunto. Além disso, você pode expandir o trabalho, dentro de uma estratégia alinhada ao seu propósito empresarial e aos valores, para o público externo.
Para fazer esse trabalho de conscientização, você pode usar brindes como bonés, camisetas, ecobags, fitas coloridas na cor do mês e tantas outras peças que você pode criar. No caso das cores de fevereiro na saúde, as peças seriam nas cores roxa e laranja.
Como saber do que se tratam as campanhas é o primeiro passo para saber se está alinhada com sua empresa. Abaixo, falamos de forma mais detalhada.
Fevereiro laranja
A campanha contra a leucemia não tem histórico sobre o surgimento e o porquê do laranja ser usado para a causa. Mas o Fevereiro Laranja é bastante relevante, pois cerca de 10 mil brasileiros são diagnosticados anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com leucemia.
Como em outros tipos de câncer, quando descoberta no início, a leucemia é altamente curável. Segundo o Inca, qualquer alteração em exames de sangue deve ser analisada com mais atenção.
Em alguns casos, apenas um transplante de medula óssea pode significar cura para o paciente. Por isso, uma das bandeiras que o Fevereiro Laranja levanta é a da doação da medula. Para tal, basta que você procure um hemocentro e se cadastrar no banco de doadores.
Há quatro tipos de leucemia mais comuns:
- Linfocítica crônica: quase nunca afeta crianças. É mais comum em adultos com 55 anos ou mais.
- Mielóide crônica: atinge principalmente adultos.
- Linfocítica aguda: tipo mais comum de leucemia, atinge principalmente crianças.
- Mielóide aguda: atinge tanto crianças quanto adultos.
Fevereiro roxo
O roxo simboliza a luta pela conscientização do lúpus, fibromialgia e Alzheimer. Embora as três doenças sejam bem diferentes, elas têm em comum o fato de serem incuráveis. Mas o lema desta campanha é:
“Se não houver cura, que ao menos haja conforto”
O Fevereiro Roxo surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.
Lúpus
Segundo o Hospital Albert Einsten, cerca de 150 mil pessoas são diagnosticadas com lúpus por ano. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga intensa, dor nas articulações, febre, manchas pela pele. Além de medicação, uma rotina de exercícios físicos, evitar sol e cuidar da alimentação é fundamental para melhorar a qualidade de vida do paciente com lúpus.
Mal de Alzheimer
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com Alzheimer deve dobrar até 2030. Com o aumento da longevidade, a luta pela qualidade de vida de quem tem esta doença torna-se ainda mais importante. Outro alerta essencial que a campanha traz é de cuidar-se durante a vida toda.
As orientações para diminuir as chances de ter Alzheimer é ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente, não fumar e ter hábitos que estimulem a memória e realização de novas tarefas.
O Alzheimer é mais comum a partir dos 60 anos e é uma doença progressiva. Afeta a memória e desempenho de funções básicas, ao longo do tempo.
Fibromialgia
Mais comum entre as mulheres, a fibromialgia tem como um dos principais sintomas dores extremas no corpo. Um toque, que seria indolor, passa a não ser. É como se o corpo perdesse um analgésico natural que possui. A qualidade de vida melhora bastante com o tratamento. Podem ser prescritas sessões de fisioterapia, acupuntura e exercícios físicos.
Levar informações para sua empresa sobre as campanhas de saúde de cada mês pode alertar os colaboradores, clientes e parceiros sobre prevenção. Além disso, saber do que se tratam algumas condições médicas é o primeiro passo para o tratamento correto e ter empatia com quem é portador da doença. Se na sua empresa existe alguém que sofre com uma das doenças acima, é ainda mais relevante para que todos saibam como lidar com a dor do outro.
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