Coletes: peças estilosas e funcionais para o trabalho

Tipos de Coletes

Os coletes são peças que frequentam espaços de trabalho formais, para dar mais classe ao look, e locais onde eles desempenham funções bastante práticas e até obrigatórias por questões de segurança. Neste artigo mostraremos os dois tipos de colete e como eles têm sido adotados com conceitos praticamente opostos.

Vamos começar pelos coletes mais sociais. Sinônimos de elegância, charme e estilo, os coletes são uma ótima alternativa tanto no verão quanto no inverno. No verão, se você busca algo para inserir elegância e sofisticação em seu look, mas acha um blazer muito pesado e quente, por exemplo, o colete pode ser uma excelente alternativa. No frio, a peça pode ser sobreposta por casacos, jaquetas ou blazers, sempre dando aquele acabamento “cool” ao visual.

 

Colete de alfaiataria para trabalho

Quando tem a função de dar mais formalidade ao visual, o colete de alfaiataria é o mais usado. É uma escolha muito frequente entre executivos, advogados e outros profissionais que têm o traje social na rotina de trabalho. É comumente usado em ternos. Também passeia bastante em festas e eventos mais formais.

Esse acessório possui diversos modelos diferentes, como o tipo de abotoamento, de lapela, número de bolsos, estampas e tecidos. Portanto, você tem várias opções para escolher o que combina melhor com seu estilo!

 

Colete sinalizador

Com funções de segurança, o colete sinalizador é bastante usado. Ele vem com uma faixa refletiva com o objetivo de evitar acidentes em ambientes de trabalho com pouca visibilidade ou iluminação inadequada, como nas estradas. Esta é uma peça que conta com elementos que se destacam sempre que são iluminados pela luz de um veículo, por exemplo, indicando a presença do trabalhador no local.

O usuário que estiver trajando um colete sinalizador pode ser visto a uma distância de até 300 metros, por outro lado, se não estiver usando-o, poderá ser visto a apenas 65 metros de distância, variando de acordo com as condições de iluminação e visibilidade.

 

Colete sinalizador refletivo: em quais profissões o uso é obrigatório?

O colete refletivo é de uso fundamental para os profissionais que trabalham no trânsito, principalmente à noite e em ambientes com pouca visibilidade, como neblina e fumaça.

O uso do colete também é obrigatório para eletricistas, sempre que realizarem algum tipo de instalação ou reparo nas vias públicas, técnicos de telefonia e motociclistas profissionais também são obrigados a usarem o colete reflexivo durante o trabalho.

 

Colete “posso ajudar” e outros modelos

Muito comum em bancos, os coletes que vêm com a mensagem “Posso te ajudar?” cumprem uma função bastante prática. Como essa, dezenas de outras frases podem ser colocadas no colete para informar ao seu público algo que indique que aquele profissional cumpre uma determinada tarefa. É, inclusive, uma forma de organizar a equipe, mostrar quem faz o que no local.

O colete ainda é uma peça que pode te ajudar com uma ação momentânea que não exige um investimento em peças mais elaboradas. Como exemplo, a Oi usou um colete sinalizador (no sentido de sinalizar uma informação) produzido pela W3.

Existem ainda modelos mais encorpados, que podem ajudar os profissionais a guardarem objetos úteis enquanto desempenham o trabalho, como esse da Estrada Real.

 

E você? Vai de colete funcional ou social? Temos os dois, entre em contato com a gente para lhe darmos a melhor opção.