Listras no ambiente corporativo: uma aposta quase sempre certeira – aprenda a usar!
Clássicas e elegantes as listras ganharam status. Em 1917, a estilista começou a vender a famosa camisa bretã, branca com listras azul marinho horizontais inspiradas nos uniformes dos marinheiros franceses. Depois disso, as listras foram usadas por todos.
Do estilo navy até agora, as listras ganharam formatos, cores e invadiram todos os estilos.
Elas são uma ótima opção para quem quer sair do básico, das peças lisas, sem ousar tanto. Segundo a consultora de imagem Renata Tomagnini, é muito fácil acertar com as listras, já que tornaram-se atemporais. No entanto, como há muitas variações, cabe observar alguns aspectos.
Listras clássicas nos uniformes formais
As listras verticais de padronagem mais fina são as mais tradicionais para uniformes sociais, como camisas. O navy (azul marinho), preto, cinza e outras cores básicas são as mais indicadas em ambientes que requerem descrição. Também são ótimas para profissionais em que a tradição pesa. Entre o século XVI e XVII, as listras verticais eram associadas à aristocracia. A listra vertical atravessou os anos com essa mensagem.
O tipo de estamparia que mais combina com a camisa listrada clássica de uniforme é o bordado e o patch termocolante (bordado de alta definição).
Lembre-se sempre que os demais componentes da produção vão corroborar, ou não, para a mensagem de sofisticação seja mesmo transmitida. Atenção aos sapatos, calça, acessórios e ao estado de conservação uniforme, além do tecido escolhido para a peça.
Minimalismo nas listras
Uma das características que atraiu Coco Chanel na camisa dos marinheiros foi o minimalismo da estampa. Assim, as blusas de malha, vestidos ou outras peças listradas podem ir de encontro ao estilo da mulher e homem mais básicos. Fácil de combinar, as listras mais discretas trazem personalidade para um look mais discreto.
Clássicas e elegantes:listras em ambientes mais criativos
Clássicas e elegantes as listras ganharam status e não se resumem mais a horizontais e verticais. As cores também são variadas, vão das mais discretas às vibrantes. Assim, em ambientes de trabalho em que a criatividade seja forte, pode-se optar por padronagens diferentes e tons mais fortes. No entanto, é preciso continuar a ter bom senso para que a produção fique harmônica. Afinal, se todas as peças forem chamativas o risco de errar é grande. Pode-se, inclusive, ter uma camisa mais discreta para que outra peça tenha o foco de cor ou ganhe o protagonismo da produção de trabalho.
As listras coloridas, inclusive, serão tendência forte na Primavera Verão da temporada 2019-2020, como informou a consultora de estilo Renata Tomagnini. Assim, fora do ambiente de trabalho, pode-se esperar por tons fortes, principalmente no guarda-roupa feminino. A padronagem é variada, vai das listras mais finas e espessas, horizontais e verticais a perpendiculares. Quem vestir essa tendência, passará a informação de ousadia e muita personalidade no look. Atenção a onde você vai desfilar com a tendência, nem tudo que é moda é adequado a toda situação e lugar. Quem for gravar vídeos também deve deixar as listras de fora, como já mostramos em um vídeo com dicas de quais roupas usar para ficar bem na tela.
Dica de ouro para não errar com as listras no trabalho
Apesar das listras serem um clássico, apareceram várias versões ao longo dos anos. A cada temporada fashion ela é reinventada. Por isso, é preciso ficar mais atento a como fazer sua produção para ficar bem vestido no ambiente de trabalho, principalmente.
“Contrastar as cores é uma boa estratégia inicial na produção de um look corporativo. Muitas pessoas tem medo de errar e acabam buscando as peças mais lisas que as estampadas. Quando a dúvida é grande o melhor é apostar no básico mesmo”, orienta Renata.
As clássicas e elegantes listras quase não deixa margem para erros. Desde as mais tradicionais como as mais modernas, podem compor um look elegante, moderno e até criativo para o mundo corporativo. As listras mais comuns são as tradicionais como marinho, preta e brancas. Dependendo da espessura e combinação de cores cada uma delas vai transmitir uma mensagem. Já listras em cores vibrantes, tendência muito forte em 2019, também podem ser usadas para ambientes mais criativos, mas nunca esquecendo o bom senso.
O nosso time de consultores é preparado para te orientar nessa e em outras questões. Para fazer seu uniforme com segurança, fale com a gente!