Uniformes de ótica refletem diferencial da empresa
O que você pensa quando vai criar novos uniformes para sua empresa?
A Luiza Morando, proprietária da Ótica Vip, pensou em diversos pontos e as peças chamaram muita atenção de todos: dos clientes, população de Carangola (cidade sede da empresa) e dos colaboradores. As reflexões dela podem ajudá-lo a escolher peças corporativas que coloquem você mais próximo de diversos objetivos empresariais.
É o que vamos mostrar neste artigo.
1. Uniformes alinhados à identidade visual da empresa
Quando Luiza assumiu o comando da Ótica Vip, ela realizou um rebranding da marca. O uniforme, como parte das peças de comunicação, também passou por reformulação. Sua marca é reforçada em qualquer lugar que o seu funcionário vai. Além disso, na empresa, o cliente identifica quem está disponível para atendê-lo. Afinal, as peças de vestuário corporativo contém as cores, logo e todos os outros elementos visuais da empresa.
Demorar a mudar o uniforme quando a identidade corporativa é alterada pode confundir as pessoas, que demoram a internalizar os novos elementos e, portanto, as novas mensagens que você deseja transmitir.
Dessa forma, toda mudança de identidade visual requer uma reformulação dos uniformes.
A mudança pode ser sutil, manter o modelo ou mais profunda, como Luiza fez.
2. Do social para o jeans: modernização e estilo
“Além de saúde, quem compra óculos procura por estilo”, pontua Luiza. A troca dos uniformes sociais da ótica por um modelo mais moderno procurou refletir a busca por algo estiloso. No caso da Ótica Vip, por óculos que combinem com o estilo de cada pessoa.
As camisas continuaram a ser sociais, porém, em jeans. O tecido é atemporal e ao ser usado para uniformes sociais denotam criatividade e diferenciação, pois não é uma escolha comum.
3. Modelo democrático de uniforme
A proprietária da Ótica Vip também preocupou-se em agradar a todos da empresa. Ela conta que cada um de seus funcionários têm um estilo. A intenção dela é que eles conseguissem representar a empresa sem precisar adotar outro dress code para trabalhar. Ela seguiu, inclusive, uma tendência forte nas empresas, a flexibilização do dress code, caracterizada por ter peças corporativas, mas conceder liberdade aos colaboradores na produção dos looks para trabalhar.
“Como o jeans é versátil, combina tanto com peças complementares mais formais quanto com despojadas, o tecido mostrou-se excelente para o meu objetivo. Eu havia visto em outra empresa e fiquei inspirada a fazer um para a Ótica Vip”, contou.
A estratégia funcionou. Uma das colaboradoras combina o uniforme com sapatilhas, mais clássicas, a outra não abre mão do tênis.
Esse é um ponto interessante de ser observado, pois gostar do uniforme facilita a adesão, o que evita cobranças por parte do empregador ou setor de recursos humanos.
4. Diferenciação com uniformes
Quando pensou em novos uniformes, Luiza tinha como objetivo mostrar que a Ótica Vip era diferente. Assim, procurou por peças que não fossem tão comuns em outras empresas do mesmo segmento. A maioria opta por camisas sociais.
Ao sair do óbvio, Luiza conseguiu alcançar o objetivo.
“Carangola, onde a empresa está, é uma cidade de pouco mais de 33 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pessoas daqui têm comentado muito sobre as peças. Muitas pediram o contato da W3 para confeccionarem os uniformes lá”, conta Luiza.
5. Peças duráveis e mais bonitas com o passar do tempo
Um dos critérios que Luiza usou para escolher os uniformes para a ótica foi prática. Ela procurava por peças duráveis e que continuassem bonitas por mais tempo. “O jeans é resistente e fica até mais bonito com o uso, isso contou bastante para a minha escolha”, conta.
A escolha do jeans para uniforme com melhor custo-benefício
A chegada de Luiza à W3 foi motivo de alegria. Ela trouxe claros os objetivos que desejava atingir com as peças corporativas, queria uniformes cheio de significados, como amamos. Nosso trabalho foi auxiliá-la na escolha do melhor jeans e processo de estamparia.
Uma de nossas consultoras assessorou Luiza desde o pedido até a entrega e contornou um obstáculo comum na pandemia: a falta de matéria-prima. A primeira opção de jeans não estava disponível, a consultora fez um estudo junto com o setor de produção da W3 e conseguiu um tecido muito similar, com um bom custo-benefício.
De acordo com Luiza, a assessoria na venda também foi fundamental para escolha das cores do bordado, bem fiéis à identidade visual da Ótica Vip.
Conte com a W3 para produzir uniformes de acordo com seus objetivos
Temos um time de especialistas em entender quais elementos não podem faltar nos uniformes da sua empresa. Nossa equipe é treinada a ouvir o cliente e orientá-lo a realizar as melhores escolhas.
Faça contato hoje mesmo para ter uniformes diferenciados.