CURIOSIDADES E EVOLUÇÃO DOS UNIFORMES DA SELEÇÃO BRASILEIRA

história dos uniformes da seleção brasileira

Uniforme da Seleção Brasileira 1914Quando o assunto é Seleção Brasileira logo pensamos em uma camisa amarela com detalhes verdes. No entanto, elas nem sempre foram as cores da seleção. No primeiro jogo da Canarinho, em 1914 contra o time inglês Exeter City, o Brasil usou um uniforme totalmente branco, incluindo os calções. A seleção venceu a equipe com jogadores do Rio e São Paulo no elenco.

Em 1916, o Brasil chegou a vestir as cores da bandeira por pouco tempo. O uniforme tinha listras na vertical em verde e amarelo.

No II Sul-Americano de Futebol, os brasileiros usaram blusas vermelhas. Mas não foi por escolha e sim obrigação. Como Uruguai e Chile também usavam branco, houve um sorteio e o Brasil teve que arrumar um uniforme alternativo às pressas. Assim, a escolha mais rápida foram as camisas e calções vermelhos.

Outro uniforme branco, usado de 1919 e 1929, fez história. A seleção conquistou o primeiro título intercontinental com a camisa predominantemente branca. Em 1930, quando foi disputado o primeiro mundial, a roupa também era branca com detalhes azuis, mas houve uma mudança no modelo. Adequada ao estilo da época, a camisa apresentava cordas na gola para o ajuste pessoal e conforto de cada jogador. Na época, o Brasil disputou só dois jogos e foi eliminado.

Seleção já vestiu camisa do Boca Juniors

Mais um improviso rendeu um uniforme 2 interessante para os jogadores brasileiros. Como os chilenos também usavam branco no uniforme, o time argentino Boca Junior emprestou as camisas. Assim o Brasil usou a camisa predominantemente azul em um dos jogos da competição.

Aposentadoria da camisa branca tem uma explicação triste

O Brasil usou a camisa branca em Copas pela última vez em 1950. A aposentadoria do branco adotado pela seleção durante tantos anos deveu-se à derrota traumatizante para o Uruguai dentro de casa. Nesse ano, a seleção trocou a gola v do uniforme anterior pela gola polo, escolha de muitas equipes esportivas.

Verde, amarelo (e azul) finalmente são as cores

Para marcar uma nova fase foi promovido um concurso para escolher o novo uniforme da seleção. Aí que o verde e amarelo entraram em cena novamente e para ficar. O desenho foi assinado pelo jornalista e ilustrador Aldyr Schlee, em 1953. No mesmo ano foi usada nas eliminatórias e em seguida na Copa  de 54, na Suíça.

Uniforme da Seleção Brasileira em 54
Uniforme usado em 1954

O resultado dos jogos não foram muito satisfatórios, mas logo em seguida nas copas de 58 e 62 o uniforme viria a se tornar um dos ícones da Seleção Brasileira em todo mundo. Foi nessa época que o Brasil ficou conhecido como o país com o futebol mais técnico e bonito do mundo.

Apesar disso, em 58, na primeira Copa em que levantou o caneco, a seleção jogou de azul. Também foi fruto do improviso. A Suécia jogava com as mesmas cores brasileiras e as camisas azuis foram compradas na véspera da final. O argumento para motivar os jogadores a vesti-las, já que o restante dos jogos usaram verde e amarelo, foi de que era a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida. Bem, parece que a azulzinha realmente deu sorte, já que no tetra foi ela que os brasileiros vestiram!

Uniforme seleção brasileira copa de 94

Detalhes a parte, a maior evolução nos uniformes da Seleção foram as estrelas que ganharam em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 simbolizando as Copas do Mundo que conquistou.

Quer produzir a roupa oficial do seu time ou equipe com quem entende e acompanha a evolução dos uniformes? A W3 é especialista! Marque uma reunião conosco.