Sublimação, silk e bordado: características dos processos de estamparia

blusa com sublimação total

Alguns uniformes pedem mais do que bom corte e tecidos de qualidade. É preciso que neles estejam presentes elementos próprios e às vezes únicos da organização que irá vesti-lo, como logomarcas, símbolos, mascotes, mensagens. É aí que entram os processos de estamparia, para ajudar a deixar as peças alinhadas com a identidade visual das empresas ou ainda com algum objetivo específico de uma campanha, evento e outros.

Para estampar nos uniformes e peças para eventos o que as organizações desejam comunicar aos seus públicos há alguns processos de estamparia, a W3 utiliza os principais e te conta como são para você saber qual escolher:

Sublimação

A característica mais marcante da sublimação é que as peças produzidas através deste processo são muito resistentes a lavagem, arranhões e temperaturas extremas como quente e frio. No entanto, a técnica só pode ser feita em tecidos com pelo menos 80% poliéster e blusas brancas. A sublimação é também muito usada em blusas esportivas.

É utilizada uma impressora adaptada a uma tinta própria para o tecido, a sublimática, para imprimir o desenho, é muito parecida com as impressoras que usamos, porém é maior. O processo é parecido com o transfer, utiliza calor e pressão, mas tem a vantagem de a estampa sublimada aderir ao tecido em vez de grudar apenas. Assim, o desenho não descasca como acontece comumente com peças que recebem aplicação de transfer.

Silk Screen,Serigrafia ou simplesmente Silk

Silk é um processo de impressão a base de tinta, no qual é utilizado uma tela para cada cor desejada. Dessa forma, se a estampa tiver cinco cores, serão usadas cinco telas. Na W3 Uniformes é utilizada a tinta a base d’água, material ecologicamente correto e que não deixa nada a desejar para as tintas tradicionais, como mostramos neste artigo. A durabilidade da estampa nas roupas, sem desbotar, também é alta. Diferente do transfer, a estampa em silk pode receber calor, assim, pode-se passar a peça sem preocupação.

Bordado

blusa polo com logo bordada
Os bordados nas blusas polos dão um ar mais sofisticado à peça

O bordado é ideal para uniformes que precisam de aplicações mais delicadas e elegantes. Desenhos menores, como logos e pequenas frases ficam muito bonitas nos uniformes e camisas promocionais. O bordado normalmente é mais visto nas camisas sociais e bonés, mas é possível que seja aplicado em blusas de malha, jeans e muitos outros tecidos.

O processo de estamparia mais adequado

Qual é o melhor processo: silk, sublimação ou bordado? Depende das características da peça, finalidade e até de qual tecido ou malha será usado. A W3 está a disposição para discutir com você qual a opção mais indicada. Entre em contato conosco e marque uma visita!