Vermelho: uma cor contraditória – conheça os significados e sensações que ela transmite
Vermelho desperta paixão e repulsa. O motivo: toda cor tem suas ambiguidades. As características desse tom, sensações e mensagens que ela transmite, explicam bem o porquê do amplo uso e das razões das pessoas gostarem muito da cor ou odiarem-na.
Isso quer dizer que você deve abrir mão de usar vermelho (caso você pertença ao grupo que odeia) ou investir na cor sem medo (se amar)?
Depende do seu objetivo, principalmente se estiver escolhendo cor para um projeto profissional. Assim, o primeiro passo para decidir é conhecer o significado da cor vermelha. Ou melhor, significados. Analisar como a cor vem sendo usada ao longo da história e conotações que ganhou é fundamental. Importante dizer que toda cor tem pontos fracos e fortes, a abertura deste texto mostra bem isso.
Então, vamos lá com os significados da cor vermelha.
O vermelho na natureza
Vermelho é a cor do sangue, remete à guerra, conflito, luta. Também é a cor do fogo, que tem o poder de transformar. Ao mesmo tempo, é a coloração que as pessoas adquirem quando estão emocionadas e das rosas entregues em sinal de amor. Ou seja, é uma cor dual.
Para imprimir o sentido que você deseja, é preciso observar toda composição. Até mesmo outras cores em conjunto influenciam a leitura do todo. A combinação vermelho com preto é comumente usada em imagens que remetem ao inferno, por exemplo. Já o vermelho com branco e outros tons suaves transmitem mensagens completamente diferentes, de amor, paixão, etc.
Os tons também imprimem diferentes sentidos à cor. Vermelho vivo, cor de sangue, traz uma mensagem, o marsala, que foi cor do ano de 2015 Pantone e fez muito sucesso, outra.
Usos mais comuns do vermelho na comunicação
O segmento que mais usa o vermelho é o setor de alimentação. Mac Donalds, Coca-Cola e Burguer King são três exemplos de marcas de peso que escolheram a cor. Mas basta uma voltinha pelo supermercado ou em uma praça de alimentação para identificar o vermelho em vários produtos. O vermelho é a cor preferida das empresas para divulgar promoções também.
Isso porque o tom transmite a sensação de urgência. É cor marca que estimula a ação e remete à rapidez. Essa cor também se destaca facilmente. Por isso, é amplamente usado em placas de sinalização.
Essa cor, especificamente, é usada intensamente na publicidade e comunicação visual, o que pode fazer com que as pessoas fiquem enjoadas do tom.
Netflix, Coca-Cola, CNN, ESPN são algumas empresas que optaram pelo vermelho em suas identidades visuais. Essa cor, especificamente, é usada intensamente na publicidade e comunicação visual, o que pode fazer com que as pessoas fiquem enjoadas do tom.
Significado da cor vermelha na história
O próprio nome vermelho em algumas línguas mostram um pouco do significado deste tom. Em algumas línguas, como espanhol, vermelho é o próprio significado de cor, como colorado. Coloratus, em latim, é vermelho e colorido. Krasnoï, vermelho em russo, também quer dizer belo.
O ser humano conseguiu extrair os pigmentos vermelhos desde o Período Paleonlítico, há 35 mil anos. Assim, o vermelho é uma cor abundante e muito usada há milhares de anos. Por isso, foi uma das primeiras a ser batizada.
A cor vermelha também era muito usada por cardeais da igreja católica. O tom ganhou significado político na Revolução Francesa. É curiosa esta história. Pois, inicialmente, as bandeiras vermelhas nos cruzamentos de Paris eram para sinalizar que o povo estava proibido de manifestar. O prefeito da cidade içou uma bandeira vermelha na praça, onde os manifestantes se reuniam. A polícia matou cerca de 50 manifestantes, mas no dia 17 de julho os revolucionários invadiram o Campo de Marte e conseguiram vencer, destituíram Luís XVI.
Depois disso, a cor vermelha começou a ser usado por muitos partidos populares, especialmente de esquerda.
Para escolher a cor da sua marca, é necessário um bom estudo sobre seus significados. Temos uma seção inteira dedicada a elas. Confira!