Roupa correta para corridas de rua no Inverno

roupa-para-corrida-no-inverno

O frio não intimida atletas de corrida. A atividade que está cada vez mais popular, leva milhões de pessoas às ruas do país todos os dias. Porém, nem sempre os corredores estão vestidos da maneira aconselhada pelos especialistas.

Apesar do corpo ficar mais aquecido a medida que a pessoa se coloca em movimento, é importante estar com peças que mantenham a temperatura corporal. A perda de calor é prejudicial tanto para o desempenho do atleta quanto para a saúde, como médicos e profissionais de educação física afirmam.

Erros comuns de corredores

Usar regatas no Inverno
O ideal é vestir blusas compridas e jaquetas corta-vento, mais finas, para evitar que as temperaturas baixas e o vento façam o corredor perder calor.

Solução: usar blusas de Inverno para atletas
Os tecidos mais indicados das roupas de Inverno para o atleta são o nylon, adis e dryfit. Blusas com capuz também ajudam, pois o pescoço perde muito calor por ser uma região muito vascularizada. É mais indicado que os gorros, pois será feito de material próprio para a prática de esportes.

Negligenciar a proteção solar
Com o tempo mais fechado e frio, alguns podem esquecer da proteção contra a radiação solar. No entanto, embora o calor não seja sentido, o corpo absorve os raios UV mesmo em dias com temperaturas baixas e sem sol.

Solução: optar por roupas com proteção UV
Alguns tecidos vêm com proteção UV. O mais comum é a aplicação no dryfit, o naylon, usado para confeccionar jaquetas esportivas, também tem a proteção. Essas jaquetas são ótimas opções para dias mais frios e com vento.   

Tirar a camisa no calor da corrida: é comum ver corredores sem blusa mesmo nos dias mais frios. Este é um erro muito grave, pois a região que mais precisa de proteção é o tórax, pois órgãos vitais ficam na região, conforme explicou o professor de educação física Carlos Alberto Malcorra dos Santos à uma matéria sobre o tema no jornal Zero Hora. Assim, é essencial ficar com a camisa até o final da corrida por mais que o corpo tenha esquentado.

Calças de moletom: o tecido é muito confortável e a cara do Inverno, por isso mesmo pode levar os corredores a pensar na peça para sair pelas ruas. No entanto, o moletom não permite a troca de calor do corpo com o ambiente. Assim, a peça de moletom pode chegar a molhar de suor, o que faz o corpo ficar resfriado.

Solução: escolher calças de suplex e naylon para correr

O indicado é optar por tecidos e malhas específicas para a prática esportiva, como o suplex, uma lycra mais grossa, e naylon. Ambas são boas escolhas, mas o suplex é ideal para dias mais frios.  

Usar camiseta de propaganda: devem ser evitadas em qualquer época para a prática de esportes, bem como outras de algodão. Destacamos as camisas promocionais porque muitas vezes elas são usadas para essas atividades, principalmente entre os atletas amadores.

Solução: camisas de dryfit de manga longa

O dryfit é o material ideal para camisetas de corrida, pois a malha possibilita a troca calor com o ambiente, evita o problema de se usar calças de moletom que pode acontecer com as calças de moletom. Alguns, por causa do Dryfit ter furinhos, acham que a malha pode deixar o vento ter contato com a pele e aumentar a sensação de frio, o que não acontece. É possível confeccionar as blusas de dryfit para corrida com manga longa também.

Se você faz parte de grupos de corrida, deixe os colegas dos perigos de cometer um desses erros. Para acertar, ter melhor performance e preservar a saúde no Inverno, a W3 pode lhe ajudar com a confecção de uniformes próprios para a época mais fria do ano. A fábrica fica em Belo Horizonte, mas atende todo país, tempo de produção e entrega é um dos mais rápidos do setor. Envie seu pedido neste link!

Fonte: Zero Hora