Propósito do uniforme: muito além da padronização
Se você pensa que o propósito do uniforme é apenas sinalizar ou padronizar, com certeza considera as peças entediantes. Pode, ainda, acreditar que limitam a liberdade de escolha dos colaboradores e a expressão da identidade. No entanto, neste texto você vai descobrir que as roupas da sua marca podem ser legais, conceder liberdade e te aproximar de vários objetivos maiores da sua marca.
Caso não tenha entendido bem como tudo isso pode acontecer, ao longo do texto explicamos tudo em uma linguagem descomplicada e com exemplos inspiradores dos nossos clientes. São empresas que estão mais próximas de diversos propósitos com os uniformes.
No dicionário, propósito é “aquilo que se deseja alcançar, objetivo, intuito”. É ainda um porque maior que justifica a razão dos nossos atos.
Fique com a gente até o final e termine a leitura com vários insights para seus uniformes!
Propósito: não é só padronizar
Muito se engana que uniformes são itens para cumprir um protocolo nas empresas. Ele pode, sim, ter o objetivo de uniformizar, criar um padrão para mostrar quem está em um estabelecimento a trabalho. Mas você vai se surpreender quando descobrir tudo que essas peças podem fazer por seu negócio ou projeto.
Afinal, qual é o propósito do uniforme?
Podemos falar em propósitos, no plural. Mas uma definição que cabe nessas variações é que o uniforme é a peça que torna-se chave para te aproximar de seus objetivos. Por isso, quando for pensar na confecção do fardamento para sua empresa, avalie qual função ele irá cumprir.
Como mostramos no início do texto, propósito significa uma razão maior. Assim, ao falar em uniformes, o intuito não é apenas identificar. Há algo mais profundo por trás disso, como a essência da sua marca, o estilo da empresa, mensagens que você deseja transmitir, por mais simples que a peça seja.
A questão é tão vasta que rendeu um e-book sobre como criar uniformes estratégicos. Em outras palavras, poderíamos falar em como criar uniformes com propósito.
Quais propósitos posso atingir com o uniforme?
Tá, se há mais de um propósito com o uniforme, que é um sentido maior para a peça, quais posso alcançar com elas? Você vai se surpreender com a quantidade de metas que as roupas empresariais te ajudam a se aproximar. Mais impressionante ainda é que alguns propósitos podem ser alcançados com qualquer tipo de uniforme.
Uniformes para engajar
Mesmo que seu uniforme seja branco com uma logo no peito, é possível melhorar o engajamento dos funcionários com essa peça. Desde que, claro, o modelo esteja alinhado às demandas da empresa e colaboradores. É preciso pensar no conforto, qualidade e estética. A chave para o engajamento é entender bem seu público para confeccionar peças compatíveis com o perfil e tarefas.
Na maioria das startups, onde o uniforme não é obrigatório, as camisetas ajudam muito a melhorar o engajamento das equipes. São peças criativas, com frases e estampas bem interessantes.
Você pode expandir esse engajamento para os clientes e parceiros com blusas de brinde.
Na W3, a coleção Mostre seu Valor para o Mundo cumpriu bem esse propósito e muitos outros.
Uniformes para segurança
Toda empresa deve se preocupar com a segurança dos trabalhadores. Em alguns setores, devido aos riscos, há normas que regulamentam como as peças devem ser. O uso de tecidos antichamas e antiestáticos, além de faixas refletivas, são essenciais para que alguns profissionais fiquem mais protegidos. Ao ter o propósito da segurança, o colaborador também fica mais engajado por perceber que a empresa cuida do time.
Uniformes para fit cultural
Trabalhar a cultura da empresa é um desafio e um trabalho contínuo. Os valores, razão de existir e outros elementos sempre devem ser relembrados. Nada melhor que os uniformes, usados todos os dias, para reforçar a ideologia da empresa. Além das cores institucionais e logo, você pode trabalhar causas que defende, campanhas sazonais e outros nas peças da marca.
A dti Digital faz isso muito bem, como você vê nas fotos abaixo.
Uniformes como padronização
A padronização é um dos propósitos mais claros que as marcas podem atingir com os uniformes. Muitos consideram essa característica como a principal razão para considerá-los chatos. Porém, o que você sente quando chega a um jogo de futebol e vê a torcida com as camisas do seu time? O coração bate mais forte, não é mesmo? Nos eventos, as camisetas padronizadas, estilo abadá de malha, colocam o público no clima e geram um bom efeito visual.
Nas empresas, os uniformes transmitem a ideia de mais organização. E a padronização não precisa ser relacionada apenas a peças exatamente iguais. Na W3, há uma coleção única, de blusas de malha, mas com estampas e cores diferentes. Cada pessoa pode escolher qual vestir.
A padronização ainda mostra que ninguém é melhor ou pior que o outro. Uma de nossas colaboradoras, dona Márcia, contou que se sentiu muito bem quando viu que nossa CEO usava uniformes também. Você pode conferir o depoimento completo dela neste emocionante texto.
Uniformes como ferramenta de vendas
Ao ter um uniforme com nome, logo e cores da sua empresa já é possível que alguém o aborde para saber mais sobre seus produtos e serviços. Mas há um tipo de peça que te aproxima ainda mais do propósito comercial, são os uniformes promocionais. A Oi, por exemplo, troca as camisetas a cada campanha.
É muito comum que lojas de eletrodomésticos usem essas blusas nas quais as ofertas são destaque. Os promotores de ações publicitárias também podem chamar mais atenção com uniformes interessantes. O objetivo é, de fato, chamar a atenção para que os clientes tenham o desejo de compra despertado.
Adquira uniformes com propósito na W3!
Sempre acreditamos que os uniformes são peças-chave para as empresas, eventos e outros projetos, basta pensar de maneira estratégica para confeccioná-los. Se você não sabe bem como traduzir seus objetivos nas peças, nós temos especialistas para assessorá-lo em todo processo: do pedido ao pós-venda.
Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para ter uniforme com propósito para seu time.
Esperamos por seu projeto. Peça uma proposta ainda hoje!