Conheça o programa da Rock Content para incentivar profissionais chave a permaneceram na empresa
Mais do que parabenizar os colaboradores no dia Primeiro de Maio, são com as ações do dia a dia que seus funcionários vão se sentir valorizados. Isso é fundamental porque uma empresa precisa de bons profissionais para crescer. E reter talentos nunca foi tão desafiador. A mudança (inclusive de emprego), é bem-vista e natural. Assim, as empresas precisam ser muito atraentes para que o funcionário permaneça com você.
A Rock Content encontrou uma maneira muito interessante de permanecer atrativa para funcionários, chamados de Rockers lá. O Stock Options Program (SOP) é um programa no qual há uma remuneração extra baseada em ações adotada no mundo todo. Não é necessário que a empresa esteja na bolsa de valores, ações têm outra conotação no programa. Esse é o caso da Rock.
SOP – funcionários engajados
A ideia central do SOP é que os colaboradores cresçam junto com a empresa na prática.
“O stock options é um mecanismo muito eficiente para fazer com que profissionais chave tenham a possibilidade de crescer seu patrimônio junto com o crescimento do negócio por terem um impacto direto nos resultados da empresa. Isso serve para manter os interesses de longo prazo da empresa alinhado aos dos funcionários, além de ser uma excelente forma de atrair e reter pessoas chave”, disse Nina Mascarenhas, analista de operações estratégicas da Rock Content.
Para se tornar um stock option holders, há regras. O Rocker deve estar na empresa há pelo menos 24 meses trabalhando 40 horas mensais. Em meados de fevereiro de 2019, as inscrições foram abertas. Nessa candidatura, perguntou-se:
– Como você impactou e impacta a Rock?
– Como você pratica a cultura da Rock?
– Por que você merece ter stock options da Rock? Cite três motivos.
Um comitê de avaliação, formado pelos três fundadores da empresa e outros sócios relevantes, analisa todas as respostas para selecionar os Rockers que serão stock option holders. É definido um múltiplo salarial individualmente. Para isso, o comitê de avaliação considera a performance do Rocker nos últimos 12 meses. Também são levados em conta o fit cultural da pessoa com a empresa e o quanto é considerada importante para o futuro da Rock.
Orgulho de vestir a camisa da Rock Content
O SOP estimula o intraempreendedorismo, o sentimento de ser dono da empresa. Com isso, mais do que nunca, os Rockers vestem a camisa da startup com orgulho. Isso de maneira literal e na prática. Os colaboradores da Rock amam camisetas. As blusas usadas no RD Summit e internamente pelo time da startup são famosas. Até hoje, já foram criadas cerca de 25 camisetas.
Para marcar a entrada dos Rockers no Stock Options Program, foi criada mais uma camiseta com conceito forte.
“Gostamos de fazer camisas porque é algo útil e que dura para sempre. A nossa camiseta representa o aumento potencial do valor das ações da Rock ao longo do tempo. É uma brincadeira com a tipografia da Bovespa, como se a Rock fosse uma empresa de capital aberto, uma das nossas grandes ambições”, explicou Nina.
A camiseta compõe um kit com outros mimos: uma caixa, uma placa, uma caneta e três adesivos. O SOP é formalizado em contrato e com outros elementos mais formais. Já o kit, é uma maneira de celebrar a entrada de novos membros no programa com mais identidade.
As distribuições de stock options na Rock são anuais e são anunciadas na reunião geral do segundo trimestre do ano.
“A Rock Content só chegou onde está hoje devido ao trabalho incrível de diversos profissionais e, para nós, é uma honra poder dividir um pouco da empresa com cada uma dessas pessoas. Queremos que quem foi importante no passado continue com a gente e cresça seu patrimônio, a medida que a Rock cresce!”, disse Nina.