Poliéster e poliamida: diferenças e semelhanças

poliamida ou poliéster

Poliéster e poliamida são dois tecidos sintéticos, talvez os mais usados entre as matérias-primas têxteis dessa categoria. Outra semelhança entre eles é a possibilidade de adicionar materiais como o dryfit, o queridinho dos atletas.

Esses dois tecidos são muito práticos, não amassam facilmente, dificilmente encolhem e secam rapidamente.

Por serem sintéticos, como todos os  outros tecidos fabricados industrialmente, absorvem menos água do que as fibras naturais. Ao mesmo tempo, as diferenças entre o poliéster e a poliamida começam aí. Na prática, essa baixa absorção da poliamida significa que a sensação térmica será mais agradável, terá a sensação de que não suou.

A poliamida foi o primeiro fio sintético do mundo, criado em 1930, o poliéster surgiu vinte anos depois, em 1950. A poliamida é considerada um tecido mais nobre, o toque tem maciez superior enquanto a sensação do poliéster em contato com a pele é um pouco menos delicada. Devido às características de cada um, o poliéster é mais em conta.

Peças de poliamida podem ser estampadas com silk e transfer litográfico, esse último é aquele que é danificado com o calor, por isso é proibido passar ferro quente sobre ele, não é durável. Esse tipo de transfer não tem uma durabilidade legal, assim, a W3 não recomenda nem utiliza esse processo nas peças produzidas na empresa, uma vez que . A sublimação não fica com boa qualidade nesse tecido, o aspecto da estampa fica lavado.

Já o poliéster recebe bem a sublimação, o silk e o bordado. Qual deles escolher para a sua peça vai depender dos seus objetivos e de outros fatores do tipo de poliéster escolhido. Se você está em dúvida de como personalizar sua peça de poliéster ou outras, falamos das opções de como estampar neste outro artigo.  

Poliéster ou poliamida, qual escolher?

A escolha entre o poliéster e a poliamida também dependerá das atividades desempenhadas com a peça, o objetivo com o uniforme ou roupa usada em eventos, quando o assunto é produção para empresas.

Importante ressaltar que existem poliésteres e poliamidas diferentes, alguns mais leves, outros mais encorpados, além das versões com acabamento dryfit de cada um deles. Todos os aspectos devem ser analisados no momento da escolha.  

Na W3, nosso time conhece tudo sobre esses tecidos e outras matérias-primas têxteis, está pronto para lhe ajudar a escolher a opção com melhor custo-benefício. Para ter nossa assessoria, basta entrar em contato.