Sua equipe orgulha-se de vestir a camisa? Reputação da empresa é decisiva no uso do uniforme!
A expressão “orgulho de vestir a camisa da empresa” é mais do que uma frase de efeito. E para o professor e publicitário Dôuglas Ferreira, o uniforme tem papel fundamental para despertar esse sentimento. Porém, é necessário mais do que oferecer uma peça bonita, de qualidade e adequada às funções da empresa. O empregador precisa dar motivos para o funcionário se orgulhar de andar pela cidade com a camisa de uniforme ao ir e voltar do trabalho.
Dôuglas cita o caso do Metropolitano, empresa que faz a gestão do metrô de Nova York, como exemplo de como os colaboradores se comportam de acordo com as ações das empresas. Na cidade, o metrô é histórico, assim como a ocupação dos vagões por sem-teto. Acontece principalmente quando as temperaturas tornam-se extremas no Inverno e durante a noite. No entanto, houve uma época em que o Metropolitano decidiu tomar medidas para impedir que pessoas em situação de rua ocupassem os espaços.
Símbolo de tudo que a empresa faz
Os funcionários, que antes transitavam com a camisa de uniforme por Nova York com orgulho, ficaram envergonhados. Assim, começaram a tirar o uniforme antes de voltar para casa. Dessa forma, só vestiam-no quando chegavam para trabalhar. Eles sentiram-se constrangidos pelas ações da empresa. Mas não foram apenas os funcionários que reprovaram a atitude da empresa. Os nova-yorkinos também mostraram-se contra a medida do metrô. A polêmica parou nos jornais, repercutiu bastante. A atitude foi tão mal vista que a empresa voltou atrás. Só depois disso é que os funcionários voltaram a vestir a camisa com orgulho.
“O uniforme do metrô de Nova York, naquela época, e tudo mais que era associado à empresa, foi considerado um símbolo de falta de empatia, humanidade. Os funcionários não queriam que esses valores fossem associados a eles. Andar uniformizado pela cidade podia até causar protestos. Isso porque os funcionários são uma espécie de representantes da empresa”, afirmou.
Reputação da empresa reflete no funcionário
O professor Dôuglas também falou sobre uma situação contrária. Aconteceu quando era funcionário de uma empresa muito admirada (a então LM Bike, hoje Sense Bike) em Lagoa da Prata, Centro-Oeste de Minas. As pessoas eram receptivas ao vê-lo com o uniforme do local. Sair com a peça ou ir a uma loja com o uniforme da LM refletia na maneira como ele era recebido. Tudo que a empresa representava refletia em como as pessoas enxergavam-no quando estava com a camisa da empresa.
Como dizia Napoleão Bonaparte:
Tornamo-nos o homem do uniformes que usamos (Napoleão Bonaparte)
Um dos sentidos da frase de Napoleão é que o uniforme é um código de comunicação importante. Se a pessoa que o veste está em uma empresa respeitada, o efeito é positivo. O uniforme provavelmente vai inspirar mais confiança do que quem está com um uniforme de uma empresa com a reputação manchada.
Estar uniformizado ainda significa que o colaborador está pronto para ajudar naquela empresa, recebeu treinamento e é qualificado para estar ali. A sociedade também vê isso com bons olhos. Citando outra frase célebre: “O trabalho dignifica o homem”.
Vestir a camisa por livre e espontânea vontade
Na DTI, cliente da W3, fazer o funcionário se sentir orgulhoso de onde está é um dos objetivos da empresa com as peças corporativas. Sem dress code, várias camisetas são confeccionadas. Só veste quem quer. Tanto que muitas das peças são comercializadas. No entanto, os colaboradores gostam e até pedem que mais remessas sejam feitas, como afirma a designer de experiências da DTI, Raquel Montenegro.
Outra meta com as camisetas, como afirmou Raquel, é que as pessoas no entorno da empresa fiquem curiosas. A intenção é que se perguntem: “quem são esses caras?”, frase que consta, em inglês, em uma das camisetas da DTI. Por estarem na Savassi, região que concentra muitos negócios em Belo Horizonte, a empresa tem, como intenção, mostrar que domina o setor. Para isso, é necessário mostrar o orgulho de fazer parte.
Como mostrado no exemplo do metrô de Nova York, até quando o uniforme é obrigatório, é necessário dar motivos para que o funcionário saia pelas ruas com a logo e cores institucionais estampada. O desafio é ainda maior se não o uniforme não é obrigatório, como na DTI.
Produzir camisetas legais em que o público interno se reconheça ajuda bastante a fazê-los vestir a camisa da empresa. Se no dia a dia há uma cultura de valorização, bom clima organizacional e política de valorização, engajar os funcionários torna-se muito mais simples. O que falta você fazer para sua equipe vestir a camisa com orgulho também?