Você olha o avesso da roupa antes de comprar? Deveria!

lado avesso de roupa - como deve ser

Como tudo na vida, a parte de dentro, o que não se vê de cara, é essencial, revela aspectos que não conseguimos avaliar ao ver só o que está mais visível. Com as peças de roupa não é diferente. Muita gente avalia apenas a beleza da peça e acaba levando para casa itens de baixa qualidade. Uma dica boa para levar uma roupa de boa para casa é olhar o lado avesso.

O cuidado com o acabamento é um dos indicativos mais fortes de que a peça tem qualidade. Se a costureira ou fábrica foi caprichosa na parte que ninguém vê, foi com toda peça ao confeccioná-la.

Pontos mais juntos

Quanto mais juntos os pontos, mais bem feita a peça é. Pontos mais espaçados têm vários motivos: desde pouco zelo de quem produz até economia, para gastar menos material.  Costureiras caprichosas e empresas comprometidas com a qualidade não economizam esforços nem materiais para entregar a melhor peça para o cliente. As costuras também devem estar retinhas, é outro sinal de zelo.

Bolsos forrados são outro indício de roupa de qualidade. Casas de botão também devem seguir a regra dos pontos bem juntinhos. Peças que têm bordado devem ter o avesso bonito, sem emaranhado de linhas.

O arremate também deve estar bem feito, sem linhas soltas. Um fio solto aumenta as chances da roupa estragar.

Caimento

Outro ponto importante no momento de decidir se leva ou não uma roupa para casa é o caimento. Uma roupa considerada de qualidade deve ter bom corte, pois se não tiver, corre o risco de a peça ficar encostada no guarda-roupa.

E só tem uma forma de descobrir se o caimento é bom: experimentando a peça. Uma roupa com caimento adequado te deixa elegante. Para saber se a roupa te favorece, sinta a peça no corpo. Para camisas com botão, movimente os braços e preste atenção se as casas dos botões não vão abrir.

Veja também se está tudo no devido lugar. A manga está torta ou rente ao ombro? Calças devem ter a barra um pouco mais comprida, exceto as capris. Se for o caso, mande para a costureira ajustar, é melhor do que quando faltam alguns centímetros.  

Observe bem as roupas na hora de comprar para ter peças que durem por mais tempo. Depois de levar para casa, cuide bem delas, demos várias dicas para você mantê-las conservadas neste link.