Novembro Azul: conheça a origem curiosa do movimento
Ao lado do Outubro Rosa, o Novembro Azul é uma das campanhas de prevenção mais fortes do Brasil. Tem razões muito justificáveis para isso. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no país, 42 homens morrem diariamente em decorrência da doença. Outro dado preocupante da SBU: esse tipo de tumor é a segunda maior causa de morte da população masculina brasileira.
A notícia positiva é que o câncer de próstata é um dos poucos cânceres que tem um exame próprio para identificá-lo de forma preventiva. Além disso, quando diagnosticado nos primeiros estágios a doença tem altas chances de cura, 90%, segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida.
A maior barreira para que esse câncer não mate tantos homens é o preconceito. Muitos não vão ao médico de maneira preventiva. Quando o assunto é o câncer de próstata as piadas sobre o exame do toque são frequentes. Por isso é tão importante apoiar a causa. Por mais que seja menos popular do que o Outubro Rosa, as palestras, fitinha azul no peito e camisetas, que trazem alertas sobre esse tipo de câncer, são muito importantes e cada vez mais comuns.
A motivação da campanha é exatamente a negligência masculina para os cuidados com a saúde, como vamos mostrar neste artigo.
História das campanhas de prevenção ao câncer de próstata
Com o nome de Novembro Azul a campanha só existe no Brasil. Foi lançada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado. Mas a campanha surgiu no país inspirada por uma iniciativa de dois australianos. E se você pensou que o mês de conscientização do Câncer de Próstata tem alguma relação com o período de reforço dos cuidados com o Câncer de Mama, seu palpite está certo.
Os australianos Travis Garone e Luke Slattery foram inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama. Algo peculiar na campanha para conscientização dos homens é que os australianos propuseram que cada apoiador deixa-se o bigode crescer no mês de novembro. Isso porque quando eles ostentavam um bigodão muita gente puxava assunto sobre o porquê da escolha que lembrava as décadas passadas, fora de moda.
A campanha foi batizada como Movember, mo remete à mustache e o restante ao mês, como você pode perceber. Além de adotar o visual, cada bigodudo deveria doar 10 dólares para a causa. No primeiro ano de realização do Movember, 2004, 30 amigos aderiram à causa. Atualmente, a campanha chegou em várias partes do mundo. Em algumas peças publicitárias, eles afirmam que o bigode é a fita deles (fazendo alusão ao Outubro Rosa e outras campanhas).
Outros movimentos, como o No-Shave November surgiram. A ideia é que os homens não se barbeassem e o valor economizado com barbeiro ou produtos fosse doado para instituições de combate ao Câncer de Próstata. No entanto, a campanha mais forte a nível mundial é mesmo a Movember.
O Novembro Azul é uma das campanhas mais fortes e genuinamente brasileiro
No Brasil, conforme consta no instagram do Instituto Lado a Lado pela Vida, o Novembro Azul chegou em 2011. Por aqui, a fita azul se popularizou. No entanto, é comum ver o símbolo atrelado ao bigode, que faz alusão ao Movember, a campanha australiana.
O foco do Novembro Azul é o câncer de próstata. Porém, outros temas sobre a saúde do homem, assim como acontece no Movember são abordados durante o mês de novembro.
Você veste esta causa? É cada vez mais comum que empresas levantem bandeiras, como mostramos neste outro artigo. No entanto, é preciso avaliar se a campanha está alinhada ao seu posicionamento. Leia nossa publicação para descobrir em quais causas vale a pena investir aqui.