Como a cor pode influenciar sua equipe e os resultados da empresa
Escolher uma cor, seja para um ambiente, uma logomarca ou o uniforme de sua empresa, é bem mais sério do que se imagina. As cores influenciam comportamentos, provocam sensações e transmitem mensagens. É por isso que é muito importante que você entenda como elas influenciam para fazer boas escolhas, elas podem ajudá-lo a conseguir chegar mais perto dos seus objetivos. Além disso, saber o significado das cores ajuda você a escolher a que esteja mais alinhada aos valores da sua organização e ao que você espera do seu time. É ainda uma oportunidade de proporcionar mais bem-estar para seus colaboradores.
Não é à toa que há profissionais e empresas que se dedicam ao estudo das cores, como a arquiteta Patricia Putz. Ela analisa as cores não apenas para os projetos arquitetônicos que desenvolve, mas para uso no dia a dia. Uma das principais referências dela é Osny Ramos, autor de cinco livros com estudos inéditos mundialmente embasados em cinco ciências. No final deste texto, você ainda encontra o significado de 23 cores segundo o estudioso.
Influência da cor para cada pessoa
O significado das cores é imutável, mas as sensações que elas provocam em cada um são variáveis.
“As cores emitem frequências que interagem conosco. Elas têm características específicas. Mas a maneira que empregamos essa cor faz muita diferença, até mesmo o tom de cada uma e como diferentes pessoas se conectam a elas é individual. Colocar um vermelho na academia, como uma cor estimulante para fazer exercício, e colocar o mesmo vermelho em um quarto tem outros efeitos”, explica.
Dessa forma, é necessário observar em qual contexto a cor será usada, qual a função do lugar em que ela será aplicada ou o que se espera de quem vai usar determinada cor.
Cor dos uniformes
Para escolher a cor dos uniformes, Patrícia recomenda, antes de tudo, ter como norte o bem-estar dos funcionários.
“As empresas precisam ter em mente que a cor vai influenciar toda a vida da pessoa. Depois há de se pensar no que ela espera das pessoas e no que tem a ver com a empresa. É preciso estar ciente de que a cor vai influenciar muito a produtividade geral da organização”, explica Patrícia.
Ela faz um alerta de que a cor influencia de maneiras diferentes a depender da personalidade do funcionário. Uma pessoa mais quieta de vermelho pode ter mais iniciativa, enquanto alguém mais acelerado corre o risco de se irritar mais facilmente.
Cor da roupa de trabalho para quem não tem uniforme
A dica de Patrícia para quem pode escolher cor vestir ao trabalhar é se observar, ver como você reage com cada cor no trabalho. Manter um diário com as sensações de cada tonalidade ajuda bastante a definir como cada um reage a cada cor.
“Para melhorar a percepção, no caminho do trabalho, tente esvaziar a mente para ficar mais aberto a tudo que vier. Uma meditação de cinco minutos focada na respiração é excelente. Na volta do trabalho, tome um banho, a água é ótima para limpar as energias, e finalizar suas análises”, afirmou.
As cores podem ser trocadas de acordo com o que a pessoa sente precisar. Abaixo, trazemos algumas definições de Osny Ramos para ajudá-lo na escolha. Lembre-se sempre de analisar como você reage a cada uma de acordo com seu perfil.
Significado das cores
Uma das maneiras interessantes de entender o significado das cores é observá-las na natureza. As percepções que temos sobre as cores têm a ver com a relação entre a cor e onde ela é encontrada e não interferência do homem. O verde, por exemplo, encontrado nas plantas, tem a ver com o princípio vital. O vermelho está relacionado ao fogo, à energia dele, transformação, dinamismo.
- ÁGUA‐MARINHA: limiar da pré‐humanidade; vida em transformação e mudança; poder de aprendizagem e transformação; desejo de falar
- AMARELO OCRE: força psíquica; poder da vontade; poder de memória
- AMARELO: psiquismo cósmico; Inteligência da selecção natural; sabedoria natural; identidade
- ÂMBAR: falsa aparência; sincretismo e alienação
- AZUL CELESTE: consciência cósmica; totalidade holística; solidariedade e fraternidade cósmicas; espiritualidade infantil; realismo cósmico
- AZUL: espiritual humano; o inteligível, o abstracto, o não‐físico; Intelecção e racionalidade ‐ conhecimento ‐ o homem pensa azul
- BRANCO GELO: debilidade do ser ‐ um caso de paralisia do ser; Falsa realidade ‐ invertendo hábitos; anulação da autoestima
- BRANCO: totalidade ‐ unidade; paz ‐ harmonia; pureza essencial; o ser, o absoluto, o uno
- CINZA: diminuição do ser; depressão
- ÍNDIGO: interioridade intelectual; intelecção profunda; intolerância intelectual
- LARANJA: desejo ‐ alegria ‐ prazer – otimismo; extroversão e simpatia; compulsão consumista
- LAVANDA: universo pré‐cósmico; exterioridade ontológica
- LILÁS: consciência do ser
- MAGENTA: princípio de afinidade cósmica; essência das coisas; tradição e ortodoxia; orgulho e opulência
- MARROM: densidade e solidez; sustentabilidade cósmica ‐ lugar do “embaixo”; bloqueador psíquico
- PRETO: ausência de exterioridade; introspecção e expectação; virtualidade e antecipação; medo expectante; esvaziamento de conteúdo psíquico
- PÚRPURA: gestação da matéria; imanência; tensão entre o sagrado e o profano; limite dos prazeres
- ROSA: princípio de atração; amor cósmico; sensibilidade; feminidade; submissão; delicadeza e ternura
- SALMÃO: fraqueza essencial; medo dos confrontos; a alma fraca do salmão
- TURQUESA: curiosidade intelectual ‐ intelectualidade infantil; credulidade ‐ desejo de realização espiritual; movimento e acção espiritual
- VERDE LIMÃO: inteligibilidade biológica; imaginário cósmico; terapêutica natural
- VERDE MUSGO: vida primitiva; detector de substâncias tóxicas; vida uterina
- VERDE: lugar cósmico da vida; eubiose e harmonia biocósmica; focalizador da percepção visual; esperança; generalidade e discrição
- VERMELHO: corporeidade material; expansão e movimento; indiscrição e extroversão; materialidade; apetite e instinto; beligerância e força
- VIOLETA: espiritual divino; conhecimento intuitivo; poder de meditação e contemplação; poder de elevação espiritual