A cor do uniforme nem sempre tem que ser a da logomarca

uniformes da oi - camisa polo e blusa de malha

A primeira cor que se pensa no momento de produzir o uniforme é a que predomina na logomarca da empresa. No entanto, ela nem sempre é a melhor escolha. Via de regra a logo aparecerá na peça, de maneira mais ou menos destacada e a tonalidade dela pode ser um detalhe, tudo depende de alguns fatores: objetivo e uso são os principais.

Tanto é que as empresas têm um manual de marca com aplicações diferentes. Assim, há possibilidades diferentes previstas já na concepção dos logos. É importante respeitá-las para não descaracterizar as marcas e reforçar a identidade delas. No entanto, é preciso saber que a logo oficial não restringe a escolha da cor do uniforme.

As cores principais da Coca-Cola, por exemplo, são vermelho e branco. Entretanto, a marca já fez uniformes com tonalidades variadas, como as peças produzidas pela W3 mostram, existe até uma peça preta com cinza.

cor de uniforme - preto da Coca Cola
Exemplo de uniforme em cor diferente da logo à esquerda. Foto: Wagner Tamietti

A Oi é outro exemplo. A marca tem uma grande variação de cores de uniformes e de aplicação da marca, como mostrado abaixo.

uniformes da oi - camisa polo e blusa de malha
A Oi tem até logos aplicadas em cores diferentes, assim como uniformes. Foto: Wagner Tamietti

A Unimed que tem o verde como cor predominante tem várias tonalidades de uniforme.

uniformes da unimed camisa polo e blusa social
Cores de uniforme da Unimed variam de acordo com função. Foto: Wagner Tamietti

Cor para organizar

Muitas vezes, a cor é definida pelo setor. O branco, por exemplo, predomina nos uniformes da área de saúde e cozinha. Em uma empresa que tem linha de produção, quem trabalha com manutenção de máquinas provavelmente vestirá uma cor diferente daqueles que desempenham funções no escritório. Quem trabalha com manutenção vestirá tons mais escuros, já que lida com materiais que sujam o uniforme de forma mais evidente.

A cor ainda pode ser uma maneira de organizar o que cada setor faz. É possível que o time comercial trabalhe com uma tonalidade diferente de quem está na produção. Em eventos, o mesmo acontece com pessoas responsáveis por áreas distintas. Organizadores usam um tipo de uniforme, quem está na linha de frente outra e assim por diante.  

Cor para transmitir mensagens

As cores também são usadas para ajudar a definir conceitos e até a ambientar as pessoas. O Clube Atlético Mineiro, por exemplo, optou pelo laranja na Feijoada do Galo, uma cor que foge bastante do clássico preto e branco do time, mas transmite a ideia de festa, alegria, descontração.

feijoada-do-galo-2016

Para escolher a cor ideal do uniforme da sua empresa ou peça de evento, marque uma reunião conosco! Temos uma equipe com anos de experiência no assunto e um portfólio com exemplos para te inspirar.