Como lavar roupas de algodão

como lavar roupa de algodao

O algodão é uma fibra natural e nobre. As roupas de algodão tem bom caimento e um dos toques na pele mais suaves. Por isso, peças íntimas feitas com a fibra são tão comuns, significam conforto.

No entanto, as roupas de algodão requerem cuidados específicos, caso não sejam tomados, na primeira lavagem você corre o risco de estragar e até perder a peça. Como toda fibra natural, o algodão tende a encolher. Esse é o motivo, inclusive, de muitas peças serem pré-encolhidas antes de irem para as lojas. Tal informação vem na etiqueta das roupas.

Mesmo se for pré-encolhida, é necessário ter cuidado com a roupa de algodão. Outra indicação importante na etiqueta é se a peça pode ser lavada com água quente ou fria, isso será determinado pelo processo de pré-encolhimento feito ou não pelo fabricante. Assim, é essencial que você leia a etiqueta e siga a recomendação. Na dúvida do significado dos símbolos, consulte nosso artigo com a tradução de todos.

Independente de ter sido pré-encolhida, uma camisa de algodão, por exemplo, deve ser colocada na máquina no modo de lavagem para roupas delicadas, senão as fibras do tecido se rompem e a roupa pode perder a forma original, além de apresentar bolinhas e desbotar. Outra recomendação é dissolver bem o  sabão em pó para que o produto não agrida o algodão. Uma proibição para roupas de algodão é não utilizar nenhum produto que contenha cloro.  

Peças coloridas devem ser lavadas separadamente, em especial nas primeiras lavagens para não manchar as outras peças. Deixar as roupas do avesso também contribui para mantê-las como novas.

Usar um bom amaciante ajuda a realinhar as fibras da roupa de algodão, além de perfumar a peça e facilitar o  trabalho no momento de passar. Um cuidado é diluir o amaciante e não jogá-lo diretamente sobre as roupas. Vale, inclusive, para peças com qualquer matéria-prima.   

Para secar, deixe as roupas de algodão à sombra. Elas amarrotam, mas use o ferro em temperatura baixa para evitar o rompimento das fibras. Outro cuidado que evita o trabalho no momento de passar a roupa é colocá-las com cuidado no varal.

Quando for retirá-las, dobre-as bem para facilitar a passagem.     

Siga as dicas de como cuidar das roupas de algodão e desfrute das delícias de estar com peças desse material por mais tempo!