Aprenda a guardar fantasias de Carnaval e acessórios da maneira correta
Você sabia que roupas guardadas estragam mais do que aquelas que usamos com frequência? É por isso que é necessário cuidado especial com a higienização das peças e atenção em como guardar.
Para te ajudar a aproveitar as fantasias de Carnaval e acessórios da folia por mais tempo, entrevistamos a personal organaizer Júnia Dias. Em alguns casos, é necessário até tirar as peças de vez em quando para tomar sol. O lado bom disso tudo é que você se lembra dos bons momentos nos bloquinhos, né?
Veja em quais casos esse cuidado com as roupas de Carnaval e acessórios é necessário e os outros procedimentos indicados por quem entende do assunto.
W3: Quais os cuidados gerais para guardar fantasias de Carnaval?
Júnia Dias: Por se tratar de peças pouco usadas, há cuidados essenciais para guardar fantasias de Carnaval. O ideal é que se lave antes de colocar no guarda-roupa ou em caixas (o local vai depender do tipo da peça, como vou mostrar adiante). Mas deixe secar bastante para não correr o risco de ter umidade e posteriormente mofar.
Dê preferência para lavar as peças manualmente. Uma vez que costumam ser bem delicadas e conter pedrarias.
W3: Como guardar fantasias com tule?
Júnia Dias: Tule é um tipo de tecido muito fino e por se tratar de “fantasia”, peças pouco usadas no decorrer do ano, a sugestão é guardar em saco de TNT, evitando dobras.
O saco em TNT permite que a peça respire evitando, assim, o mofo.
W3: Como fazer para conservar fantasias com lantejoulas?
Júnia Dias: Atentar sempre ao que diz a etiqueta quanto ao processo de lavagem. Normalmente, não se deve passar a ferro quente. Outra dica é evitar pendurar em cabides, porém, ao dobrar, evite fazer frisos. Opte por uma dobra mais enroladinha e acondicione em sacos de TNT.
W3: Como fazer com roupas de Carnaval que têm pedrarias?
Júnia Dias: Normalmente, as pedrarias pesam no tecido. Logo, evite pendurar em cabides para não deformar os ombros. Caso tenha bojo, não amasse ou dobre-os.
Dobre da parte de baixo para cima (vestido ou blusa) de maneira a ficar mais enroladinha e formar um volume próximo ao bojo. Assim, ele se sustentará.
E, novamente, use sacos em TNT para proteger.
W3: Quais os cuidados com acessórios que têm pena?
Júnia Dias: Guarde em caixas que o possibilitem ficar bem abertos, nunca amasse ou dobre nenhuma parte. Evite colocar peso por cima destes objetos.
Deixe, sempre que possível, tomar um pouco de sol. Isso evitará que pegue aquele cheirinho desagradável de pertences guardados.
W3: Qual a maneira correta de guardar arquinhos?
Júnia Dias: Passe um paninho umedecido em água e vinagre (medida de 1 por 1 , exemplo: 100ml de água para 100ml de vinagre de álcool) e depois deixe secar ao sol.
Nunca guarde-os ainda umedecidos.
Cuidar de roupas e acessórios é sustentável e gera economia
Seguindo todas as recomendações, você poderá aproveitar as fantasias por muitos carnavais, festas temáticas e outras ocasiões que as roupas e adereços forem bem-vindos. Nós vemos o cuidado com roupas e acessórios como um ato sustentável.
Além de poder usar as roupas de Carnaval por mais tempo, você ainda poderá emprestar para os amigos de forma a fazer um rodízio de roupas e apetrechos da folia na turma. Assim, não precisa renovar todas as peças anualmente.
Ao usar a criatividade (e com uma boa costureira), você também pode fazer os pequenos reparos que forem necessários e renovar a peça toda com customização nos próximos anos.
Coloque as dicas em prática, ajude a preservar a natureza e economize!