5 pontos que empresas humanas levam em conta para escolher o uniforme

como escolher uniforme para empresa

Oferecer uniforme tem inúmeros benefícios para o funcionário e a empresa. Evita erros e dúvidas no momento de escolher a roupa para o trabalho, além de gastos com o vestuário. No entanto, as empresas com gestão humanizada, que se preocupam com o bem-estar do funcionário, conseguem oferecer muito mais ao colaborador, pois se preocupam muito mais do que com a beleza da peça.

O uniforme é a roupa que o funcionário usará por mais tempo, pois sai para o trabalho e volta para casa com ele. A qualidade da peça interfere até mesmo na produtividade, já que colaboradores satisfeitos rendem mais.

Abaixo listaremos alguns pontos fundamentais a serem analisados na hora de escolher o modelo e materiais do uniforme.

Legislação sobre uniforme para a atividade

Algumas atividades e áreas de trabalho tem legislação específica para os uniformes. Normalmente, são leis que protegem o trabalhador ou pessoas que precisam de cuidados maiores, é o caso das crianças e adolescentes com os uniformes escolares. Como mostramos neste artigo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT) fez um estudo com pais, alunos, educadores e Associação Brasileira de Vestuário(Abravest) para mostrar quais características devem ter os uniformes das escolas.

Trabalhos mais arriscados, em fábricas, de eletricistas e outros também têm legislação específica.

Conforto térmico

É importante estar atento ao quanto a matéria-prima escolhida retém calor. Em um país como o Brasil, predominantemente quente, uma malha ou tecido que proporcionam um conforto térmico maior é a escolha mais certa.

Segundo um estudo publicado na revista científica americana Nature Climate Change, colaboradores que sentem menos calor são mais produtivos.

O Dryfit tem sido muito usado por isso. Nas camisas polo, um dos modelos mais usados em uniformes, a malha tem tomado o lugar da matéria-prima utilizada tradicionalmente, que é mais quente. O resultado estético é praticamente o mesmo, como já mostramos neste artigo.

Muito frio também deixa o funcionário desconfortável. Neste caso, o ideal é ter um casaco oficial da empresa, como complemento do uniforme.

Modelos confortáveis e com bom corte

Mesmo com uma matéria-prima que não retenha calor e que dê o caimento esperado, é importante pensar em modelos e cortes confortáveis. Até as roupas conhecidas por deixarem as pessoas menos a vontade, um bom corte melhora bastante, além de deixar a peça melhor no corpo.

Também é muito importante pedir a peça piloto antes da confecção geral do uniforme, pois é ela que mostrará se há ajustes a serem feitos e se tudo que foi pedido foi seguido.

uniforme social feminino fabricado pela W3 Uniformes
Uniforme social produzido pela W3

Gosto de vestir a camisa

Uniformes bonitos deixam os funcionários mais satisfeitos. O ditado “vestir a camisa” ganha outro sentido. Ao aliar moda e demandas dos uniformes é possível conseguir peças muito interessantes, como as das fotos abaixo.

Uniforme para gestantes

Como todos sabem, o corpo da mulher grávida muda bastante e a gestação provoca desconfortos inevitáveis. Ter um modelo de uniforme para gestantes, evita que elas tenham uma preocupação a mais, tanto com o desconforto quanto com comprar peças específicas para trabalhar durante a gravidez. A empresa também é beneficiada, já que a funcionária continuará a ir uniformizada como os demais colaboradores.   

uniforme bata para gestante do Epa
Bata para gestante produzida pela W3 para o Epa Supermercados

Preste atenção a esses pontos e proporcione muito mais conforto e produtividade para seu funcionário. Caso queira orientações específicas para o uniforme da sua empresa, agende um horário conosco