Como descobrir se a roupa solta tinta

Lavar roupas brancas separadas das coloridas é uma dica que até quem nunca lavou roupa sabe. No entanto, é importante saber se uma peça solta tinta antes de colocá-la na máquina para evitar que roupas de cores diferentes, mesmo se não forem brancas, manchem as demais. Até mesmo uma roupa do mesmo tom, mas com variações, podem danificar uma peça. Por exemplo: uma blusa rosa mais clara com uma rosa pink.

Para evitar estragos, siga os seguintes procedimentos:

  1. Umedeça um pedaço da roupa
  2. Coloque um pano branco sobre a roupa
  3. Passe a ferro o local onde está o pano branco

Se o pano branco ficar manchado pela peça colorida é sinal de que solta tinta. Uma observação: na primeira lavagem é normal que isso aconteça. Por isso peças coloridas devem ser lavadas separadamente, talvez até individualmente da primeira vez. Da segunda vez que for lavar a roupa em diante faça o teste novamente para evitar surpresas desagradáveis.

Cuidados para lavar roupa que solta tinta

A primeira dica é separar as roupas com tonalidades mais claras das mais vibrantes. Depois, vire as peças do lado avesso. Em seguida, coloque as peças coloridas na máquina com água fria.

Na hora de secar não deixe as roupas coloridas expostas ao sol e evite secá-las na máquina. Quando tirar as peças do varal tome o cuidado de dobrá-las para evitar dificuldades no momento de passar.

Esse procedimento traz outro benefício: evita que o ferro tenha que ser usado em temperatura alta ou até torna desnecessário passar a roupa. Calor e roupa colorida tendem a não combinar!

Leia as instruções da etiqueta

Para conservar melhor qualquer tipo de roupa, leia sempre a etiqueta e siga as instruções. Os símbolos nas etiquetas trazem instruções valiosas para a conservação das peças. Já mostramos neste outro artigo o significado de cada um deles.