Cor do ano 2020 Pantone: Classic Blue – descubra significados do tom
A Pantone divulga qual cor traduz o espírito do tempo todo início de dezembro. Para 2020, a cor escolhida é o Classic Blue. A primeira cor do ano Pantone também foi um azul – o Cerulean. As mensagens que a cor transmite lembram o significado da tonalidade que inaugurou a tradição da instituição que mais influencia as paletas da moda, arte, design e decoração.
A Pantone definiu a Classic Blue como “uma presença tranquilizadora que instiga calma, confiança e conexão”. O Cerulean, um azul mais suave, veio para transmitir a mensagem de que tudo ficaria bem. Na época, virada de 1999 para 2000, o mundo temia o bug do milênio, que ameaçava causar enormes danos em computadores.
Agora, os desafios são outros, mas a humanidade precisa de serenidade e mais clareza da mesma forma, talvez, até mais do que naquele tempo. A mensagem da Pantone também mostra o quanto precisamos ser mais profundos (como os oceanos de tom azul), sair da superficialidade que impera atualmente.
“O Classic Blue nos encoraja a olhar além do óbvio, a expandir nossos horizontes, nos encorajando a pensar profundamente, abrir nossa perspectiva e melhorar a comunicação” adiciona Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone.
A cor inaugural da Pantone foi inspirada no céu, pois toda vez que estamos ansiosos olhamos para o alto para buscar respostas e tranquilidade. O mar também é uma grande influência. A Classic Blue também lembra tonalidades do céu, mas em outro período do dia, entre o entardecer e anoitecer. A imagem usada pela Pantone nas mídias oficiais da instituição, inclusive, lembra o céu neste período.
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Por que a cor do ano faz tanto sucesso?
A cor do ano realmente passa a ser muito usada depois que a Pantone divulga o tom. Isso porque pesquisadores da empresa fazem pesquisas frequentes para captar as tendências. Eles não criam do zero, mas traduzem algo que transmite as mensagens necessárias para a época e que já vem sendo usado.
Antes do Classic Blue ser divulgado como a cor do ano 2020, já havia uma aposta de que seria um tom de azul. A Pantone disse ao New York Times que este tom não evoca a tristeza como certas nuances do tom. A própria publicação já havia usado o Classic Blue em um ensaio e trouxe como ilustração da matéria que divulga a cor algumas aplicações já usadas. O uso mais familiar da cor do ano é pela marca Pepsi.
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O New York Times afirmou que a cor é usada para acalmar, pois vivemos tempos difíceis.
Variações do Classic Blue
Como acontece todo ano, além da cor exata eleita pela Pantone, toda cadeia de criação viaja em variações do tom principal. Com o living coral foi mais ou menos assim. Várias marcas estavam utilizando tons de laranja e a escolha da Pantone veio consolidar a cartela da cor.
Então, prepare-se para ver muito azul, mais do que já estamos vendo, de agora em diante.
Classic Blue: código Pantone
19-4052 é a numeração que identifica o Classic Blue. Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da escala Pantone. Ela proporciona fidelidade das cores escolhidas e reprodutibilidade em escala. Assim, fica mais fácil para que os seus fornecedores apliquem exatamente a cor que você deseja. Na W3 Uniformes, usamos o Pantone e quando o cliente não sabe qual o código trabalhamos por aproximação do tom para as demais produções sigam um padrão. A repetição exata do tom é importante para consolidação da marca na cabeça do público. Quanto mais o cliente ver o mesmo tom em suas peças, mais ele vai associar a sua marca.
Tudo sobre o azul
Coincidentemente, a W3 tem um artigo com todos os significados da cor azul. Leia e fique ainda mais antenado sobre as mensagens e sensações que essa cor transmite.