Boné: de acessório de trabalho à moda e publicidade
O boné é sinônimo de estilo entre os jovens, proteção contra o sol e também de boa opção de brinde. Ao olhar para a história desse acessório é fácil entender porque a peça passou de funcional a estilosa. Então, vamos ao início de tudo. O acessório tem tudo a ver com uniforme por dois motivos. Os primeiros bonés eram feitos de malha, uma espécie de casquete para proteger do sol, usado por profissionais da indústria, que trabalhavam em locais abertos, o boné era um dos principais itens do vestuário para evitar queimaduras nesses trabalhos.
A segunda razão que aproxima os bonés dos uniformes é a popularização deles. Ocorreu no século XIX, nos Estados Unidos, quando começou a ser usado por jogadores de baseball em diversas partes do país. Ele tem como função inicial proteger o rosto e olhos das luzes solares, porém, ao ser usado no universo esportivo, também teve o papel de reter o suor, com uma praticidade maior do que a do chapéu e com um estilo inconfundível.
O material utilizado nos bonés quando surgiram era bem diferente do que é visto hoje, pois usava-se uma palha e depois uma lã mais maleável. A relação do boné com estilo veio apenas no final dos anos 1940, quando começaram a ser produzidos com outros tecidos e, posteriormente, com algumas estampas. Somada essa evolução ao uso pelos ídolos de baseball, o boné finalmente caiu na graça da galera. Daí para ser usado como brinde foi um estalar de dedos.
BONÉS COMO BRINDES
Os brindes são uma forma muito eficiente de fidelizar o cliente, como já mostramos neste outro artigo. O cliente que recebe um brinde da sua empresa, como um boné, tende a ser mais leal em relação à marca, além de, é claro, desfilar com sua logo por aí, uma publicidade fácil e eficiente.
Algumas marcas atendidas pela W3 Uniformes, como Iveco, Fiat, Sicoob e várias outras usaram o boné como forma de fixar a marca. Por ter grande aceitação do público, foi sucesso.
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