Uniformes para indústria metalúrgica: segurança e conforto
Uniformes para indústria metalúrgica complementam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Eles são muito importantes para a segurança do trabalhador e para deixá-lo confortável para executar suas tarefas. As peças também devem ter atributos que deem resistência aos uniformes, já que o ambiente tem diversos materiais abrasivos, maquinário cortante e atividades que provocam desgaste nas peças.
Há quem pense que uniforme para indústria metalúrgica é simples, não demandaria nem um texto como esse para falarmos sobre o que não pode faltar nas peças. No entanto, ele merece toda atenção. Afinal, vai interferir no bem-estar e segurança da sua equipe, essenciais para um time produtivo, um bom clima organizacional e, principalmente, um ambiente seguro.
É uma peça utilitária, mas também pode reforçar a marca da metalurgia.
Quer saber como ter segurança, conforto e muito mais com esses uniformes? Fique com a gente até o final deste artigo e veja!
Uniformes para indústria metalúrgica: segurança é tudo
O ambiente das metalurgias é permeado por vários riscos. Ferro gusa, fogo, produtos químicos, equipamentos e outros podem colocar o trabalhador em perigo. Assim, o uniforme funciona como uma segunda pele do trabalhador. Antes de atingi-lo diretamente, materiais perigosos ficam nas peças que o colaborador usa, o que evita ou minimiza acidentes.
Há alguma regra para uniformes de indústria metalúrgica?
Por ser uma indústria, o uniforme é obrigatório nas metalúrgicas, conforme determina a Norma Regulatória 24 (NR-24). A norma regulatória também prevê propriedades antichamas, anticorrosão e antiestática. Assim, é recomendável que as metalúrgicas adicionem esses recursos às peças para maior proteção do colaborador.
A NR-24 orienta para o fornecimento de peças suficientes para todos os dias de trabalho. Dessa forma, o mais indicado é um uniforme por dia, já que é um trabalho com muitas atividades desgastantes e sujidades. O colaborador também transpira bastante.
Peças de uniformes para indústria metalúrgica
Há peças bem específicas para a indústria metalúrgica. Seguir o padrão é o mais indicado para garantir segurança aos trabalhadores. Existe um motivo para essas peças serem tão populares no segmento: são eficazes.
Macacão de Brim
O brim pesado é um excelente material para proteger o trabalhador nas metalúrgicas. O macacão é uma das peças mais utilizadas. Tem como benefício ser bem fechado, assim, quem trabalha com solda e materiais corrosivos corre menos risco de ter a pele atingida. A gramatura deve ser maior justamente por esse motivo.
Também é recomendável fechamento à frente, o que facilita retirar se houver alguma emergência. Para maior conforto do trabalhador, peças com bom corte é essencial. Também é indicado fornecer segunda pele de algodão ou outra malha com bom percentual de fibra natural. Com o macacão e a segunda pele, o trabalhador estará protegido duplamente.
Conjunto de brim
Calça com guarda-pó é outra opção para as metalúrgicas. É um pouco menos usado por ser menos fechado, um pouco, que os macacões. O brim deve ser pesado para não desgastar tão facilmente e proteger mais o trabalhador.
Tanto o conjunto quanto o macacão, em geral, são cinza, azul-marinho, pardos ou laranja. A personalização, quando há, fica por conta do silk com nome da empresa e função do colaborador, em alguns casos.
Peças de manga longa
Nas metalúrgicas, o ideal é que os uniformes sejam de manga longa. Isso porque os braços do colaborador ficam mais protegidos. A segunda pele, especialmente nos conjuntos de brim, é muito bem-vinda para adicionar uma camada extra de proteção.
Calças com proteções
Nas calças pode-se adicionar faixas refletivas para equipes que trabalhem em locais escuros. O mesmo recurso pode ser usado nos macacões ou guarda-pós.
O que não é recomendado em uniformes de metalúrgica
Tão importante quanto saber o que não pode faltar nos uniformes de siderúrgicas, é entender o que é contraindicado.
Camisa de malha
A camisa de malha só deve ser usada como segunda pele, no chão de fábrica, pelo menos. Ela deve ficar restrita aos ambientes administrativos. E as pessoas que vestem malha devem se manter distante dos lugares onde há material perigoso. Se necessário, devem vestir peças especiais quando entrarem nesses ambientes.
Regatas
As regatas, por deixarem os braços completamente desprotegidos, são as peças menos indicadas para as metalúrgicas. Mesmo em um ambiente quente, a segurança é prioridade. Assim, os metalúrgicos precisam se acostumar aos macacões e conjuntos de brim pesados, mais os EPIs.
Bermudas
A bermuda já é controversa na maioria dos ambientes de trabalho, há alguns ambientes em que ela é bem-vinda, normalmente, empresas mais despojadas. Além de não estar alinhada à imagem das metalúrgicas, as bermudas deixam o colaborador sem recursos para se protegerem.
Calças ou blusas de tecidos finos
A gramatura dos tecidos é muito importante nos uniformes das indústrias metalúrgicas. Elas garantem mais proteção para os funcionários do local. Dessa maneira, escolher matéria-prima mais espessa é o caminho certo. Por isso, falamos muito sobre o brim pesado.
Esse cuidado também vai ajudar o uniforme a ter uma durabilidade maior, já que é um tipo de peça corporativa que demanda muitas lavagens e mais atrito para a limpeza. Assim, é necessário que o material seja resistente.
Tecidos com gramatura menor tendem a ser mais baratos, porém, essa economia significa mais riscos para o colaborador e menos durabilidade, o que vai gerar necessidade de reposição mais frequente. O famoso “barato que sai caro”.
Uniforme não substitui EPI
Os uniformes para metalúrgica colaboram para a segurança do trabalhador. No entanto, em nenhuma instância, substituem os EPIs. Eles são imprescindíveis para protegerem o colaborador da maneira certa. Luvas, capacetes, óculos de proteção, sapatos apropriados e outros itens obrigatórios jamais podem ser negligenciados.
Assim, os uniformes de qualidade e os EPIs se complementam.
Solicite seu orçamento de uniformes na W3!
Faça as peças da sua metalúrgica com quem é especialista em entender as demandas de cada cliente. A W3 coloca o bem-estar e segurança das pessoas em primeiro lugar, independente do setor. Temos um parque fabril com capacidade produtiva de até 50 mil uniformes por mês, sem perder a excelência.
Esperamos seu contato!