Uniformes para eventos: saiba porque fazer e como vestir sua equipe
Eventos, feiras e congressos de negócios são sempre uma oportunidade para divulgar a marca, tornar seus produtos conhecidos e aproximar-se mais do público. É por meio de encontros como esses que profissionais apresentam suas empresas para possíveis clientes e aumentam o seu engajamento. Por isso, estar bem apresentável é fundamental, objetivo que pode ser alcançado com o uso de uniformes para eventos.
A confecção de trajes para essas ocasiões é uma alternativa que faz toda a diferença. Além do fator identificação, as peças demonstram um cuidado a mais da marca com a própria identidade.
Em geral, elas são feitas exclusivamente para o evento. Mas podem ser usadas depois, o que relembra a mensagem do evento e continua a divulgar sua marca. Assim, é possível criar uniformes específicos, de acordo com o tema da conferência, além de camisetas promocionais e para brindes. Essa, inclusive, é uma forma de fortalecer a marca e fazer com que os participantes entrem no clima.
Neste artigo, vamos mostrar outros motivos pelos quais investir em uniformes para eventos é tão importante. Também daremos dicas de como criar as melhores peças para essas ocasiões. Acompanhe!
Uniformes para eventos: a qualidade do evento começa aqui
Os uniformes para eventos possuem a mesma relevância dos trajes para qualquer outro segmento ou ocasião. Além de funcionarem como um cartão de visitas para a empresa, é por meio deles que a marca reforça sua identidade e seus valores.
Em feiras, seminários e outros eventos, ainda existe um plus: as peças ajudam na organização e atuam como parte do diferencial do evento. O representante do negócio, ao andar com a camisa feita especialmente para aquela ocasião, será facilmente identificado como uma pessoa que pode dar informações sobre a marca, ainda que tenha saído do stand ou do local destinado para a exposição dos produtos.
Dicas para criar uniformes para eventos
O sucesso dos uniformes para eventos depende das escolhas feitas na hora da confecção. É preciso pensar no tecido, nas cores, na personalização e em outros detalhes que fazem diferença no resultado da peça. Mas, antes de qualquer coisa, é importante considerar o tipo de evento e o próprio estilo da empresa.
Feiras como Bienal do Livro ou eventos mais despojados, para gamers ou geeks, por exemplo, dispensam o uso de uniformes sociais. Já em ocasiões corporativas mais formais, com empresas que têm essa característica, voltadas para networking e fechamento de negócios, o ideal é investir em um dress code mais formal. Confira algumas dicas para acertar na escolha do seu uniforme.
Personalização dos uniformes
A dica de considerar o tipo de evento e o segmento da empresa se aplica aqui também, esse é o ponto de partida para a confecção das peças.
Além disso, lembre-se de considerar a identidade visual da marca, pois é ela quem vai caracterizar o uniforme como sendo seu. É interessante que a logo e as cores estejam presentes nele, mas outras informações e elementos visuais também podem ser adicionados.
Também é importante verificar a temática do evento, pois, em alguns casos, é possível pensar em peças mais criativas. Feiras e conferências de marketing digital estão na lista dos eventos que permitem uniformes mais divertidos, com estampas e cores diferentes. Foi exatamente isso que a Rock Content fez no RD Summit, o maior evento de marketing digital da América Latina. As camisetas foram inspiradas nas séries e filmes mais adoradas pelo público. O resultado ficou incrível e as peças fizeram sucesso entre o público presente e os próprios colaboradores que as vestiram.
Tecidos
Outro ponto de atenção para uniformes para eventos são com relação aos tecidos. Geralmente, feiras, conferências e congressos costumam ocorrer por mais de um dia, a rotina é pesada e exige bastante do colaborador. Por isso, o ideal é que o traje usado seja o mais confortável possível.
A escolha, no entanto, deve ser baseada no clima da região em que ele será realizado, a época do ano, além do custo-benefício e as características estéticas do material têxtil. As atividades desempenhadas pelos colaboradores também precisam ser consideradas. Dedicamos um artigo no qual falamos sobre os principais tipos de malhas e tecidos, muitos deles, inclusive, podem ser usados para eventos.
Tipos de blusas para uniformes para eventos
Existem diversos modelos de blusas que podem ser usadas como uniformes em exposições, seminários e outros eventos corporativos. As camisetas de malha, por exemplo, são uma excelente opção para empresas com um dress code mais casual, que participem de eventos com uma temática mais descontraída. Já as camisas sociais são indicadas para feiras de negócios, que pedem um visual mais sofisticado e formal. As blusas polo, por sua vez, podem ser usadas nas duas ocasiões, já que o modelo transita entre os dois estilos.
O que vai definir se a peça atende a uma reunião mais formal ou casual são os detalhes escolhidos durante a confecção e, as peças complementares, inclusive acessórios.
O que considerar ao fazer uniformes para eventos
Outros fatores devem ser considerados ao criar uniformes para eventos. São esses cuidados que ajudam as empresas a alcançarem seus objetivos com as peças. Confira quais são.
Analise bem o público-alvo
Eventos específicos possuem públicos específicos. Em exposições temáticas, como as do universo geek, o alvo costuma ser jovens e adultos. Assim, se sua marca atua no segmento, invista em peças das quais os participantes se sintam representados.
Já conferências mais formais, voltadas para o seu setor, tendem a contar com a presença de outras empresas, pessoas que atuam na mesma área ou que se interessam pelo assunto. Portanto, aposte em uniformes que atendam a esse público e sigam o mesmo estilo do evento.
Escolha as cores e tecidos
Como já dissemos, o ideal é que as cores do traje sigam as mesmas da identidade visual da marca. Esse cuidado faz com que ela seja ainda mais reforçada e que os convidados a reconheçam facilmente.
Os tecidos, por sua vez, devem ser escolhidos com atenção, pois essa decisão implica diretamente no conforto dos colaboradores e na imagem que a empresa deseja transmitir com as peças. Por isso, se achar necessário, conte com a ajuda de um profissional para te orientar quanto à escolha do tecido ideal para você. Na W3, temos uma equipe de consultores pronta para esclarecer suas dúvidas e auxiliá-lo em todas as fases de criação dos uniformes.
Crie uma entrega de uniformes personalizada
A empresa também pode pensar em formas criativas e personalizadas para fazer a entrega dos uniformes. Nesse caso, além dos colaboradores, as peças podem ser usadas pelos participantes e compor o kit do evento.
A Rock Content, por exemplo, aproveitou a vibe criativa das camisetas para pensar em um método diferente para entregar aos convidados. A marca criou uma roleta com vários brindes, dentre eles, as blusas que fizeram tanto sucesso entre o público. Bastava apenas que a pessoa girasse a roleta para concorrer ao mimo.
Assim, pense em algo interessante, que cative os participantes e represente a sua empresa.
Invista em modelos diferentes dos usados na empresa
Também é interessante investir em uniformes personalizados para essa ocasião em específico. Por se tratar de um evento, a empresa pode optar por escolher modelos, cortes, e estampas diferentes para as peças. Ou seja, fugir do estilo tradicional, usado pelos colaboradores no ambiente de trabalho.
Em nosso portfólio, temos várias inspirações de uniformes para promotor, responsável por representar sua marca em ações criativas em feiras, encontros e congressos. Clique aqui para conferir e inspire-se!
Faça seu orçamento de uniformes para eventos na W3!
Nós podemos ajudá-lo a ter um uniforme que vai reforçar sua marca, cativar o interesse do público em conhecer seus produtos e manter sua equipe confortável durante uma exposição ou conferência.
Nossos consultores também ajudam a entender quais as melhores escolhas para a confecção dos seus uniformes para eventos. Fale com a gente e peça um orçamento!