Uniforme estampado, por que não?
As estampas são um tabu no mundo empresarial e até no dia a dia. Não é grande o número de corporações que sustenta um uniforme estampado ou uma produção com mais informação. Segundo a estilista e consultora de moda e estilo Deborah Avelar, isso acontece porque sempre foi mais fácil combinar cores, principalmente as mais neutras, do que estampas. Por isso, elas são vistas como limitador dentro das empresas, já que chamam muita atenção e são mais cansativas.
Porém, quem usa as estampas nas peças corporativas sai do lugar comum. Esse é o motivo, inclusive, pelo qual os uniformes estampados têm sido considerados. Com cuidado e, de preferência, a ajuda de um profissional de moda e estilo, é possível chegar a um resultado interessante.
Estampas nos uniformes: porque sim
As estampas mostram que a empresa tem identidade. Um dos exemplos de uniforme estampado de sucesso é da Azul Linhas Aéreas. Quando foi lançado, o uniforme chamou atenção e apesar de já ter sido substituído, é lembrado até hoje. A empresa que ousa dessa maneira com as estampas torna-se memorável.
O objetivo da companhia foi mostrar a Azul como empresa inovadora no segmento de inovação, segundo a estilista Deborah. Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com essa ousadia nos uniformes.
“A Azul colocou apenas uma aeromoça com todo uniforme estampado. Para as outras, a estampa ficou no lenço. Esse cuidado foi tomado para não cansar os clientes da companhia, pois a estampa é chamativa”, explicou Deborah.
Estampa nos acessórios e detalhes das peças corporativas
Segundo a consultora de imagem e estilo, o lenço é o local mais comum de aplicação de estampas com mais destaque. Em alguns casos, como já aconteceu na W3, a estampa vem inspirada no logo ou é a própria logomarca repetida várias vezes.
Outra forma de usar a estampa nos uniformes bem comum é nos punhos e outros detalhes da peça. Na W3, já confeccionamos várias polos, blusas sociais e outras peças com estampas aplicadas dessa forma.
Companhias aéreas e uniformes com estampas
A estampa de um uniforme deve ter um porquê. Deborah cita outras duas empresas de aviação que fizeram o mesmo que a azul. A escocesa Longanair e a japonesa Hainan Airlaines. Ambas homenagearam os países de origem. No segmento de companhias aéreas, isso é bem significativo, pois cruzam os ares de todo mundo e ao aterrisar mostram o orgulho que têm do local de que partiram.
Uniformes estampados: porque não
Deborah conta que o uniforme precisa retratar a realidade da empresa, mensagens que deseja transmitir e a identidade. Outro fator a ser observado é o momento, por isso muitas empresas repaginam o uniforme, para mostrar uma nova fase, mudança de posicionamento. Caso as estampas não estejam alinhadas com esses pontos, é melhor seguir por outro caminho.
“Comunicar a marca não significa estampar a marca. Existem cores, elementos e formas que podem remeter à empresa. O uniforme precisa ter identidade, precisa comunicar de forma clara o que a empresa deseja passar.
São inúmeras possibilidades, mas a efetividade só é possível com um processo criativo muito bem produzido.
Cores e estampas tem grande impacto no visual, mas é preciso usá-las com sabedoria”, afirma.
Estampas como listras e poás, clássicas, são menos perigosas de causarem um estranhamento. Mesmo assim, a estilista alerta que é necessário cuidado para não adotar a estampa de maneira equivocada.
Função X destaque
Deborah lembra que outra questão a ser estudada é a função. No início da história dos uniformes, os exércitos usavam cores e acessórios rebuscadas durante as batalhas como forma de mostrar poder. No entanto, por causa das roupas escolhidas, que se destacavam, tornaram-se alvos fáceis. Assim, os exércitos trocaram as cores por mais neutras e a estampa camuflada surgiu com o objetivo de proteger os soldados de ataques.
Na área médica, o jaleco branco é importante para mostrar higiene. Mas em uma profissão como a veterinária, é possível inovar no uniforme tradicional, como fizemos uma vez na W3. Tudo varia de situação para situação.
Para acertar, o mais indicado é contar com um profissional da área de estilo. Ousar nas escolhas para o uniforme garante que sua empresa seja lembrada, mas deve ser algo estudado cuidadosamente. Na W3, em nosso atendimento consultivo, sempre abordamos essa e outras questões importantes.
Outras dicas da estilista
Deborah Avelar mora em Itaúna e atua com consultora de moda e estilo. Já desenvolveu uniformes também e parte da atuação é dedicada ao dress code profissional. Acompanhe dicas da profissional:
Site: www.deborahavelar.com
Instagram: @deborahavelars