Uniforme e marketing: entenda como as peças fazem diferença
Os uniformes são um dos grandes aliados quando o assunto é o marketing de uma empresa. Afinal, quer propaganda melhor do que ter a sua marca estampada na camisa do seu colaborador que, diariamente, atende a diversos clientes e a exibe em todos os lugares que for?
Quando pensadas estrategicamente, ou seja, de maneira que a marca seja valorizada nas peças, elas são capazes de fortalecer a empresa e deixá-la marcada na mente dos consumidores e potenciais clientes. Independente do segmento ou tipo de serviço/produto oferecido, os uniformes representam a imagem corporativa do negócio.
Quer entender melhor sobre essa relação potente entre uniforme e marketing? Nós explicamos tudo neste artigo. Fique com a gente até o final e veja como peças corporativas bem alinhadas podem te ajudar na formação de uma imagem positiva e divulgação do seu negócio.
Uniforme e marketing: é possível uma relação entre ambos?
Sim, totalmente possível. Atualmente, vemos diversas empresas em busca de formas práticas e eficientes de divulgação. No entanto, o que poucas sabem é que o uso de uniformes são uma excelente alternativa para promoção da marca, principalmente quando bem pensadas.
Uma pesquisa realizada por Ashwini K. Poojary, na Universidade de Suffolk, em Boston (EUA), comprovou que as peças de trabalho são uma ótima ferramenta de marketing. De acordo com o estudo, os trajes são, em média, 73,5% mais eficientes do que comerciais de televisão e 74,4% mais efetivos do que anúncios em rádio. Mas, por que isso acontece, afinal? A resposta é simples. Existem vários fatores por trás do uniforme que contribuem com a promoção de uma empresa.
O primeiro deles está associado à padronização da equipe, uma das principais funções das peças, que ajudam a transmitir uma imagem de asseio e organização aos clientes. Assim, ao demonstrar esse cuidado com a vestimenta dos funcionários, os consumidores e parceiros da marca percebem que essa preocupação também é aplicada com os projetos desenvolvidos pelo time ou produtos oferecidos por ela.
Ou seja, cria-se uma imagem positiva de profissionalismo e credibilidade (junto à qualidade em outros pontos) o que, para um negócio, é essencial, pois clientes confiantes e satisfeitos com o trabalho realizado tendem a indicar a empresa para outras pessoas. Além disso, ela se torna uma das primeiras na lista de favoritos do público, indicando que a divulgação da marca foi efetuada com sucesso.
Uniformes como ferramenta de marketing
De fato, uniforme e marketing andam lado a lado. No entanto, para que essa estratégia realmente funcione e a empresa consiga bons resultados pela divulgação proporcionada pelo uso das peças corporativas, é importante se atentar a alguns pontos.
Personalização
Para que sejam considerados uma ferramenta de marketing, é fundamental que os uniformes sejam personalizados. Afinal, sem as cores, a logo e demais elementos que representam a marca como os potenciais clientes irão identificá-la? Lembre-se que o traje funciona como um cartão de visitas. É por meio dele que você conseguirá apresentar sua empresa e que as pessoas poderão reconhecê-la.
Escolha das cores
Você já ouviu falar sobre a psicologia das cores? Trata-se de uma área do conhecimento que se debruça a estudar qual mensagem cada tom pode transmitir. No contexto dos uniformes, as cores podem influenciar diretamente a percepção que os clientes têm da sua marca.
O vermelho, por exemplo, representa luxo, amor e transformação. Já o preto indica elegância e poder, mas, ao mesmo tempo, pode significar tristeza e raiva. Dessa forma, se o objetivo é divulgar a empresa e fazer com que as pessoas se lembrem dela, escolha cores que, de fato, a representem e que consigam transmitir a mensagem que você deseja. Essa etapa faz parte da construção da imagem do seu negócio, gerando uma identificação constante.
Como posso utilizar o uniforme para marketing?
A utilização do uniforme para o marketing de uma empresa não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas deve ser bem pensado. Com apenas alguns detalhes adicionados às peças e cuidados durante o processo de criação já é possível obter alguns resultados. Confira, abaixo, algumas dicas.
Inserção de informações de promoções
Inserir informações referentes às promoções ou campanhas realizadas pela sua marca nos uniformes é uma excelente maneira de utilizá-lo como ferramenta de marketing. Acredite ou não, essa atitude pode fazer muito mais do que você imagina para o seu negócio.
Isso porque, ao divulgar a oferta de algum produto ou serviço na peça, seja uma camiseta, uma jaqueta ou até mesmo um acessório, o cliente se sente motivado a adquiri-lo. Assim, os uniformes promocionais são uma ótima alternativa quando o objetivo é impulsionar as vendas e fazer com que mais pessoas saibam da oferta ou campanha realizada pela sua empresa, como foi feito com essa camiseta confeccionada para a Oi. O intuito da peça era divulgar o serviço de recarga oferecido pela operadora, deixando-o em evidência para atrair a atenção do público e, junto a isso, agregar valor à marca.
Fortalecimento dos valores da marca
Outra forma de usar o uniforme para o marketing é mostrando, por meio das peças, os valores defendidos pela marca. Sim, isso é possível!
Esses princípios podem ser transmitidos desde a escolha da cor do traje, o modelo e até as estampas. Frases, temas relacionados à cultura e causas funcionam bem.
Uma empresa, por exemplo, que possui um quadro feminino maior de colaboradoras e decide investir em roupas que objetificam os seus corpos e as deixam desconfortáveis, demonstra, além da inexistência de respeito, que não há cuidado ou preocupação com o outro.
Assim, a imagem criada da marca, baseada nos códigos, mensagens e valores dos uniformes, pode contribuir para maior credibilidade ou não.
Uniformes para eventos e campanhas de live marketing
As peças corporativas também podem ser usadas para eventos e campanhas de live marketing, uma estratégia voltada para a experiência do consumidor que visa o engajamento e relacionamento definido entre a marca e o cliente.
De acordo com Ana Eliza Avelar, especialista no assunto, 99% das estratégias de live marketing têm o uniforme presente, especialmente em eventos e ações off-line. Dessa forma, o traje personalizado ajuda na identificação e na humanização da marca por trás da ação. Peças criadas estrategicamente também podem despertar emoções e reflexões de acordo com um objetivo específico, além de criar experiências nos consumidores, proposta principal do live marketing.
Dica: seja bem criativo no desenvolvimento de suas peças
Uma coisa é certa! Uniformes criativos chamam bastante a atenção das pessoas, o que pode ser interessante para aqueles que querem divulgar a marca e atrair novos clientes.
Dependendo do que for estampado na peça, o consumidor pode se identificar com a mensagem que a empresa pretende transmitir, o que resulta em uma relação amistosa entre eles. E se engana quem acredita que peças criativas ficam atrás dos modelos tradicionais quando o assunto é credibilidade.
Uniformes com modelagens, cores e estampas diferentes podem passar a mesma confiança e segurança ao cliente, desde que estejam alinhados à identidade da marca. Por isso, não deixe de investir!
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