Roupas guardadas estragam mais: veja como evitar

roupas guardadas estragam mais

O Inverno e a temporada de festas de gala são as épocas que tiramos do guarda-roupa ou caixas as peças guardadas, geralmente por muito tempo. Tirar essas roupas do armário e do fundo da gaveta pode trazer algumas surpresas desagradáveis. Do contrário que se imagina, roupas guardadas estragam mais do que aquelas que usamos no dia a dia.

Aquelas capas protetoras, por exemplo, usadas geralmente para proteger roupas de gala, podem ter efeito contrário quando a roupa não sai “para passear” por um tempo. As roupas também precisam de oxigênio, de respirar.

Peças amareladas, com cheiro de mofo e que provocam reações alérgicas são alguns dos problemas que deixar as roupas guardadas por muito tempo podem apresentar, mas tem solução, como mostramos a seguir.

Como guardar roupas pouco usadas da maneira correta

Você não precisa descartar as capas protetoras, apenas deve ficar atento ao material de que são feitas e tomar alguns cuidados. Para evitar estragos é preciso escolher uma capa feita com TNT ou outro material que permita a circulação de ar.  

Para as outras roupas, guardadas em cabides ou gavetas, basta deixar a porta do guarda-roupa ou a gaveta aberta de tempos em tempos. Para evitar o mofo, os especialistas indicam limpar o interior do armário ou cômoda com um um pouco de água sanitária diluída com água em um pano.

Cuidados antes de usar

Caso você não tenha lido este texto antes e pretenda retirar peças guardadas para usar em breve, coloque a roupa no sol antes de usar. O calor elimina os fungos e ácaros que podem ter ficado no tecido. Isto evita que você tenha alguma reação alérgica.

Agora, se aquela blusa linda ficou amarelada, o segredo é lavá-la com algum produto com cloro. Porém, atenção! É necessário misturá-lo com outro ácido, vinagre de maçã, por exemplo, sempre na última água de enxágue. O cloro puro amarela ainda mais as roupas.

Pequenos cuidados, como os que mostramos, fazem a diferença. Além de  prolongar a vida útil das peças, garantem até mais saúde, já que evita que fungos e outros micro-organismos façam das suas roupas preferidas o habitat delas. Agora é só colocar as nossas dicas em prática!