Roupa branca para profissionais da saúde: principais dúvidas
Não há nenhuma dúvida de que a roupa branca para profissionais da saúde é o uniforme desse setor, com ou sem peças corporativas. Mesmo sem roupas fornecidas pela instituição, muitos trabalhadores da saúde não abrem mão de usar branco no trabalho.
Afinal, a cor ajuda a demonstrar higiene e tradicionalismo, entre muitas outras mensagens importantes para quem lida com vidas ou recebe um tratamento médico.
No entanto, ainda há dúvidas sobre a roupa branca para profissionais da saúde. Neste artigo, vamos responder às principais. Fique com a gente para sair mais informado.
História de roupa branca para profissionais da saúde
Vemos tantos profissionais de branco que é difícil pensar que nem sempre foi assim. A cor é usada desde os tempos de Hipócrates. Nesse tempo, os pacientes também usavam branco para não haver distinção entre médicos e pacientes. Mas a cor não era unanimidade e costume em todo mundo. Houve uma época, inclusive, que as cores escuras eram consideradas melhores, significavam status e escondiam manchas de sangue.
Na área de enfermagem, o conforto levou tempos para ser privilegiado. Há quadros de 1814, da Guerra da Crimeia, que registra as enfermeiras cuidando dos feridos com longos vestidos, parecidos com os hábitos de freiras. A higiene no sucesso da evolução do tratamento dos feridos só foi levantada por Florence Nightingale, ela acrescentou um avental ao uniforme das enfermeiras e protocolos de assepsia. As vestes só tornaram-se confortáveis nos anos 70-80, quando houve uma grande mudança cultural.
As ideias de assepsia ganharam mais destaque após a pandemia da gripe espanhola, em 1918. Foi nesse período que o branco e peças como luvas e outros itens de higiene entraram em cena de vez.
A pandemia de covid-19 também trouxe mudança nos uniformes de saúde. Em diversos setores, como socorristas do Samu, foi acrescentado o avental descartável. Para diversos médicos a peça também foi adotada como mais uma barreira para o vírus. A tendência é que as peças permaneçam, como ocorreu com a roupa branca pós gripe espanhola.
Por que profissionais da saúde usam branco?
O principal motivo para os profissionais de saúde usarem branco é demonstrar higiene. Nem sempre foi assim, houve um tempo que a sujeira na roupa do médico era considerada de símbolo de status e muito trabalho. Mas, no século XIX, começou-se a discutir a importância da limpeza e assepsia para o sucesso dos tratamentos médicos.
De acordo com Eliane Alves e Paulo Tubino, a roupa branca também representa humildade e pureza. Os estudiosos são autores do artigo “Evolução histórica da vestimenta do médico”. Eliane e Paulo chegaram à conclusão que a maneira de vestir do médico têm impacto direto na relação médico-paciente.
A área de saúde demanda credibilidade e transparência, associados à cor branca. Por isso, a cor é a mais tradicional entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e tantos outros trabalhadores do setor.
Principais dúvidas sobre peças brancas na saúde
O branco predomina na saúde, mas muita gente tem dúvidas e curiosidade sobre os uniformes hospitalares do tom.
Quais profissionais usam jalecos brancos?
É muito comum médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas e outros usarem jalecos brancos. Além de proteger as outras peças de sujidades e mostrar aos pacientes que o profissional está em boas condições de higiene, a peça é quase um símbolo da área de saúde.
Por que os médicos e enfermeiras usam roupas brancas?
Além do objetivo de mostrar limpeza e assim transmitir segurança aos pacientes, o branco é uma tradição na área de saúde. Esses são os principais motivos das roupas brancas.
Quais os profissionais que usam jaleco?
O jaleco tomou áreas da saúde fora dos hospitais. É comum vermos a peça em clínicas dentárias, de estética, clínicas veterinárias, laboratórios. Para além do setor, químicos também usam a peça. Também há os jalecos de chão de fábrica, feitos de brim, também para proteger os trabalhadores.
É obrigatório o jaleco ser branco?
Não é, sempre, obrigatório, o jaleco ser branco. Tanto que alguns profissionais usam jalecos estampados ou coloridos. Algumas instituições têm regras bem definidas quanto à cor das roupas. O branco é usado principalmente nas funções e ambientes que a higiene é mais importante.
Mas clínicas veterinárias, por exemplo, podem inovar nos jalecos, como você vê nesta peça abaixo.
Já há, no mercado, jalecos de todas as cores, inclusive pretos. Aconselhamos que sejam usados nos locais em que a assepsia não seja tão importante, como consultórios. Para quem faz visitas em quartos ou enfermarias e transita por um hospital, por exemplo, pode não ser tão interessante. O jaleco colorido também não é uma boa opção para quem quer demonstrar tradição, é uma escolha para profissionais e empresas que querem mostrar criatividade. É uma excelente forma de se diferenciar, porém, deve-se pesar todos os aspectos.
Ainda há jalecos com cortes diferentes, até mesmo sem mangas, como esse da Unimed. Eles também entram na esfera da exclusividade. Perde-se um pouco de proteção, ganha-se olhares, o que pode ser bastante adequado para setores com menor exposição a riscos.
Por que não se usa branco na sala de cirurgia?
As cirurgias são procedimentos com longas horas de duração. Ao olhar muito tempo para a cor branca, com o tempo, tem-se ilusões de ótica, especialmente quando os profissionais olham para o vermelho, cor de sangue.
Enxerga-se fantasminhas de luz. Para não ocorrer esse efeito, o azul e verde são as cores mais escolhidas, pois não provocam tal processo. Também são cores que remetem à calma.
O verde, inclusive, baixa os batimentos cardíacos.
Se a equipe cirúrgica usasse branco na sala de cirurgia, eles poderiam errar devido à ilusão de ótica, além de ficarem mais cansados.
Solicite um orçamento agora mesmo na W3!
Nossa fábrica atende a grandes grupos da área da saúde, como Unimed, Lifecenter, Hospital Mário Pena, diversas clínicas e laboratórios. Sabemos quando é melhor optar pelas roupas brancas para profissionais da saúde e em quais momentos inovar. Peça seu orçamento hoje mesmo!