13 problemas comuns nos uniformes e como a W3 lida com eles
Você já confeccionou um uniforme ou peça corporativa e teve problemas? Seja com a qualidade da peça, cumprimento de prazo ou atendimento? São queixas comuns do cliente que são vistas como normais por se repetirem tanto. Isso leva o mercado a crer que:
“Empresa de uniforme é assim mesmo, todas atrasam”.
“Fábricas demoram a atender”.
“A qualidade deixa a desejar”.
No entanto, esses problemas não podem ser normalizados. É comum, mas é inadmissível serem compreendidos como normais. A qualidade, prazo e bom atendimento são obrigatórios. Exigem esforço para serem alcançados, mas com atenção, estudos e uma equipe comprometida com os resultados, é possível entregar uniformes dentro do prazo, com alta qualidade. Além disso, a jornada do cliente pode ser prazerosa.
Neste artigo, vamos mostrar 13 problemas comuns que já vivenciamos e resolvemos. Eles ainda são comuns no mercado, novos clientes chegam à W3 com essas queixas.
Além de mostrar como pode ser diferente para o comprador de uniformes, o objetivo desse artigo é inspirar as fábricas de uniformes a se profissionalizarem para que nosso setor tenha mais prestígio.
1. Uniforme desbota e deforma nas primeiras lavagens
As peças chegaram para você e aparentemente ficaram ótimas. Estão bonitas, com as cores e estampa aplicadas da forma que você pediu. A boa impressão dura apenas até a primeira lavagem. Todos que vestiram o uniforme reclamam das roupas desbotarem e deformarem.
Esse problema acontece devido ao uso de matéria-prima de má qualidade. Na W3, selecionamos os melhores fornecedores de todos os artigos têxteis. Realizamos pesquisas e quando o material chega realizamos testes além de monitorar a opinião do cliente. Se um material apresenta problemas, trocamos o fornecedor.
Outro cuidado que temos é orientar o cliente durante a jornada de compra. Falamos sobre os prós e contras dos materiais escolhidos, ressaltamos como o cuidado deve ser.
2. Bolinhas nas roupas
Na W3, usamos artigos têxteis anti-pilling para evitar a formação de bolinhas nas peças. Elas aparecem quando as fibras mais curtas da peça se soltam e formam nós. O problema também pode acontecer por causa de erros na forma de cuidar da peça.
Algumas malhas são mais propícias ao aparecimento das bolinhas. Por isso, é importante que a fábrica de uniformes faça tudo que estiver ao alcance dela para evitar problemas, inclusive, orientar o cliente sobre os cuidados e como evitar.
3. Tecido relaxado, manchado na lavagem e uniforme que definha rápido
Outros problemas relacionados à matéria-prima ruim são:
- Tecido relaxado demais
- Tecido ou malha manchados
- Uniforme que definha rápido
A orientação ao cliente que relatamos nos tópicos anteriores segue para evitar todos os problemas. Porém, não podemos responsabilizar apenas quem usa a peça pelos danos no uniforme. Tudo que estiver a nosso alcance precisamos fazer para que as peças durem ainda mais.
4. Problemas com bordado no uniforme: linhas soltas, estética
O bordado é um dos queridinhos na hora de escolher como estampar a logo e outros elementos nos uniformes. Mas muita gente fica decepcionada quando recebe as peças. O processo de estamparia considerado de bom-gosto é tão mal executado que em vez de valorizar a marca comprometem a imagem da empresa. Outra queixa é de linhas soltas, já na entrega ou após pouco tempo de uso.
Na W3, temos máquinas de bordado industriais de alta qualidade e bordadeiras capacitadas para garantir a qualidade. Além disso, na expedição, todos os detalhes são conferidos para evitar que um erro chegue ao cliente.
5. Casa de botão mal-feita e com linhas soltas
A casa de botão pode apresentar muitos defeitos se não for bem-feita. Na W3, temos profissionais que caseiam os uniformes. Assim, elas se especializam nessa função. Além disso, eles trabalham com equipamentos que colaboram com a qualidade da casa de botão. Há um processo no qual as linhas soltas são eliminadas, um capricho no acabamento que faz diferença. Outros procedimentos colaboram para que as linhas não se soltem da casa.
6. Costuras soltas
O setor de costura é o maior na W3. Um grande time de costureiras e costureiros trabalham com boas máquinas e são treinados constantemente. Também há processos para verificar a qualidade do trabalho e uma gerente de produção para liderar a equipe. Ter uma equipe própria de costura faz toda a diferença, pois temos a oportunidade de acompanhar o trabalho de perto, treinar a equipe e fornecer os melhores equipamentos.
7. Uniforme sem caimento
Contar com profissionais especializados faz toda a diferença para o caimento da peça. Começa pelos modelistas, passa por quem elabora o molde e termina nos cortadores. A escolha e qualidade das malhas ou tecidos também é essencial para que o uniforme tenha um bom caimento.
8. Problemas com tamanho
Cada empresa tem uma modelagem. O P de uma marca é diferente do P de outra. Para não ter erro, a grade de tamanhos deve ser enviada para o cliente. São peças da confecção de uniformes para o cliente experimentar. Outra forma de evitar erros é ensinar como usar a tabela de medidas, usada quando a compra é feita virtualmente. Na W3, gravamos um vídeo em que a gerente de produção ensina como tirar essas medidas corretamente.
9. Silk rachado
Esse processo de estamparia é um dos mais comuns. Ele tem um tempo útil de vida, porém muita gente relata que o silk racha rapidamente. Essa craquelada pode ocorrer por alguns motivos, como má qualidade da tinta e erro de execução. Na W3, temos um processo extra para a validade do silk aumentar ainda mais, submetemos o silk a uma prensa térmica, o que aumenta a qualidade.
As demãos de tinta também são reforçadas, o que evita o problema.
10. Silk danificado
Estampas em policromia, com mais de três cores, exigem um cuidado simples para tudo sair perfeito. O local precisa ser coberto com papel manteiga. Caso contrário, a estampa cola uma na outra e danifica o silk.
11. Aplicação errada da marca
Tom errado, local diferente do combinado. A marca, tão valiosa para o cliente, precisa ser valorizada no uniforme. Por isso, o layout é essencial. Em caso de peças especiais ou insegurança quanto a uma produção, é indicado fazer um piloto. Enviar fotos e vídeos à medida que o uniforme fica pronto também ajuda muito a evitar erros de aplicação das marcas.
A cor também é essencial. O ideal é que o cliente forneça o código pantone. Caso ele não tenha, a equipe deve chegar ao tom mais próximo possível e aprovar com o cliente antes da execução.
No bordado, a cor pode ter uma leve diferença. No patch termocolante os tons são mais precisos porque o fornecedor tinge a linha antes de executar esse bordado de alta definição. Tudo isso deve ser explicado ao cliente.
12. Demora no atendimento
Ficar sem respostas é uma das coisas que mais irritam o cliente. Quanto maior o tempo de espera, pior. Na W3, temos a recepção, equipe de pré-venda e consultores. A pré-venda entende a demanda de cada novo cliente e passa todas as informações para os consultores. Como eles se dedicam exclusivamente a receber novos contatos, o atendimento é mais rápido. Ao mesmo tempo, os consultores ficam disponíveis para quem está em outras etapas e consegue fornecer todo suporte necessário.
Nas redes sociais e site também temos uma equipe preparada para responder os clientes.
13. Atraso na entrega do pedido
Deixamos para o final, mas é um dos problemas mais recorrentes nas fábricas de uniforme. O descumprimento dos prazos ocorrem por diversos motivos:
- Falta de processos: saber como é cada etapa da confecção de uniformes é essencial. Mais que isso, é preciso pensar em como fazer tudo funcionar de maneira eficaz. Padronizar os processos ainda dá um norte para os colaboradores que trabalham de forma mais organizada e rápida.
- Terceirização de serviços: quando você contrata profissionais externos não tem tanto controle dos prazos do fornecedor. Todas as vezes que tentamos trabalhar com terceirizados para nossa produção enfrentamos atrasos.
- Capacidade produtiva menor do que a demanda absorvida: a W3 é uma indústria com processos, maquinário moderno e pessoas capacitadas para confeccionarem até 1500 peças camisetas de malha, 500 polos e 200 camisas sociais diariamente.
E quando vocês erram, o que fazem?
Não trata-se de ser perfeito o tempo todo. Nós erramos também. Muitos dos processos que hoje são otimizados foram fruto de melhorias depois de equívocos. Mas quando erramos, somos transparentes com a equipe e o cliente, se tem impacto na jornada de compra dele. Depois, estudamos como corrigir o erro e testamos as nossas hipóteses.
Erros e problemas sempre vão ocorrer. O que não pode acontecer é acharmos que “empresa de uniforme é assim mesmo”.
Melhoria contínua é um de nossos valores, pois não há nada tão bom que não possa melhorar. É assim que construímos nossa história!