Por que usar a Escala Pantone como referência para definir cores do uniforme?
A escala Pantone é um dos produtos da empresa com o mesmo nome, com sede em New Jersey, nos EUA, que ficou conhecida por seu sistema de cores que difere do CMYK e do RGB, uma vez que a Escala Pantone utiliza um único pigmento de cor e a CMYK por quatro e RGB por três.
O sistema Pantone é muito utilizado em peças gráficas e também é usado algumas vezes nas indústria têxtil, de tintas e plásticos. Na W3 Uniformes Corporativos ela é a escala adotada. Essa escolha se deve ao fato de que na Escala Pantone há uma fidelização maior de cor nas peças produzidas, o que pode não acontecer com CMYK e RGB. Além disso, com o sistema de cores Pantone, é possível utilizar cores fluorescentes e/ou metálicas. Também é possível chegar ao CMYK caso a peça precise ser sublimada, nesse caso é essa a escala adotada por questões técnicas.
O que fazer para descobrir o código Pantone da minha marca?
De acordo com o coordenador do setor de arte-final da W3, David Almeida, muita gente chega à empresa sem saber qual o código Pantone usado no logo. Nesse caso, a W3 aconselha primeiramente a procurar o profissional responsável pela criação da marca. Normalmente, a identidade visual da empresa vem acompanhada de um manual de marca em que consta o Pantone. Se o cliente não tiver esse material ou acesso a quem criou a logo, os arte-finalistas da W3 tentam chegar à cor por aproximação. Uma prova digital é feita para que o cliente aprove.
Variação de cor por influência de tons próximos e outros elementos
Mesmo ao seguir um código da Escala Pantone, o cliente pode ter a impressão de que foi usada outra cor. Isso acontece porque a percepção visual muda de acordo com os tons que compõem toda peça e até mesmo por causa da cor da malha ou secagem da tinta.
“Malhas mais escuras vão deixar as cores mais fechadas, já as mais claras tendem a ascender os tons e fazê-los parecer mais fiéis”, explica o coordenador de arte-final da W3.
Padronização para sua marca com a escala Pantone
David orienta a sempre considerar a Escala Pantone para que as marcas possam ter produções padronizadas. Assim, as cores da marca serão sempre as mesmas tanto nas peças digitais quanto impressas, uniformes ou camisas promocionais. Essa padronização do uso de cores fortalece a marca, pois as pessoas que terão contato com ela sempre verão as mesmas cores, o que faz com que elas associem-nas àquela empresa específica. Colabora ainda para que o empresário consiga solidificar a empresa no mercado, já que a marca será reconhecida mais facilmente.
Pantone lança cores e influencia moda: uma curiosidade
A relação entre o mundo da moda e a Escala Pantone é bem próxima já faz algum tempo, pois a empresa responsável pelo sistema de cores tem como objetivo lançar ao menos uma cor nova por ano e a aceitação dos profissionais da moda é tão grande que chegam a tornarem-se tendências.
Quem não se lembra do surgimento da cor Marsala em 2015? Pois é, criação da Pantone. A cor se tornou tendência em peças de roupa, cosméticos e até mesmo em peças gráficas. Para quem está criando uma marca, ficar atento aos lançamentos da Pantone, pois pode ajudá-lo a fazer boas escolhas, principalmente para marcas jovens ou da área da moda. Ainda em 2015, a Pantone aproveitou o sucesso do filme Minions e lançou o código de cor do amarelo que representa os personagens
Essa relação de sucesso entre a Pantone e o mundo da moda se deve ao fato da incrível fidelização de cores ao serem produzidas as peças, fato esse que facilita muito a vida de estilistas e designers, uma vez que a escala Pantone foi exatamente criada para se adaptar a diversas tecnologias de produção, criando uma ponte bastante sólida entre o pensamento, a criação e a execução de roupas e materiais gráficos.
Em caso de dúvida sobre a Escala Pantone, temos um espaço em nosso site com os códigos. A W3 Uniformes Corporativos também tem profissionais capacitados a te auxiliarem a avaliar a cor, assim como todos os outros detalhes dos uniformes. Entre em contato conosco!