Curiosidade: porque médicos não usam branco na sala de cirurgia
Estamos tão acostumados com a cor branca ser associada ao jaleco dos médicos que com certeza alguém já se perguntou o motivo deles não usarem branco na sala de cirurgia. O branco é tradicional e tem uma função, pois tem um aspecto de mais limpo e higiênico. Nas roupas escuras, por exemplo, não é possível enxergar caso esteja sujo ou manchado.
Em uma sala de cirurgia, geralmente os médicos optam pelas cores verde ou azul, eles usam até estampas em outras peças que fazem parte desse uniforme, como as toucas.
Além dos pijamas cirúrgicos verde ou azul, existem também os capotes cirúrgicos nas mesmas cores. São peças fundamentais para os cirurgiões, enfermeiros e anestesistas durante um procedimento.
Leia este artigo até o final e veja o porquê dessas cores serem as favoritas no bloco cirúrgico, acompanhe também as peças utilizadas e os tecidos ideias para cada uma delas.
Teste das cores
O motivo dos médicos não usarem branco na cirurgia é uma curiosidade muito interessante, por isso, merece ser compartilhada. Basicamente, os cirurgiões passam tempo demais olhando para a cor vermelha do sangue. Essa fixação de olhar na cor vermelha causa um desconforto na visão, fazendo com que ao olhar para a cor branca o médico enxergue vários “fantasminhas” de cor verde.
Em um outro artigo, nós mostramos que esse teste é tão simples que você pode fazer em casa. Ao realizar, você vai perceber que os estudos das cores realmente são importantes para simples detalhes, mas que fazem toda a diferença, principalmente se tratando da visão dos médicos durante uma cirurgia.
As cores verde e azul, mais usadas para fazer pijamas cirúrgicos, são as cores ideais, por serem cores frias. Logo, já não causam mais tanto desconforto na visão. Olhando para as cores verde e azul, esses “fantasminhas” se fundem a cor dos pijamas, deixando de causar essa ilusão de ótica.
Ainda que feito por um simples teste, essa descoberta despertou interesse de estudo em vários cientistas. Algumas pesquisas já mostraram que se o médico passar tanto tempo olhando para as variações de vermelho, ao longo do tempo, pode ser que o cérebro não reconheça mais essas cores. Como se os tons da cor vermelha ficassem “desbotados”. Já quando se olha para o verde e o azul o cérebro dá uma atualizada e volta a ter sensibilidade ao vermelho ao longo da cirurgia.
Scrubs e capotes cirúrgicos
Os scrubs ou pijamas cirúrgicos, são aquelas roupas usadas numa cirurgia, sempre nas cores azul ou verde, como falamos acima. São roupas feitas de 100% algodão, seguras e confortáveis. Afinal, cirurgias levam horas, então, nada melhor do que roupas que vão proporcionar mais conforto. Além dos scrubs, também existem os capotes cirúrgicos que geralmente são nas mesmas tradicionais cores, a diferença é o tecido.
Capotes cirúrgicos são vestimentas geralmente descartáveis, feitas de TNT. Eles são muito usados em áreas hospitalares pela sua facilidade de uso e descarte. É considerado um dos principais Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado em hospitais, pois garante uma proteção eficaz ao cobrir o corpo quase todo. Nos blocos cirúrgicos, por exemplo. também é comum que utilizem esses capotes, claro, também nas cores verde ou azul.
Conheça a W3 Saúde
Temos produtos criados especialmente para este período de enfrentamento contra o Coronavírus. Usamos nossa experiência com os uniformes hospitalares e integramos novas tecnologias, como o TNT SMS-SMMS e o algodão com acabamento antiviral. Entre em contato com o Time W3 e faça seu orçamento para ter uniformes que protegem sua equipe de verdade!