Consumidor prefere empresas que apoiam causas, segundo pesquisa
Ter um bom produto ou serviço além de um preço justo tem sido pouco para os consumidores. Uma pesquisa da Edelman Earned Brand mostrou que 56% dos brasileiros consomem produtos de marcas com posicionamento alinhado ao que eles acreditam e defendem causas importantes.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o brasileiro acredita que as empresas têm mais poder de mudar as situações do que os governantes. Assim, para eles, é esperado que as marcas não se calem diante de certos assuntos, principalmente quando dizem respeito ao segmento em que atuam.
O contrário também acontece, empresas que pisam na bola são descartadas, especialmente entre os mais jovens. Ou seja, além de defender uma causa, é preciso saber como se posicionar.
Para isso, o conselho é ser verdadeiro, defender causas que façam sentido para a empresa. Assim, mesmo que um tema esteja em alta, se não tiver a ver com o propósito e valores da empresa não vale a pena elaborar uma campanha apenas para engajar o público. Por não ser verdadeira, uma hora a empresa entra em contradição ou, mesmo com peças bem feitas do ponto de vista publicitário, não passa um tom de voz convincente.
Envolva seu público interno
Os funcionários e parceiros são o primeiro público que temos nas empresas. São eles que vivenciam o dia a dia e, se a causa defendida não faz sentido, serão também os primeiros a dizer, nas conversas pelos corredores, happy hours, em casa, que trata-se de “enrolação”.
Caso a situação seja oposta, se você age de acordo com o propósito da empresa, envolve seus funcionários nas campanhas, os deixa a par do que está acontecendo, eles vão comentar positivamente sobre a marca com os amigos, familiares e colegas de trabalho.
Inclusive, podem ser feitas campanhas específicas para seus colaboradores, de acordo com o perfil deles. Pode-se trabalhar com um tema que vai fazer a diferença na vida dos seus funcionários ou que vai trazer melhorias para a empresa.
A Coca-Cola fez uma campanha de sucesso com o público interno. No Dia do Orgulho LGBT brincou com a piada homofóbica: “Essa Coca é Fanta”. Nas máquinas de comidas, a empresa colocou o refrigerante laranja nas latas do refri líder de mercado com a mensagem: “Essa Coca é Fanta, e daí?”. Os funcionários postaram nas redes sociais e a ação viralizou.
Mostre as causas que você veste com camisas personalizadas
Uma maneira bem interessante de mostrar as causas que sua empresa defende é com camisas personalizadas para o período da campanha. Frases impactantes chamarão atenção, bem como seguirão a proposta de criação de toda campanha que estará nos meios digitais ou tradicionais. Os laços, como o preto, que simboliza a luta contra a AIDS, e o rosa da conscientização à prevenção do câncer de mama, também são bastante eficazes. Outras peças para investir e chamar atenção é em ecobags, bonés e outros brindes.
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