Como valorizar a sua marca nos uniformes
Muito mais que parte do vestuário, o uniforme é uma peça fundamental de apresentação, identificação e valorização de empresas e pessoas. Além de dar mais credibilidade para a empresa, o uniforme corporativo é um cartão de visitas da organização. É por esses e outros motivos que ele precisa ser elaborado com cuidado.
É necessário pensar na cor, no tecido e na maneira com que a marca vai ser colocada nas peças, pois escolhas equivocadas podem comprometer a mensagem que a empresa quer transmitir.
Neste artigo, você vai aprender a como valorizar a sua marca nos uniformes. Para te ajudar, conversamos com a designer de moda da empresa, Rafaela Requeijo, que vai explicar tudo sobre os métodos de aplicação da logo nas peças.
Ficou interessado em valorizar mais sua marca? Fique com a gente até o final.
Tamanho e qualidade das estampas
Para que você consiga divulgar a imagem da sua empresa com precisão, é necessário pensar em todos os elementos visuais que estarão no uniforme. A estampa é um dos elementos principais, e, por isso, merece uma atenção especial.
É fundamental que a imagem que será estampada, incluindo a logo, esteja em alta resolução. Para isso, o recomendado é que ela esteja em vetor, em formato Corel Draw, Illustrator, PDF, SVG ou Photoshop, conforme explica a especialista.
Além disso, o cliente precisa ter uma noção de proporção quanto ao tamanho escolhido da logo. Ela não pode ser muito grande, de forma que ocupe muito espaço na peça e nem muito pequena, pois assim a marca não destacará na peça. Com esses cuidados, você conseguirá valorizar a sua marca nos uniformes.
Cor do uniforme X logo
Um ponto muito importante a ser considerado é a cor. Para criar uniformes que transmitam a mensagem correta, ter cuidado na escolha das cores é essencial. Como sabemos, elas são capazes de provocar sensações positivas e negativas em quem as vê.
No entanto, além de pensar no significado das cores e de se manter fiel à identidade visual da marca, é necessário pensar que a logo precisa se destacar no uniforme. É ela quem deve brilhar na peça. Por isso, escolha uma cor que contraste com o seu logotipo e fuja daqueles que dificultam a sua legibilidade.
Dê prioridade para as cores básicas, como o branco, azul marinho e o preto, caso a identidade da sua marca seja composta por cores vibrantes. Isso garantirá que sua logo seja vista com facilidade pelas pessoas.
Caso você opte por uniformes básicos, com a logo e uma cor na peça, por exemplo, considere analisar os modelos disponíveis na Essencial, nossa modalidade de venda que traz as peças mais pedidas pelo público, com qualidade e com prazo recorde de entrega (7 dias em Belo Horizonte e região metropolitana).
Aplicação da marca nos uniformes
Depois de escolher a cor do uniforme e o tamanho da logo, o próximo passo é decidir o método de aplicação da marca, o processo de estamparia.
A W3 trabalha com três dos principais: sublimação, silk e bordado, que ajudam a deixar a peça com a “cara” da empresa.
Porém, é importante saber que existem alguns lugares estratégicos para posicionar a logo, e é sobre isso que falaremos adiante.
No vídeo abaixo, nossos especialistas explicam o pré-requisito de cada um desses processos, veja!
Aproveite também para assistir outros vídeos no nosso canal do YouTube.
Marca bordada no uniforme
O bordado é um método de estamparia perfeito para quem deseja personalizar a peça de forma sofisticada. Além de ser uma técnica versátil que permite reproduzir pequenos desenhos e logos, ele ainda apresenta alta durabilidade, desde que seja lavado e passado cuidadosamente.
É muito usado em camisas sociais e bonés, mas também pode ser aplicado em blusas de malha, polo e jeans. No entanto, de acordo com a designer de moda da W3, tecidos com grande quantidade de elastano em sua composição não são recomendados para o processo bordado por questões técnicas.
Para valorizar a sua marca nos uniformes e obter um visual esteticamente agradável na peça, sugerimos que a logo bordada seja posicionada no lado esquerdo do peito. Já para eventos especiais, a marca pode ser aplicada atrás da camisa, centralizada na parte superior próxima à gola.
Patch Termocolante
O patch termocolante é um bordado de alta resolução, uma boa alternativa para uniformes com tecidos que não podem receber o bordado com maior precisão. No bordado, é preciso um tamanho mínimo da estampa na altura, 5 milímetros. O patch permite a aplicação para tamanhos inferiores a essa medida. Também é uma técnica que apresenta uma ótima durabilidade, usado principalmente para clientes que querem fidelidade da marca.
Isso porque com o patch é possível ter uma aproximação maior em relação às cores da empresa, pois é o próprio fornecedor que tinge a linha usada no bordado. Além disso, a logo bordada no patch pode ser aplicada em locais estratégicos, como na bainha do bolso, por exemplo, garantindo maior visibilidade da marca.
Logo silkada
Outra opção de aplicação da logo é o silk. Dentre as suas vantagens, pode-se afirmar que a durabilidade é uma das principais. Por ser um processo de impressão à base de tinta, o tempo de conservação da logo, sem desbotar, é de 3 a 4 anos.
Mas como a W3 prioriza a qualidade, após a aplicação do silk no uniforme, a peça ainda é processada em uma prensa térmica, o que garante uma durabilidade maior, de 4 a 5 anos.
Quanto ao posicionamento da logo silkada, sugerimos que ela seja aplicada centralizada no peito, no lado esquerdo ou direito. Nas mangas direita e esquerda também é um bom lugar para posicioná-la, bem como nas costas, parte superior e inferior.
No entanto, segundo a especialista:
“O silk total na frente, nas costas e mangas, não é o recomendado. Só atendemos quando o cliente não abre mão”.
Tipo de tecido e malha ideal
O silk é muito utilizado em peças com algodão em sua composição e malha PV, pode ser aplicado também em polos e em tecido dry fit. Porém, em malhas de trama muito aberta, como a piquet, a técnica não é muito recomendada. Ela pode ficar com uma qualidade inferior e com serrilhados, conforme explica Rafaela.
Uniforme sublimado
A sublimação é um método digital de aplicação que também garante uma boa durabilidade dos uniformes. As estampas produzidas através desse processo são resistentes a lavagens e a altas temperaturas. Além disso, a gama de cores é maior que em outros processos.
Para obter um resultado positivo na valorização da marca, recomendamos que a logo sublimada seja aplicada na parte central do peito – do lado esquerdo ou direito. Nas mangas de ambos os lados, nas costas, parte superior ou inferior, também são bons lugares para aplicá-la.
Tipo de tecido e malha ideal
No entanto, é importante saber que a sublimação só pode ser feita em tecidos com pelo menos 80% de poliéster na sua composição. Nessa fibra, é possível ter uma melhor definição das cores.
Ela é mais quente, não é recomendada para uniformes do dia a dia, apenas para peças usadas por um tempo menor. A exceção é a aplicação da sublimação no dryfit, que tem o percentual de poliéster e tecnologia que torna a peça mais confortável termicamente.
Valorize a sua marca com a W3
Sabemos que escolher a cor ideal e o melhor método de aplicação da marca no uniforme são decisões complexas de serem tomadas sem a ajuda de um profissional. Por isso, a W3 Uniforme Corporativos oferece um atendimento consultivo para dar mais segurança ao cliente durante o processo.
Entre em contato com a gente para que possamos te ajudar a valorizar a sua marca nos uniformes com muito bom-gosto, sem deixar de lado o conforto necessário para a sua equipe.