Como a DTI Digital usa camisetas para reforçar a cultura da empresa
As motivações para continuar em uma empresa vão muito além de receber um salário no final do mês atualmente. O colaborador procura estar em lugares que tenham a ver com seu propósito profissional e valores, além de se sentir valorizado e com oportunidades de crescer. Ao mesmo tempo, as empresas têm procurado ir além. Para muitos empreendedores não basta ter lucro. Para valer a pena empreender, a empresa deve ter mais do que um bom faturamento para eles. Mas, para conseguir isso, é necessário ter uma equipe alinhada. É claro que é necessário acertar na contratação, investir em treinamentos, porém manter a equipe engajada pede que sejam realizadas ações para mostrar no que a empresa acredita e tirar do papel o que está na visão, missão, valores e no propósito com frequência. Assim, no dia a dia, as pessoas absorvem a cultura e passam a se comportar de acordo com ela quando sentem-se inspirados e se identificam.
Para mostrar como esse fortalecimento da cultura organizacional pode ser feito, vamos apresentar algumas ações de uma cliente da W3 Uniformes, a DTI Digital.
É uma agência de transformação digital, tem vários mecanismos que reforçam a cultura da empresa. Uma das “ferramentas” para tal são as camisetas. A W3 já produziu vários modelos de camisa para a DTI. Elas são usadas como uniformes e em eventos, ações específicas.
Como fazer os funcionários terem orgulho de vestir a camisa
Lá, os funcionários são divididos em times que funcionam como pequenas empresas dentro da DTI, chamadas de tribos. Para algumas dessas tribos da DTI a W3 já produziu camisetas, é o caso do Javali e Origami, como você pode ver abaixo. Há profissionais que transitam por todas as equipes também, não fazem parte especificamente de uma tribo.
A empresa também tem reforçado um posicionamento de mercado que mostra que eles não entregam soluções prontas, mas personalizadas e que promovem a transformação digital nas empresas. Assim, pode ser identificado que o cliente precisa de uma consultoria, um software, um aplicativo. E o que a DTI quer que quem é atendido por eles pensem quando uma entrega é realizada é: quem é esse pessoal que desenvolveu essa solução tão legal para mim? Em uma das camisetas que a W3 produziu há esta mensagem, como você pode ver abaixo.
As camisetas também são usadas em eventos internos da DTI. Um deles teve como objetivo mostrar aos funcionários da agência novas diretrizes da empresa. Como a DTI tem crescido muito, para que todos pudessem participar, o evento foi realizado em uma sala de cinema. Houve uma fala dos sócios e em seguida a equipe assistiu ao filme Venon. Na plateia, todo mundo estava com blusas produzidas pela W3.
Outra situação em que as camisas fazem sucesso são em ações nas quais gira-se a roleta para ganhar brindes, além do evento DTI Família que, como o nome indica, envolve os familiares dos funcionários. Na edição de outubro, as crianças vestiram a camisa da DTI e se divertiram dançando.
Segundo Rachel Montenegro, waysinber da DTI, a agência está prestes a inaugurar mais um andar e tem contratado cerca de 30 profissionais por mês. Assim, a demanda por camisas é constante não apenas por causa do crescimento das tribos, mas para que a galera que é admitida na DTI entre no clima e sinta orgulho de fazer parte da empresa.
Caprichar nos uniformes também desperta a curiosidade de quem passa por um colaborador da DTI. Para Rachel, faz o pessoal se perguntar também: “Quem são esses caras?”, frase muito importante dentro do branding da DTI.
Ao ter um dia a dia na empresa com ações que mostrem qual é a cultura da empresa os funcionários trabalham de maneira muito mais engajada se o que o que eles desejam para a própria carreira seja encontrado na empresa. E com engajamento o trabalho será melhor executado, o clima na empresa melhora e a satisfação de todos, inclusive de clientes, aumenta.
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