Como uma coach resolveu um problema delicado sobre mau uso de uniformes
É comum a contratação de profissionais para ajudarem no desenvolvimento de uma empresa. O que não se imagina é que questões consideradas bem pessoais podem se tornar alvo do trabalho de consultores. A coach Cristina Granado precisou dar feedbacks individuais para uma colaboradora de uma empresa por causa do mau uso do uniforme.
Tanto os colegas quanto os superiores e a coach haviam notado mau cheiro de uma funcionária. O problema interferia no dia a dia da empresa e ficava ainda mais complicado quando um cliente estava na empresa.
A conversa delicada surtiu efeito. A funcionária do local mostrou-se envergonhada à princípio, mas ouviu e resolveu o problema. A presença de Cristina, uma pessoa que não fazia parte do quadro fixo da empresa, facilitou a conversa. Afinal, se um colega, mesmo que superior, conversasse com a colaboradora, poderia haver maior mal-estar devido ao convívio diário. Como Cristina desenvolveu um trabalho com início, meio e fim, a tarefa de conscientizar a profissional foi facilitado.
A maneira que Cristina solucionou a questão foi bastante interessante e pode ser adotada por você, mesmo que tenha que assumir o compromisso de falar você mesmo com o funcionário sobre mau uso do uniforme. Detalharemos os pontos cruciais neste artigo.
Seja empático desde o início
Cristina conta que começou a conversa de maneira muito acolhedora. “Eu disse que estava ali com muito amor e respeito por ela, depois entrei nas questões de forma bastante respeitosa. Deixei claro que não queria julgá-la. Tive que ensinar coisas básicas de higiene pessoal e como lavar o uniforme. Se me posicionasse como alguém que acha um absurdo dar essas orientações o problema continuaria. E o pior, ela ficaria revoltada com a conversa”, explica.
Deixe claro qual é a importância do uniforme
Para Cristina, faltava consciência sobre o que o uniforme representa para que a funcionária cuidasse bem dele. Nas sessões individuais com ela, a coach deixou claro que o visual é importante para mostrar que um profissional tem credibilidade. Mesmo com o uniforme, que é a roupa certa, escolhida pelo empregador, é necessário cuidado para que as peças corporativas realmente mostrem um profissional com credibilidade.
“Perguntei se ela desejava ser promovida. Ela disse que sim. Eu mostrei como era importante ela se apresentar com o uniforme e visual bem cuidado. Antes de ela mostrar competência, é pelo que se vê que é avaliada. Quando envolve uma questão de higiene as pessoas têm uma visão ainda mais negativa”, afirma Cristina.
Converse de novo se necessário
Inicialmente, o problema de mau cheiro ficou resolvido. Depois de um tempo, foi necessária outra conversa. Nas sessões individuais com a funcionária eram tratados outros temas e esse voltou a ser assunto. Pacientemente, Cristina reforçou as orientações. “Não é o caso de ser bonzinho, há maneiras de ser respeitoso e assertivo ao mesmo tempo. Quem é assertivo é justo, como bons líderes devem ser. Empresa é local de desenvolvimento de pessoas também e não, apenas, de ter gente que já chegou pronta!”, comenta ela que conta que o reforço das mensagens funcionou
Forneça uniformes suficientes e de qualidade
O empregador também deve estar ciente da responsabilidade dele. Poucas peças de uniforme, as quais são usadas todos os dias, podem complicar a tarefa de cuidar adequadamente das roupas de trabalho. Para ver os funcionários com uniformes sempre limpos, é preciso pensar na quantidade necessária. Afinal, no dia a dia corrido, nem sempre é possível parar durante a semana para higienizar as peças.
O problema da colaboradora acendeu o alerta para fornecer mais peças. No caso dessa empresa, foram cinco camisas e três calças.
A qualidade, escolha de materiais adequados para a função e clima do local também ajudam a manter o uniforme em bom estado. A qualidade aumenta a durabilidade, evita que a peça fique desgastada rápido e faz o colaborador ficar mais estimulado a cuidar do uniforme.
Tecidos e tipos de malha que colaboram com a absorção do suor também ajudam bastante, tanto na higiene quanto no bem-estar dos colaboradores. A W3 preocupa-se com todos esses pontos no momento de orientar o cliente. Vamos conversar sobre isso?