Dicas de customização de abadás para colocar sua personalidade na peça
Os abadás uniformizam a galera de um bloco ou evento especialmente no Carnaval. Mas é a customização da peça que mostra a personalidade de cada folião. Nas festas carnavalescas, o que se vê é um show de criatividade. Isso porque é possível criar vários modelos a partir do abadá: desde os mais básicos até os mais luxuosos.
O bom é que existem diversas formas de fazer a customização de abadá: com materiais como renda, bordado, pedraria. Outras formas de personalizar nem exigem que se faça corte. É possível ainda criar modelagens diversas e transformar a peça em um cropped, modelo ombro a ombro, vestido e muito mais.
E com a proximidade de mais um Carnaval, conversamos com a designer de moda Laitania Gomes (também conhecida como Lai). Ela é fundadora da empresa “Abadá de Luxo”, situada em Salvador, cidade que dispensa apresentações quando o tema é Carnaval. Vamos às dicas de Laitania?
Três formas de customizar abadás
Para começar, deixamos vocês com o vídeo da blogueira Martinha Fonseca, do Armário de Madame. São três formas de customizar o abadá. Assista:
Uma dica do blog é dividir o material com as amigas que vão na mesma festa para a compra ficar mais em conta.
Abadá cropped com renda e bordado
Laitania conta que os modelos de abadá cropped têm sido os mais pedidos. Além do modelo que é uma tendência bem atual, as foliãs normalmente pedem que sejam aplicados bordados ou renda. Algumas gostam até que o abadá tenha renda e bordado ao mesmo tempo.
Abadá vestido
Outra tendência que temos visto muito é o abadá vestido. Para conseguir transformar a blusa nesse modelo, Latania recomenda pedir o maior modelo disponível. Em alguns casos nem é necessário. É possível transformar o abadá em vestido com um mix de materiais.
Abadá sem cortes
É possível personalizar o abadá sem cortar. Segundo Lai, a customização que ela batizou como “modelo frente” fica bem interessante. Combinada com apliques a peça torna-se diferenciada.
Abadá com aplicações neon
Sim, a gente tem visto neon por toda parte e com os abadás do Carnaval de 2019 não vai ser diferente. A peça com detalhes fluorescentes fica linda e mais atual impossível.
Abadás masculinos
Quem pensa que customização de abadás é coisa de mulher está enganado. A designer de moda afirmou que a procura por personalização de abadás para homens cresceu muito em 2019. Geralmente eles pedem que a peça fique mais cavada. Outro pedido deles é para destacar o logo do abadá.
Abadás plus size
A customização de abadás – antes tímida nos tamanhos plus size – tem se popularizado. Lai acredita, inclusive, que outras mulheres que usam os abadás da marca dela inspiraram quem veste tamanhos maiores a investirem na beleza dos abadás customizados.
Como mostramos no artigo sobre tendências desse ano, o empoderamento feminino tem contribuído para deixar o Carnaval ainda mais democrático. A conscientização tem refletido até mesmo na forma com que as mulheres vão às ruas na folia.
De acordo com Lai, esse público gosta de modelos jovens, porém mais compridos e geralmente com mangas. No entanto, não há regras. Se a foliã quiser um modelo regata, é só pedir.
Bonita e confortável no Carnaval
A diretora do Abadá de Luxo recomenda não carregar na quantidade de materiais para aplicar na peça. O exagero de pedras, bordados, rendas e outros pode deixar quem vai vestir o abadá desconfortável.
O equilíbrio é a chave tanto para se ter um abadá bonito e pular Carnaval sem incômodos.
Dica para quem vai fazer a customização de abadá em casa
Cuidado com o nome do bloco e logo que identifica a festa ou camarote. Os organizadores dos eventos carnavalescos pedem que essa parte não seja escondida. Além disso, tenha muito cuidado ao fazer os cortes. A tesoura deve estar amolada para não ficar torto. Caso não seja tão habilidosa, opte por uma customização de abadá que não exija cortar.
Se for usar tecido para fazer a personalização do abadá, escolha um da mesma cor para não ter problemas com a organização do evento carnavalesco.
Um pouco mais sobre a Abadá de Luxo
A Abadá de Luxo fica em Salvador, principal cidade carnavalesca do país. Foi fundada há cinco anos. O crescimento do Abadá de Luxo explodiu quando Lai fez uma parceria com uma blogueira, há cerca de três anos. A demanda cresceu tanto que ela começou a dedicar um espaço exclusivo, no próprio Instagram, ao negócio. Antes, as produções eram publicadas no perfil pessoal da designer.
Totalmente digital, a Abadá de Luxo não possui loja física. Todo contato é feito via internet, inclusive com foliãs de outras partes do país, que vão à capital da Bahia especialmente para o Carnaval e festas fora de época. A entrega é feita diretamente no endereço em que a cliente fica hospedada por um motoboy. Para os clientes de Salvador, o serviço é feito da mesma forma.
Acompanhe outras produções do Abadá de Luxo (@abada_de_luxo) em: https://www.instagram.com/abada_de_luxo/